aulas online

Aulas online: quais são os principais desafios enfrentados e como superá-los?

Powered by Rock Convert

O contexto da pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças importantes, gerando um “novo normal”. Até que se possa ter um ambiente mais seguro para que as pessoas voltem às atividades realizadas antes, será necessário adaptar inúmeras questões.

As aulas online, assim, ganharam força por permitirem que as instituições de ensino retomem parte da rotina, mesmo que na modalidade remota. Porém, é preciso ter paciência, pois a atividade de ensino se caracteriza por várias peculiaridades ao passar para o meio virtual.

Vamos mostrar a seguir quais são os principais desafios e como superá-los. Faça boa leitura e tire suas dúvidas!

Engajar e motivar alunos em um cenário delicado

Um dos primeiros pontos a se pensar é justamente como gerar engajamento real dos alunos em um cenário tão delicado. Afinal, muitos deles estão isolados há meses, sem poder realizar atividades no ritmo normal, e alguns passaram por perdas de familiares devido à Covid-19.

Além disso, estudar em casa é completamente diferente de ir para uma escola ou faculdade. Desconcentração e desmotivação são comuns nesse cenário. Então como superar o problema?

Em primeiro lugar: empatia. Quando a instituição e os professores se colocam no lugar do aluno, é possível compreender as principais questões envolvidas e, assim, ter uma maior maleabilidade para lidar com as situações. De quebra, estar aberto ao feedback dos estudantes permite a percepção do que está funcionando e o que não está.

Aprender uma nova forma de expor

Fato: a experiência online não garante a reprodução das mesmas práticas do conteúdo presencial. Lá você pode contar com movimentação e um quadro branco, utilizar elementos físicos para apresentação, elemento muito útil para exposições nas áreas de saúde, biologia e engenharia, por exemplo, algo que não ocorre no ambiente virtual.

Isso significa que os professores devem estudar formas de superar as dificuldades e encontrar outra maneira de ensinar, com maior atenção às características da plataforma. Repassar slides, e-books de apoio e vídeos que complementem a fala, garantindo processos mais interativos, é fundamental para prender o foco dos alunos e propiciar um aprendizado mais consistente.

Compreender as adversidades e adaptações individuais

Quando levamos os alunos para dentro da sala de aula, temos uma menor presença de adversidades naquele espaço. Por mais que alguns deles trabalhem ao longo do dia, enquanto outros vivem focados apenas no aprendizado da faculdade, por exemplo, ao estarem naquele espaço, é um ambiente idêntico para todos.

Ao abordar o aprendizado online, sobretudo em situação de emergência, existe uma série de questões que merecem atenção e geram adversidade. Nem todos os estudantes possuem aparelhos capazes de permitir o acompanhamento das aulas de forma tranquila, o que por vezes causa problemas com travamentos.

Outros alunos não têm um espaço específico de home office, ou seja, tendem a sofrer interrupções ao longo das aulas. Alguns dividem o local com crianças pequenas ou demais pessoas que não entendem a demanda de atenção naquele momento.

Isso sem contar a heterogeneidade no fornecimento de internet. Os profissionais de ensino precisam estar atentos a isso, identificando formas de contornar a situação sem afastar os que passam por maiores problemas.

Por exemplo, ao perceber essas diferenças, o professor mostra um maior tato de não exigir abertura de microfone ou exercícios que demandem recursos técnicos que os alunos não tenham disponíveis no momento.

Encontrar uma plataforma de qualidade

É fundamental minimizar contratempos que cheguem aos alunos, afinal eles já vivenciam as dificuldades inerentes à situação. Para isso, é importante que a instituição de ensino opte por uma plataforma de qualidade, disponibilizando a estabilidade necessária para a realização das aulas.

As plataformas de cursos online e ensino remoto precisam oferecer ferramentas vitais para o seu uso, tais como:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) — espaço de acesso às aulas, sejam elas gravadas ou ao vivo. Devem ser acessíveis de qualquer dispositivo, amigáveis e simples de navegar;
  • chats e fóruns — ambientes nos quais os alunos interagem sobre o conteúdo das aulas e conversam entre eles e com os professores – algo natural nos processos presenciais. Esse espaço é interessante, pois há o registro da conversação ali, o que permite aos estudantes a retomada da discussão em um momento oportuno;
  • a plataforma precisa ter a possiblidade de deixar a aula gravada para ser acessada no futuro. Isso porque muitos alunos não podem estar presentes no instante, ao vivo, por diversos motivos ou, então, passam por instabilidade de conexão e são obrigados a voltar posteriormente;
  • espaço para biblioteca para envio de material de apoio. Quando há essa funcionalidade nativa, facilita-se o acesso aos conteúdos. Porém, em alguns casos, as instituições resolvem a questão hospedando os materiais em outros espaços, como o Google Drive;
  • processos de avaliação para a realização de provas, testes e avaliações visando testar o aprendizado e acompanhar o progresso dos alunos.

Lidar com os problemas de conexão

Aqui reside um dos problemas mais delicados para as aulas online, principalmente por parte do professor. Afinal, se um aluno tiver um problema, ele consegue acompanhar o conteúdo depois, na gravação, ainda que perca parte da experiência no processo. Contudo, se o profissional de ensino sofrer interrupções, não conseguirá passar o aprendizado.

Por isso é fundamental propiciar internet de qualidade aos professores que ministrarão as aulas. Em um contexto delicado de isolamento, isso é muito importante, pois alguns provedores, devido a questões de infraestrutura, não conseguem oferecer o suporte de banda necessário em horários de pico, gerando gargalos e indisponibilidades.

A questão é que a maioria das aulas ocorre justamente nesse período, já que se trata do momento pós-trabalho de muitas pessoas, após as 19h, ou no turno da manhã, quando há um aumento de demanda por parte dos profissionais que trabalham online e realização de reuniões.

Por isso, a instituição deve estar atenta a temas relacionados a internet para escolas ou residencial para aqueles que vivenciarão a experiência em suas casas, entregando o suporte visando que os professores ministrem as aulas online de forma adequada. Nesse cenário, conte com a Aloo Telecom!

Conheça mais sobre nossos serviços e entenda como podemos auxiliá-lo. Entre em contato e tire suas dúvidas!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.