Tendências de provedores: 6 principais para o segundo semestre
Atualmente, a internet é um dos serviços mais importantes tanto para empresas quanto na vida pessoal. E como acontece em qualquer setor, as demandas do mercado também vão se atualizando de acordo com as necessidades dos usuários. A partir disso, surgem novas tendências de provedores todos os anos.
Para manter a relevância do seu negócio enquanto provedor de internet, é importante conhecer essas tendências e saber como colocá-las em prática em seu negócio. E adotar esses recursos requer não só investimento, mas também planejamento e preparo.
Acompanhe e veja quais são as principais tendências de provedores de internet para os próximos meses de 2022.
Os principais desafios dos provedores
Antes de falar nas tendências, é importante lembrar dos desafios para as empresas provedoras de internet para o futuro próximo. Confira aqui alguns dos principais deles.
Aumento da competição
Cada vez mais negócios oferecem serviços de internet, seja como provedores diretos de infraestrutura ou como mediadores. Isso significa que você terá maior concorrência para se destacar no mercado e continuar atraindo mais clientes. É mais importante do que nunca construir o seu diferencial competitivo e colocá-lo em primeiro plano ao lidar com o público.
Qualidade de atendimento em destaque
Outro fator que pesa bastante entre os usuários é a qualidade do atendimento. Não faltam exemplos de provedores que demoram muito para enviar respostas aos seus clientes e, por consequência, não entregam o serviço prometido em tempo hábil. Para deixar o público mais satisfeito, é importante investir não apenas na qualidade da sua rede, mas também no melhor atendimento e experiência do usuário.
Infraestrutura em destaque
Para acompanhar as tendências de provedores de internet, vai ser muito importante ter uma infraestrutura à altura. Isso inclui investimento em fibra óptica, ampliação dos pontos de acesso, entre outros recursos que afetam a estabilidade e qualidade do sinal que você oferece.
6 tendências de provedores para o futuro
Nos próximos meses, a expectativa é de que haja várias mudanças no mercado para provedores de internet, principalmente com a consolidação de novas tecnologias e recursos. Confira aqui algumas das principais tendências e como você pode se antecipar a elas.
1. A demanda pode exceder a oferta
Não é surpresa que a demanda por internet continue crescendo ano após ano. Além do maior número de pontos de acesso sendo solicitados, também há maior demanda por altas velocidades de processamento e estabilidade, tanto em redes móveis quanto via cabo. Por isso que sua infraestrutura deve ser ampliada regularmente.
Porém, estamos chegando ao ponto em que há mais demanda por serviços de internet do que oferta. Ou seja, ela pode começar a se tornar um recurso escasso em alguns locais. Isso deve levar ao maior investimento em alternativas ou mudar a forma como as pessoas utilizam o serviço no dia a dia.
2. Crescimento das redes 5G
A navegação móvel é a norma hoje em dia. Muitas pessoas nem contratam uma rede fixa de internet, optando pelos provedores para rede de celular ou roteadores via chip. Em parte, porque esse tipo de internet também cresceu em qualidade, com velocidade similar às redes convencionais.
Um exemplo disso é o 5G, novo padrão de conectividade e velocidade nas redes móveis. Como é de se esperar, essa mudança vai exigir uma infraestrutura própria, com mais torres e fibra óptica. Porém, assim que se difundir em larga escala, a expectativa é de altíssima demanda.
3. Ênfase nos serviços de segurança virtual
Com mais pessoas usando a internet no dia a dia em diversos aparelhos e redes, também aumentou a preocupação com segurança digital. É verdade que boa parte da responsabilidade por proteger seus dados depende do próprio usuário, mas a qualidade do provedor também influencia muito.
Diante disso, tem crescido a preocupação dos usuários, especialmente dos clientes de alto nível, com a segurança oferecida por diferentes provedores. Sendo assim, para manter a sua relevância, também é importante investir nos seus protocolos de segurança, especialmente se você oferece benefícios complementares à conexão de internet.
4. Maior presença do Machine Learning
Uma das principais tendências de provedores de internet nos últimos anos, que também se estende a outras áreas da tecnologia digital, é o Machine Learning, o Aprendizado da Máquina. Nesses sistemas, a máquina já possui recursos para analisar seu próprio estado e traçar um plano de ação a partir desse ponto.
Essa tecnologia é muito útil em diversos contextos, seja para automatizar a configuração de uma rede ou para identificar falhas de segurança. Por isso, ela vem ganhando cada vez mais espaço entre os provedores de internet.
5. Mobile Virtual Network Operators
Abreviadas como MVNOs, são um segmento específico do mercado de internet atual que tem crescido bastante. Trata-se de um recurso para provedores de pequeno porte, em que são criadas redes virtuais de internet. Assim, esses provedores menores podem utilizar a infraestrutura já estabelecida de empresas maiores sem ter que construir tudo do zero.
É possível ganhar nesse acordo, tanto como um novo provedor de pequeno porte quanto como um provedor da infraestrutura. Isso inclui serviços menores, como SMS, mensagem de voz ou navegação móvel.
6. Redes Neutras
Ainda falando em infraestrutura, construir uma rede de cabos para fornecer sinal de internet é um processo caro e que leva tempo. Some a isso o fato de que existem vários provedores, cada um com sua própria rede física de cabos. E boa parte dessa rede fica inutilizada, gerando custos e prejudicando o sinal.
Daí que surgiu a ideia de Rede Neutra, uma infraestrutura física, com cabos e postes de sinal, mas onde um mesmo cabo pode abarcar diferentes provedores. A ideia, aqui, é diminuir os gastos das empresas de internet apenas com cabeamento e manutenção, direcionando os recursos para melhoria da infraestrutura, da qualidade do sinal e do atendimento. Coisas que também são muito positivas para os usuários da rede.
Agora que você entende algumas das tendências de provedores atuais, é hora de levar algumas delas em conta na hora de fazer o seu planejamento. Se você quer manter sua relevância, tem que acompanhar o mercado.
Ficou com alguma dúvida sobre essas tendências? Então, deixe um comentário no campo abaixo e logo responderemos.