redes neutras

Redes neutras: descubra o que são e como elas funcionam

É bem provável que a maioria das pessoas já saiba muito bem sobre como as telecomunicações são cada vez mais cruciais para o funcionamento de qualquer negócio moderno. A rede neutra é uma parte importante da infraestrutura desses ambientes, pois permite que haja tráfego de dados em um mesmo backbone de rede, sem depender de um provedor de Internet específico.

Se você está à procura de melhores informações sobre como se dá o funcionamento das redes neutras, está no lugar certo! Neste texto, vamos explicar cada um desses detalhes, explorando como essas redes funcionam e auxiliam no cotidiano informacional-tecnológico das empresas brasileiras.

Veremos como a sua implementação torna as telecomunicações mais flexíveis e robustas, além de reduzir os custos para as organizações. Continue sua leitura e confira como a expansão das telecomunicações que o Brasil presenciou nos últimos anos permitiu a mais empresas se comunicarem de maneira eficiente, aumentando a produtividade e a eficiência em suas tarefas!

O que são as redes neutras?

As infraestruturas de telecomunicações que chamamos de redes neutras estão se tornando cada vez mais populares, pois permitem aos seus usuários obterem o melhor serviço possível e sem ter que pagar muito a mais por esse privilégio. Como o próprio nome indica, são aquelas em que todos os operadores de telecomunicações têm acesso igualitário às mesmas (os chamados backbones — a espinha dorsal de um infraestrutura de rede).

Isso significa que se você contratar um serviço de determinada operadora, ela terá exatamente o mesmo acesso à rede e à infraestrutura do que qualquer outro provedor. Não confunda, porém, com o conceito de neutralidade da rede.

A neutralidade da rede é o princípio pelo qual um operador de rede de Internet não deve em nenhum momento discriminar ou favorecer determinados usuários, conteúdos, aplicativos ou dispositivos. Tal princípio assegura que todos os usuários da Internet tenham acesso igualitário à rede e que possam enviar e receber dados sem restrições.

Já a rede neutra tem a ver com a infraestrutura, em termos gerais. Esse é o motivo que mais vem chamando a atenção das empresas. Entenda o porquê, na sequência.

Por que as empresas estão usando redes neutras?

Basicamente, as empresas utilizam as redes neutras para não precisarem realizar investimentos massivos em infraestrutura e, ainda assim, ter uma excelente conexão para seus colaboradores realizarem tarefas de maneira mais agilizada. Ela pode ser utilizada das mais diversas formas.

Por exemplo, um provedor de Internet quer expandir para outra região, a qual ainda não tem a infraestrutura adequada. Tal empresa poderia buscar outras operadoras de internet, já estabelecidas ali, e usar as redes neutras delas para oferecer seu serviço, sem a necessidade de instalação daquela infraestrutura por conta própria.

Outra boa possibilidade que as redes neutras trazem para as companhias é que investir na rede neutra, hoje, é também resolver muitos problemas urbanos, como o excesso de fios e cabos pelas ruas e locais sem conexão a Internet adequada (essencial para o pleno cumprimento das atividades econômicas).

Além disso, facilitam a entrada de mais empresas de comunicação no mercado, uma vez que o custo é dividido com outros provedores, deixando o investimento e o capital inicial muito menores.

É importante entender que as empresas que cedem espaço em suas redes também ganham muito com isso. O aumento da oferta de serviços acaba contribuindo para a redução dos preços e, consequentemente, amplia o mercado consumidor final, beneficiando a todos envolvidos.

Sem contar que esses espaços de rede são alugados, gerando retorno financeiro constante aos investidores, garantindo a expansão contínua do negócio.

Quais as vantagens para as empresas que querem investir na rede neutra?

Investir em uma rede neutra de telecomunicações requer estudos detalhados, tanto econômicos quanto geopolíticos, além de muita atenção aos mais diversos aspectos que envolvem esse tipo de proposta. Isso, se quisermos aproveitar o melhor que o aumento constante das capacidades de produção e processamento de dados que essa área pode oferecer.

Há uma série de vantagens que não devem ser deixadas de lado por nenhuma companhia interessada em promover crescimento de seus negócios. A seguir, você confere uma pequena lista com algumas das principais vantagens que esse tipo de investimento pode trazer aos empreendedores interessados nessa área, confira!

 Acesso a um mercado mais amplo

Com uma rede neutra de telecomunicações, os operadores têm acesso não apenas às redes das principais operadoras, mas também, às regionais e locais. Isso significa que os investidores podem alcançar um mercado muito maior do que seria possível com uma única operadora — e de maneira muito mais barata.

Menor custo total de propriedade

Uma vez que as operações estão sendo realizadas por vários fornecedores, o custo total para o dono da rede é reduzido, em comparação com a manutenção e operação da própria infraestrutura. Isso pode permitir que os investidores concentrem seus recursos em outras áreas de seus negócios.

Melhor qualidade do serviço

Com a concorrência entre os fornecedores, a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras tende a ser melhor, quando comparada às redes exclusivas. Isso pode resultar em menor número de queixas dos clientes e, consequentemente, maior satisfação com o serviço.

Menor risco de investimento

Ao contrário das redes exclusivas (aquelas de uma única operadora), as redes neutras de telecomunicações são, geralmente, mais bem sucedidas, devido à concorrência entre os fornecedores. Isso significa que o risco para os investidores é menor quando se investe em uma rede neutra.

Dessa forma, podemos concluir que a rede neutra é uma oportunidade e uma facilidade que deve ser aproveitada pelas companhias, pois traz uma série de vantagens para os investimentos empresariais. São novas maneiras de pensar o mercado e de oferecer serviços, com a possibilidade real de beneficiar todos os envolvidos — prática cada vez mais comum nos negócios.

Que tal saber sempre mais notícias e novidades fresquinhas da tecnologia, diretamente em sua caixa de entrada? Você pode assinar, agora mesmo, a nossa newsletter e receber nossos próximos artigos antes de todo mundo! Deixe seu e-mail!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.