 
        
    Supermercado e inovação: o que fazer para manter a inovação do negócio
Supermercado e inovação: o que esses dois termos têm em comum? Bem, tudo! Com a chegada da transformação digital no varejo, os negócios precisaram adaptar seus processos às demandas tecnológicas do mercado e dos consumidores. Somente no ano de 2020, os supermercados faturaram R$ 554 bilhões. As perspectivas para o futuro são boas. Porém, com a crescente concorrência, é preciso encontrar formas de se manter relevante.
Continue a leitura e confira dicas nesse sentido!
Qual é a importância de inovar no supermercado?
Em teoria, o relacionamento entre um cliente e o seu supermercado de confiança é simples: ele sai de casa, vai ao local, escolhe os produtos que deseja consumir, paga por eles e vai embora. Na prática, essa simplicidade ficou para trás — já há um tempo. O consumidor atual se torna cada vez mais exigente, e isso também se aplica aos supermercados.
Há alguns anos, a relação do comprador com as marcas se baseava, majoritariamente, na confiança. Hoje, esse atributo ainda é importante. Porém, destaca-se em meio a muitos outros, como:
- agilidade;
- atendimento diferenciado;
- foco na melhor experiência do cliente disponível;
- diferenciais competitivos;
- uso da tecnologia como facilitadora;
- processos eficientes;
- presença digital etc.
Mesmo na pandemia, 2020 marcou a abertura de, em média, 4 novos mercados por semana. Ou seja, é inegável que a concorrência do setor aumente exponencialmente. Assim, é fundamental que a relação entre supermercado e inovação seja próxima. Com isso, será mais simples usar ferramentas tecnológicas e manter-se relevante.
Quais inovações estão disponíveis?
Ainda que muitos empreendimentos se mantenham no básico — focando o uso das modernidades do setor em estoques eficientes e processos internos alinhados — existem dezenas de inovações disponíveis. Elas amparam os mais diversos setores do supermercado, como gestão de clientes, facilidade de compra e inteligência no estoque.
Sistemas de gestão
As primeiras tecnologias que se destacam ao falar sobre supermercado e inovação são os softwares. Eles são conjuntos de componentes lógicos que processam dados de diferentes naturezas. Sendo assim, podem otimizar a gestão do mercado em todas suas frentes: desde o relacionamento com fornecedores e distribuidores até a imagem digital do negócio.
Em vista disso, é interessante que os gestores busquem por sistemas que funcionem em seus casos. Como existem centenas no mercado, é recomendado realizar um mapeamento completo dos processos do supermercado, entendendo onde residem os maiores gargalos. Então, usar os softwares para tornar o gerenciamento mais simples e automatizado.
Checkout moderno
A espera na fila de um mercado na hora de efetuar o pagamento pode até ser comum. Porém, com as inovações disponíveis, não é normal. A cada dia, com as rotinas corridas, os clientes buscam por mais agilidade, eficiência e inteligência ao pagar por serviços. Logo, utilizar sistemas de checkout modernos pode ser um grande diferencial competitivo.
Eles são softwares usados para agilizar as transações de venda e, em muitos casos, capazes, até mesmo, de automatizar o pagamento. Dessa forma, o cliente pode fechar a venda e pagar por conta própria, sendo liberado apenas após o sistema conferir se tudo está em conformidade. Além de melhorar a experiência do consumidor, essa atitude otimiza os recursos do supermercado.
QR Codes
A sustentabilidade é uma tendência mundial e que se reflete nos produtos consumidos e nos cosméticos. Em vista disso, outra necessidade que se torna cada vez mais comum ao público do varejo é a identificação de rótulos. De maneira a tornar o processo eficiente, é interessante investir em QR Codes, ou Quick Response Codes. Eles são códigos de barras que podem ser interpretados com facilidade, permitindo acesso aos detalhes do produto em segundos.
Compra assistida
A compra online já é uma realidade antiga no Brasil. Porém, esse recurso começou a ser explorado por supermercados recentemente. Sendo assim, ainda podem atuar como excelentes diferenciais competitivos. De modo a usá-lo a favor do empreendimento, é necessário desenvolver um site ou uma loja virtual.
Contudo, somente fornecê-lo ao público não é suficiente. É fundamental dedicar um time apenas para atualizá-lo. Parece óbvio, mas a quantidade de clientes que deixam de comprar em um site por erros técnicos, falta de atualização de preços e do estoque e mau atendimento ainda é subestimada.
Tour virtual
Já imaginou poder avaliar todo o interior de uma loja sem sair de casa? Isso já é possível com o tour virtual. Implementá-lo como parte do planejamento de supermercado e inovação pode fazer a diferença. Por meio dele, o cliente poderá visitar o local com antecedência, organizando sua lista de compras e criando uma expectativa maior em relação à visita. Ela, por sua vez, pode converter-se em melhores resultados.
Como apostar na relação entre supermercado e inovação?
Após compreender a importância de inovar no varejo, é hora de saber como fazer isso. Em geral, as escolhas de sistemas, softwares e tecnologias dependerão do estilo do supermercado. Porém, em geral, algumas medidas são recomendadas a quem deseja adequar-se às demandas atuais do mercado. São elas:
- automatizar processos que geram morosidade, como preços, pagamentos e rotulagens;
- desenvolver um site e, se possível, um aplicativo próprio e que facilite o relacionamento com o público;
- investir em presença digital, estando em diferentes redes sociais e priorizando o atendimento ao cliente;
- adotar sistemas de gestão que otimizam os processos internos do supermercado;
- elaborar formas de tornar o checkout mais moderno e eficiente, entre outros.
A tecnologia pode ser a maior aliada do seu empreendimento. Contudo, ela depende, primeiramente, de uma boa conexão e de bons serviços de telecomunicação. Portanto, não deixe de investir em preparar a infraestrutura de redes de dados convergentes certa antes de aplicar as sugestões deste conteúdo.
Com isso, a relação entre supermercado e inovação do seu negócio será estratégica, funcional e, acima de tudo, escalável — permitindo que os resultados apareçam rapidamente. Não se esqueça também de rever a estratégia em curso periodicamente. Assim, você evita a perda da relevância em um setor de alta competitividade.
Quer saber ainda mais sobre a importância da modernização de processos no supermercado? Então entenda, agora, como a transformação digital no varejo impacta o segmento!
 
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