Realidade Aumentada na Segurança Corporativa: Aplicações e Benefícios

A tecnologia por trás da combinação entre o mundo real e virtual, presente nos filtros das redes sociais, é conhecida como realidade aumentada. Apesar do seu uso em atividades mais simples, essa inovação conta com diversas aplicações, especialmente em relação à segurança corporativa.

Por meio da realidade aumentada, sua empresa consegue fazer a identificação de ameaças, monitoramento de ambientes, acompanhamento do comportamento dos visitantes, treinamento da equipe de colaboradores e muito mais.

Se você quer entender como a tecnologia de RA pode ser uma aliada de sua marca, continue a leitura e acompanhe as nossas recomendações.

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada, como seu próprio nome sugere, é uma tecnologia capaz de ampliar os atributos do mundo físico por meio de recursos digitais. Você pode sobrepor imagens, sons, efeitos e demais elementos no ambiente físico usando apenas algum dispositivo virtual como smartphone ou tablets.

Exemplos comuns desse uso são as lojas virtuais que permitem ao usuário testar óculos, maquiagens e acessórios por meio da câmera do celular, sobrepondo na imagem do indivíduo esses elementos. Alguns veículos também já contam com essa tecnologia para avaliar atributos físicos do motorista, tempo de viagem e demais condições para indicar o risco e sugerir paradas de descanso. 

Quais são as aplicações da realidade aumentada?

No ambiente corporativo, empresas do varejo já utilizam essa tecnologia para melhorar a experiência de compra dos consumidores e facilitar suas vendas. Veja, a seguir, como explorar os benefícios da realidade aumentada para promover a segurança em sua organização.

Identificação de ameaças

Mesmo com agentes de segurança bem treinados e capacitados, existe um limite neurofisiológico para a capacidade de processamento humana. Isso significa que fornecer à equipe ferramentas de RA pode facilitar a detecção de ameaças, permitindo uma reação mais ágil e preventiva em diversas situações de risco.

Utilizar sistemas com tecnologia de RA conectados às câmeras de segurança ou sensores aumenta a capacidade de identificação de pessoas, verificação de comportamento suspeito e de objetos desconhecidos nas dependências da empresa.

A identificação de ameaças também pode ser estendida para o ambiente virtual da empresa. Isso inclui o uso de dispositivos para visualizar situações de risco como malwares, exposição a ataques virtuais, tentativas de invasão e demais ameaças que podem encontrar alguma fragilidade no sistema.

Treinamento de equipes

Para as organizações que estão em busca da redução de custos sem prejudicar a qualidade de seus treinamentos, usar tecnologias como a realidade aumentada pode simplificar o treinamento da equipe. Além de ampliar as metodologias que podem ser adotadas, essa abordagem requer menos material, tutores e esforço de deslocamento, como acontece nos treinamentos tradicionais.

Como algumas atividades apresentam um alto grau de risco, especialmente quando se trata do ambiente industrial, a simulação por meio da realidade aumentada minimiza a exposição dos colaboradores ao risco enquanto eles são capacitados.

Além de proporcionar simulações mais realistas e seguras, essa tecnologia permite que os profissionais responsáveis pelo treinamento forneçam feedbacks imediatos para a correção dos principais erros observados. Especialmente nas simulações de atendimento médico, a RA assegura o aprimoramento da equipe sem colocar ninguém em risco, mesmo que o ambiente simulado utilize esse aspecto.

Monitoramento em ambientes empresariais

Além de ameaças que podem surgir de fontes externas, a RA também contribui para a minimização de riscos nas dependências da empresa. Por meio de dispositivos de RA, você consegue ter acesso ao status de máquinas e equipamentos em tempo real.

Isso aumenta a segurança do processo produtivo, evita a interrupção do fluxo de trabalho, mensuração dos gargalos de ineficiência e levantamento de dados para a análise preditiva. Tais informações podem ser usadas pelos gestores para estipular prazos de manutenção otimizados para a rotina de trabalho.

Impactos do uso da inteligência artificial nas empresas

Os ambientes virtuais, por outro lado, demandam cuidados específicos que podem ser facilitados pelo uso da RA. Quanto à gestão de infraestrutura de TI, essa tecnologia garante uma visão clara dos recursos disponíveis e de suas condições operacionais, facilitando o acompanhamento e controle de estruturas mais complexas.

Suporte técnico

Conforme aumenta a complexidade das operações realizadas pelas empresas, independentemente do seu setor de atuação, o suporte técnico dificulta-se e é custoso. Uma maneira de ter acesso a profissionais qualificados e disponíveis com facilidade é por meio de ferramentas de RA.

Colaboradores de indústrias, por exemplo, podem utilizar óculos de RA para serem orientados por especialistas durante qualquer ajuste nos equipamentos. Os dados são intercambiados em tempo real, criando um guia prático, simples e que dispensa a presença física de especialistas.

Quais as perspectivas para a realidade aumentada?

Usar AR na segurança corporativa é uma importante prática para o futuro. À medida que essa inovação ganha espaço, novos recursos e atribuições são desenvolvidos para dar suporte a organizações de diferentes setores.

Essa solução será cada vez mais utilizada em diversas áreas como escolas, hospitais e lojas, o que ajudará as empresas a estarem mais seguras e a trabalharem melhor a cada dia. A partir dela, é possível ainda obter diversas vantagens, as quais listamos a seguir.

Quais são os benefícios de investir em RA?

Agora que você compreende quais são as perspectivas e principais aplicações da RA na segurança corporativa, que tal entender alguns benefícios que investir nessa inovação pode gerar para o seu negócio? A seguir, listamos várias vantagens. Confira!

Aumento da segurança

Quando você opta por incorporar recursos de realidade aumentada na empresa, fica mais fácil obter alerta de segurança e informações em tempo real. Esse tipo de possibilidade ajuda a tomar ações rápidas e efetivas, evitando problemas que possam causar danos ao negócio.

Por exemplo, existem empresas que já estão aplicando a RA para aumentar a capacidade de armazenar dados com segurança e recuperar ativos em caso de ataques cibernéticos. Diante da crescente incidência desse tipo de risco, essa inovação surge como uma excelente solução.

Economia de recursos

Ao aplicar a realidade aumentada na empresa, também é possível simplificar os processos e melhorar a eficiência do negócio. Isso significa uma maior capacidade para efetuar as tarefas com custos menores.

Por exemplo, uma empresa que utiliza RA para otimizar operações relacionadas aos dados do estoque consegue encontrar maneiras de minimizar o tempo necessário para encontrar os itens que precisa. Assim, há alta eficácia e menores gastos.

Geração de vantagem competitiva

Com uma empresa mais eficiente e segura e a partir da inclusão de uma solução inovadora como a realidade aumentada, é possível se diferenciar dos concorrentes e garantir melhores resultados no seu nicho de atuação.

Portanto, quando você entende o potencial da realidade aumentada para aumentar a segurança corporativa e começa a aplicar essa solução no seu negócio, fica mais fácil alcançar máxima eficiência e se destacar. Portanto, não deixe de aplicar todos os conhecimentos vistos neste texto para usufruir das vantagens da RA.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais!

 

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.