Gestão logística

6 dicas de como ter uma boa gestão de logística (e sem erros)

Apesar da crise desencadeada pela pandemia, dados mostram que o setor logístico não sofreu grandes impactos — tamanha sua relevância no país. Sem dúvidas, realizar uma boa gestão logística é essencial para qualquer negócio.

Por ser responsável pela fluidez e otimização do fluxo dos processos, ela desempenha um papel fundamental na conquista das metas definidas pelos gestores e na manutenção da relevância do empreendimento no mercado. Em função disso, é interessante conferir dicas que ajudam a maximizar a eficiência da operação.

Ao contrário do que muitos pensam, tais práticas não se restringem apenas à melhoria do desempenho interno. Vale a pena observar outros elementos que circundam o setor, como o relacionamento com fornecedores e consumidores. Neste artigo, falaremos a respeito desses e mais pontos. Boa leitura!

1. Fazer o controle e a integração dos processos

Logística é quase um sinônimo de otimização. Afinal, busca organizar o andamento das operações de uma empresa em um fluxo que traga os melhores retornos, certo? Contudo, a era digital trouxe um novo significado à otimização. Hoje, ela caminha junto ao conceito de automação. Ou seja, o uso de dispositivos inovadores para controlar e executar processos.

Em vista disso, a gestão logística precisa inovar. É necessário contar com sistemas que integrem o uso de dados ao gerenciamento, estimulando uma tomada de decisão baseada em fatos — não em achismos. Integrar consiste em outra prática importante, isto é, permitir que gestores e líderes acessem todo o fluxo da cadeia de suprimentos de um só local, facilitando a delegação de tarefas e o monitoramento do desempenho.

2. Garantir o rastreamento da carga

Cargas perdidas, desviadas, roubadas ou extraviadas representam problemas comuns. Porém, estão longe de serem normais. Eles acarretam desafios financeiros, impactam a satisfação do cliente e podem manchar a imagem do empreendimento. Em função disso, recomenda-se investir no rastreamento.

Existem centenas de sistemas voltados apenas a essa atividade. Eles ampliam a segurança não só do aspecto financeiro do negócio, mas também dos entregadores e de todos os envolvidos no processo. Além disso, fornecem o status da entrega aos gestores, que dão início a um novo fluxo de carga assim que possível.

Por fim, o rastreio em tempo real atua como uma grande ponte da boa relação entre a organização e o comprador. Ele permite o acompanhamento de cada minuto da entrega, o que eleva as expectativas e tende a se converter em melhores resultados.

3. Reduzir o tempo do ciclo do pedido

Em gestão logística, tempo realmente é dinheiro. Cada hora extra gasta em atividades fora do escopo pode significar um atraso na entrega do cliente, problemas na comunicação da equipe, desafios no gerenciamento do estoque, entre outros obstáculos. Por isso, prezar pela minimização do ciclo do pedido é essencial.

Nessa hora, indica-se mapear tanto a jornada da equipe quanto a do cliente. Ao compreender a primeira, será mais simples identificar gargalos e mitigá-los antes que gerem problemas. Já no caso da segunda, o gestor entenderá, na prática, que a compra não começa no momento em que o cliente faz o checkout no carrinho, mas muito antes.

Da mesma maneira, ela termina não quando o consumidor recebe a compra, mas no pós-venda. Dado que a satisfação do público impacta diretamente a forma como a logística é conduzida, alinhar a jornada ao processo interno da companhia pode fazer toda a diferença nos resultados.

4. Acompanhar o desempenho dos fornecedores

Além da equipe, existem outros profissionais cujos trabalhos respingam na qualidade da gestão logística: fornecedores e distribuidores. A depender do relacionamento entre eles e a empresa, é possível realizar:

  • previsão de demanda;
  • organização do estoque;
  • delegação de tarefas;
  • otimização do fluxo;
  • gerenciamento de relacionamento com o cliente etc.

Afinal, sem saber quando uma nova remessa chegará, o gestor não consegue organizar, por exemplo, promoções que limpem o estoque excedente. Ou não efetuará a entrega a tempo, por falta de produtos. Entende como a relação com esses profissionais é imperativa no bom resultado logístico?

Novamente, a tecnologia cumpre excelente papel de boa aliada nesse sentido. Ela automatiza a relação com os fornecedores, possibilitando que os gestores tomem decisões antecipadas, algo capaz de impedir que os erros externos impactem o bom andamento dos fluxos.

Ele pode programar avisos de que uma remessa saiu e será entregue. Caso isso não aconteça no tempo esperado, liga-se para o fornecedor procurando identificar o que houve e como solucionar o contratempo.

5. Monitorar a satisfação do cliente

Conforme dito, a reação dos consumidores consiste em um excelente termômetro na hora de comprovar a qualidade da gestão logística. Em regra, clientes insatisfeitos mostram que algo precisa ser mudado — o que geralmente inclui os processos do setor. Sabendo disso, invista em monitorar as opiniões do cliente sobre o negócio.

É possível fazer isso pelas redes sociais, pelo site do negócio, ao buscar por feedbacks pessoais ou em fóruns. A realização de pesquisas de satisfação representa outra opção bastante viável. Seja como for, centralizar o usuário nas operações, inclusive na logística, indica uma estratégia inteligente e capaz de trazer grandes insights aos gestores e líderes.

6. Oferecer treinamento para a equipe

O comportamento do consumidor muda rápido. Com a tecnologia em mãos, ele acessa diversos serviços em questão de segundos. Por isso, torna-se exigente — e deixa sua opinião clara.

Ao acompanhar e tentar atender as novas demandas do mercado, os gestores podem precisar efetuar alterações constantes na logística da empresa, e a equipe deve estar preparada.

Portanto, investir em capacitações constantes é importante. Elas permitem que os colaboradores entendam os motivos por trás das novas exigências. De quebra, ao manter os profissionais por dentro das necessidades do público, eles mesmos serão estimulados a trazer sugestões valiosas na melhoria das operações. Treine a equipe constantemente!

Não é difícil perceber que todas as sugestões trazidas neste artigo se relacionam diretamente com a tecnologia, certo? O termo “logística 4.0” está em alta, e diz respeito justamente à inovação do setor. Logo, é fundamental modernizar os processos, utilizando uma infraestrutura de redes de dados convergentes de alto padrão. Somente assim os fluxos poderão se manter estáveis, ocasionando bons resultados.

Com uma gestão logística alinhada às demandas do mercado, será muito mais fácil garantir a relevância do negócio. Então, coloque as dicas acima em prática e otimize toda a cadeia de suprimentos da empresa!

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