automação de atendimento

Automação de atendimento: conheça 5 vantagens de investir nessa estratégia

A automação de atendimento diz respeito a um processo em que a empresa visa oferecer opções de contato onde a interferência humana não é necessária. Isso significa que os sistemas tecnológicos têm o papel de desenvolver a conversa com o consumidor de forma simples e prática.

A partir daí, é possível garantir diversos benefícios ao empreendimento e aos clientes, disponibilizando, por exemplo, um serviço 24 horas por dia e sem exigência de tempo de espera. Quer entender melhor sobre a automação de atendimento? Leia os tópicos a seguir. Boa leitura!

Confira cinco vantagens de investir na automação de atendimento

Está em dúvida se deve investir na automação de atendimento? Veja, a seguir, cinco benefícios dessa ferramenta!

1. Redução dos custos

No atendimento automatizado, a redução dos custos é uma das principais vantagens que a empresa pode ter ao contar com esse suporte tecnológico. Afinal de contas, assim se resolve problemas de forma automática, sem que haja necessidade de um operador de atendimento.

Isso significa a diminuição das despesas relacionadas à contratação de colaboradores. De quebra, também cai a utilização de recursos arcaicos e burocráticos, como arquivos e papel, deixando o trabalho mais eficaz.

2. Aumento da produtividade

Sabe quando os colaboradores começam a receber diversas ligações ao mesmo tempo e a linha telefônica fica congestionada, impossibilitando os profissionais de darem conta das outras demandas? Isso pode ser evitado com atendimento automatizado, visto que inúmeros processos têm resolução simples com meio eletrônicos. 

Assim, sobra mais tempo para os funcionários resolverem outras pendências diárias. O que permite aumentar a produtividade e deixar o trabalho menos cansativo. Além de gerar resultados positivos para a empresa, que fica mais perto de bater as metas com tranquilidade e sem grandes preocupações.

3. Atendimento 24h

Outra grande vantagem da automação de atendimento é o fato dele ficar sempre disponível, levando em conta que o sistema utilizado continue ativo. Dessa forma, caso alguém precise ligar ou mandar mensagem às 3h da madrugada, por exemplo, a ferramenta conseguirá tirar suas dúvidas prontamente, sem grandes complicações.

4. Redução na reincidência de problemas

Baixar a reincidência de problemas também faz parte das vantagens adquiridas com automação de atendimento. Quando os colaboradores começam a atender muitas ligações ao mesmo tempo, crescem as chances desses profissionais cometerem falhas na hora de passar as informações ao cliente.

Contudo, se as ligações começam a acontecer sem interferência humana, aumentam as chances dos processos serem realizados com mais eficiência e sem falhas. Isso também permite que os colaboradores tenham um atendimento de melhor qualidade, pois não estarão tão sobrecarregados.

5. Aumento da satisfação do cliente

Quem não gosta de ver os clientes satisfeitos, não é mesmo? Por isso, se você busca garantir a satisfação da clientela, não deixe de contar com automação de atendimento. Essa ferramenta tecnológica possibilita que as pessoas percam menos tempo para resolver problemas e tirar dúvidas sobre determinados produtos/serviços.

Impactos do uso da inteligência artificial nas empresas

Isso significa que boa parte dos seus questionamentos são resolvidos sem contato com um colaborador da empresa e sem esperar por tanto tempo em uma ligação telefônica. Assim, as reclamações tendem a diminuir e os elogios a aumentar, pois as pessoas percebem que a empresa se preocupa em entregar um atendimento diferenciado e de qualidade.

Saiba quais as principais estratégias para garantir qualidade no atendimento

Agora que você já sabe quais as vantagens da automação de atendimento, é preciso entender as principais estratégias que devem ser aplicadas para garantir a qualidade desse serviço. Confira!

Determine objetivos

Determinar os objetivos é o primeiro passo para assegurar o alto padrão de atendimento. De nada adianta você investir em novas ferramentas de comunicação com clientes sem que exista um propósito por trás.

Ao garantir propósitos assertivos e adequados, fica mais fácil ter resultados satisfatórios com a implementação do sistema. Para isso, é importante analisar os indicadores de atendimento do seu empreendimento e no que podem ser otimizados. Feito isso, delimite os fatores passíveis de evolução a partir do investimento em automação.

Escolha uma ferramenta de atendimento

A segunda estratégia importante a ser adotada consiste em saber escolher um software que realmente atenda as necessidades do negócio. Nesse caso, é preciso pesquisar os tipos de sistemas que estão disponíveis no mercado, sem esquecer de avaliar os prós e contras de cada ferramenta. Com isso, poderá optar por aquele que mais faz sentido para a empresa.

Implemente o software

Na hora de implementar o software, é fundamental ler toda a documentação do sistema e do suporte dessa aplicação. Essa etapa cumpre papel indispensável para garantir uma boa funcionalidade da ferramenta, pois o sistema só poderá trazer bons resultados se ele for implementado corretamente.

Você também não deve esquecer de realizar uma capacitação com os colaboradores da companhia. Alguns profissionais podem precisar manusear a ferramenta, a fim de garantir os melhores resultados e benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.

Invista em um CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software ideal para complementar automação de atendimento, pois permite o tratamento dos dados. Com ele, fica mais fácil fazer a análise de comportamentos e dos perfis dos clientes, aprimorando a qualidade do atendimento por meio de insights descobertos nas interações com os consumidores.

Acompanhe os resultados

Fazer um acompanhamento constante dos resultados é fundamental para garantir a qualidade nos processos organizacionais. Por meio dessa observação, identifica-se possíveis problemas no funcionamento ou na utilização da ferramenta. A partir disso, poderá pôr em prática estratégias capazes de otimizar as funcionalidades do sistema.

Fazer automação de atendimento é muito importante para as empresas que desejam aumentar a produtividade, ter um atendimento 24 horas por dia, elevar a satisfação do cliente, reduzir os custos e a reincidência de problemas etc. Mas para conquistar esses benefícios, não esqueça de garantir a qualidade no atendimento por meio da determinação dos objetivos, escolha da ferramenta certa, implementação do software, investimento em CRM e acompanhamento dos resultados.

Gostou do artigo que elaboramos? Então não deixe de conferir o próximo texto sobre como a tecnologia pode ajudar a automatizar a clínica! Garantimos que você vai adorar!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.