Digital by default

Entenda o que é o digital by default, quais suas vantagens e como implementá-lo

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Digital by default: o que é, como funciona e quais as vantagens para o seu provedor de internet? Digital por padrão, em tradução livre, significa criar serviços que são tão fáceis de se acessar pela internet que o ambiente online se torna o lugar natural para procurá-los. 

Pense, por exemplo, em uma empresa que oferece um bom atendimento virtual. Não há nenhum motivo para visitá-la pensando em tirar uma dúvida, nem mesmo para pegar o telefone e ligar ao call center. Essa organização simplifica a geração de boletos e a solução de problemas e dúvidas online de tal forma que é digital by default.

Mas a sua organização está pronta para dar um passo assim? Que vantagens há em ser digital by default? Continue a leitura e descubra o impacto de virar digital por padrão!

Conceito de digital by default

Ainda não entendeu o que é digital by default? Sem problemas. Vamos utilizar um exemplo para ajudá-lo a eliminar a dúvida.

Pense em um banco digital: ele funciona primariamente baseado em um aplicativo instalado no telefone do usuário. Ali, o cliente tem acesso às funcionalidades básicas de um banco, como depósito e transferência de dinheiro, mas também a outros canais como um de investimentos, um de contato e um para solicitar uma segunda via de cartão.

O que faz com que esse banco seja digital by default, porém, não é a disponibilidade dos serviços online. Afinal de contas, estamos no século XXI e a maioria das empresas já disponibiliza algum tipo de contato na internet, bem como acesso a parte dos seus serviços.

A chave está na qualidade, definindo uma empresa como digital by default. O exemplo do banco digital funciona porque a maioria deles sequer possui agências físicas pelas quais um usuário poderia procurar. Mas é a qualidade dos atendimentos e da prestação de serviços remota que coloca uma marca como digital by default. 

Portanto, inclusive organizações governamentais e empresas não diretamente ligadas a tecnologia podem ser digital by default.

Requisitos para uma empresa ser digital by default

O atendimento de uma empresa se define como digital by default quando, além de o canal online ocupar o topo do ranking dos mais procurados pelos usuários, ele também é:

  • transparente;
  • aberto;
  • colaborativo;
  • adaptável a mudanças;
  • orientado pelo usuário, ou seja, flexível o suficiente para mudar de acordo com a demanda do mercado.

Vantagens de virar digital by default

Mas quais são os benefícios, na prática, para consumidor e empresa, de uma abordagem digital by default? Confira alguns:

  • melhor governança de dados;
  • mecanismos de trabalho que contribuem para a colaboração entre os funcionários;
  • foco na experiência do cliente;
  • rapidez na implementação de novos serviços;
  • coleta de dados para suportar a tomada de decisão;
  • medidas de segurança mais robustas, protegendo as informações de clientes ao mesmo tempo em que facilitam a aquisição de produtos e serviços utilizando o ambiente online.

Perguntas a fazer antes de implementar o digital by default

Pronto para começar a ver essas vantagens funcionando a favor do seu negócio? Observe então as cinco perguntas que você deve se fazer antes de virar digital by default.

Como seria meu atendimento sem canais físicos?

Se a ideia é transformar a oferta de serviços da sua marca em digital by default, o primeiro passo deve ser pensá-los sem os canais físicos. De que maneira funcionaria o negócio caso operasse 100% digitalmente?

E como a sua mensagem chegaria aos clientes? Como eles ficariam sabendo da sua empresa? Por que eles clicariam para contratar os seus serviços e não os de concorrentes?

Para que uma estratégia de digital by default apresente eficácia, é preciso ter as respostas para essas perguntas na ponta da língua. Isso significa a necessidade de revisão de algumas prioridades de negócios, entendendo de que forma a marca precisa se posicionar no mercado digital e que tipo de cliente será atingido.

Qual é a diferença entre serviços digitais e os serviços atuais?

O segundo passo consiste em identificar a diferença entre a disponibilização de serviços inteiramente digitais e serviços que dependem de uma interface física, como um call center. O que fazer para que os seus clientes consigam acessar os mesmos serviços de hoje? Como torná-los visíveis?

Para ser digital by default, uma corporação deve remoldar práticas operacionais. Da prospecção à contratação de serviços, passando, é claro, pelo atendimento e pela solução de problemas.

Que capacidades devo adquirir para compensar o serviço físico?

A terceira pergunta diz respeito às adaptações internas necessárias para entregar serviços inteiramente digitais. Por qual tipo de treinamento seus funcionários devem passar? Como esse processo ocorrerá?

Apenas respondendo a essas perguntas o seu negócio pode, de fato, almejar o título de digital by default.

Como a transformação digital se encaixa nisso?

A transformação digital já virou realidade nas empresas. Muitas delas começaram a implementar soluções, como RPA, pensando em simplificar a execução de tarefas no dia a dia, reduzindo a ocorrência de falhas. Mas como as tecnologias associadas à transformação digital se encaixam na sua estratégia digital by default?

Para conseguir atender bem ao cliente, é preciso revisitar todos os recursos à disposição e determinar se eles são compatíveis com a nova realidade.

Quais serão as novas prioridades do negócio?

A partir da mudança do físico para o virtual, também mudam as prioridades e metas do seu negócio. De que maneira as KPIs atualmente utilizadas pelos seus departamentos são afetadas pela digitalização? Trata-se de um aspecto fundamental para traçar uma estratégia adequada de digital by default.

Conforme observamos, digital by default já consiste em uma tendência entre os negócios e traz uma porção de vantagens para o dia a dia. Mas não é fácil implementar essa metodologia, pois inúmeras mudanças são necessárias para oferecer os mesmos níveis de serviços aos clientes sem uma infraestrutura física de relacionamento direto.

É essencial, acima de tudo, perguntar se vale a pena para o seu negócio ser digital by default.

Gostou de conhecer melhor esse conceito e como ele é capaz de beneficiar o seu ISP? Então aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

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