Gestão hoteleira

O que fazer para ter uma gestão hoteleira eficaz?

O setor de hotelaria é uma das forças motrizes do mercado nacional. Afinal, vivemos em um país com forte apelo turístico e que, portanto, tem boas oportunidades de crescimento constante. Contudo, para isso, é importante que os gestores façam um bom trabalho.

Afinal, o dia a dia na hotelaria envolve uma série de questões que, quando não bem-gerenciadas, podem gerar dor de cabeça e muitos prejuízos. Assim, se você quer garantir mais eficiência para a gestão hoteleira, continue lendo e aproveite para conhecer dicas importantes sobre o tema.

Otimize o fluxo de informações

Cada vez mais os dados são essenciais para o dia a dia das empresas. Por isso, a troca de informações é fundamental para uma melhor gestão hoteleira. Por exemplo, os dados obtidos pelos times de marketing e vendas, na pesquisa de satisfação, serão extremamente úteis para entender se há a necessidade de intervir no atendimento aos hóspedes.

Isso só é possível se ocorrer um fluxo livre de informações entre todos os envolvidos. Por exemplo, se esses dados da pesquisa de satisfação ficarem presos apenas para o pessoal de vendas, só circulando no relatório mensal, pode-se perder brechas de oportunidade importantes para resolver questões no momento.

Por exemplo, um cliente insatisfeito precisa ser recuperado rapidamente. Se esse dado não circular rapidamente, os danos causados por um atendimento ruim podem ser permanentes e o hóspede não voltar mais.

Uma das formas de gerar esse processo é por meio do uso de softwares de gestão. Eles permitem, justamente, o acesso de dados importantes pelos mais diferentes setores, trazendo uma visão holística para o seu hotel.

Faça o treinamento das equipes

Para garantir resultados e minimizar eventuais erros, é importante que você realize o treinamento das equipes que trabalham no lugar. Isso porque, afinal, são eles que têm mais ligação com os hóspedes e, assim, conseguem evitar eventuais falhas que ocorrerem nessa relação que podem repercutir na imagem do negócio.

Dito isso, é importante garantir um treinamento contínuo sobre a melhor forma de prestar atendimento ao cliente, com empatia e eficiência no dia a dia. Isso será fundamental para uma prestação de serviço mais eficiente.

Contudo, é preciso, também, priorizar cursos e treinamentos que foquem para questões mais específicas das funções. Por exemplo:

  • organização logística e controle de estoque;
  • gestão financeira;
  • comunicação estratégica;
  • solução de conflitos, entre outros.

Faça parcerias estratégicas

Os maiores aliados de gestores de hotéis são as parcerias realizadas com os fornecedores. Isso é importante para que você tenha as melhores condições de proporcionar uma experiência incrível para os clientes.

Afinal, no dia a dia, a hotelaria depende de uma série de fornecedores:

  • lavanderias;
  • fornecedores de alimentos;
  • fornecedores de insumos de papelaria;
  • manutenção de infraestrutura;
  • fornecimento de equipamentos;
  • prestadores de serviço (internet, logística, entrega de itens, entre outros).

Como vocês estarão em contato constantemente, pode ser interessante realizar parcerias, a fim de obter as melhores condições para a compra de itens e contratação de serviços. Esse relacionamento é importante para gerar mais confiança e, assim, permitir um melhor custo-benefício no dia a dia.

Além disso, as parcerias permitem benefícios junto aos seus fornecedores. Por exemplo, se há uma parceria interessante com um prestador de serviço, em caso de problemas, você poderá ter mais apoio e prioridade para solucionar a questão, retomando à normalidade mais rapidamente.

Obtenha melhores equipamentos

Os equipamentos do seu hotel estão adequados para o uso no dia a dia? Ou eles podem colocar em xeque a rotina para os hóspedes? Por exemplo, se os quartos têm aparelhos de ar-condicionado antigos, isso pode gerar problemas tais como:

  • quebras;
  • falhas;
  • regulação errada da temperatura, entre outros.

Assim, quando você adquire um dispositivo mais novo, essas chances de problemas diminuem consideravelmente, gerando uma experiência melhor para os seus clientes.

Isso também vale para os itens utilizados pelos funcionários do hotel. Por exemplo, um bom fogão não trará problemas para preparar os pratos para os hóspedes.

Utilize ferramentas de gestão

As ferramentas existentes de gestão hoteleira serão suas melhores aliadas para garantir melhores resultados, bem como uma visão mais clara sobre a atual situação do hotel. Muitos deles têm um dashboard intuitivo, com gráficos atualizados em tempo real.

Por exemplo, essas ferramentas permitem que o gestor de despensa possa analisar se os itens necessários para o funcionamento do negócio estão em quantidades necessárias para o dia a dia (por exemplo, os alimentos para a cozinha do hotel, número de toalhas o suficiente para abastecer os quartos, entre outros).

Além disso, elas permitem, muitas vezes, ações automatizadas que garantem mais eficiência no dia a dia. Por exemplo, ele pode enviar imediatamente uma pesquisa de satisfação para o e-mail do hóspede assim que ele fizer o check-out.

Dessa forma, potencializam-se as possibilidades de feedback imediato e a capacidade de intervir rapidamente, caso a pessoa tenha tido alguma experiência ruim. Isso oferece um controle mais próximo para os gestores identificarem o que precisa ser realizado internamente.

Aproveite as tecnologias existentes

Fato é: a transformação digital está cada vez mais trazendo novidades importantes para as mais diferentes áreas e, para a gestão hoteleira, não é diferente. Por isso, é importante que os responsáveis estejam atentos para o que está surgindo de novidade.

Isso diz respeito não só ao uso de softwares específicos para a área de hotelaria. Há uma série de outras tecnologias importantes que podem ser úteis para o dia a dia e que talvez você nem esteja considerando. São elas:

  • uso de dispositivos inteligentes, que podem ser interessantes para resolver questões rapidamente;
  • uso de aspirador robô para higienização constante e eficiente dos espaços;
  • uso de internet das coisas para trazer mais conforto para os hóspedes. Por exemplo, se for possível ele dar o comando de voz para apagar as luzes, não precisa levantar-se da cama para isso;
  • uso de check-in e check-out antecipado por meio de aplicativo;
  • uso de chatbot para tirar dúvidas dos clientes, entre outros.

Como você pode ver, uma gestão hoteleira eficiente pode ser facilitada, por meio das ações certas para esse fim. Por isso, não deixe de investir nas dicas que trouxemos ao longo deste artigo e temos certeza de que será possível ter melhores resultados.

Para orientar essas ações de forma mais eficiente, é sempre importante ter em mente a importância da experiência do cliente no dia a dia. Isso será fundamental para nortear o que deverá ser feito.

Como falamos ao longo deste artigo, a comunicação eficiente com o hóspede tem um papel importante aqui. Por isso, confira nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas.

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