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Esclareça suas dúvidas sobre RBM!

A conexão imediata entre empresa e cliente é uma expectativa crescente do público, que está cada dia mais utilizando plataformas virtuais para consumo — tanto na compra de produtos e serviços pela internet quanto no acompanhamento de pedidos e gestão de contratos.

Ou seja, comunicação é fundamental para o sucesso neste novo cenário. Pensando nisso, o RBM chega ao mercado brasileiro como uma solução inteligente, eficiente e completa para aproximar clientes e marcas.

Quer entender mais sobre essa tecnologia, para que serve e quais são suas vantagens? Neste artigo, vamos explicar como funciona esse serviço para melhorar suas estratégias de comunicação. Boa leitura!

O que é RBM

A sigla RBM significa RCS Business Messaging. Para entender essa sigla e o que ela significa, é preciso destrinchar seus elementos. RCS vem de Serviço de Comunicação Rica, um protocolo que expande a capacidade dos antigos SMS para entregar mensagens automatizadas mais engajadoras e interativas.

Utilizando esse protocolo, a Google criou um RCS voltado especificamente à comunicação corporativa, batizado RBM. É uma plataforma completa e especializada na comunicação rica entre empresas, público geral, leads e clientes.

Já faz algum tempo que empresas de todos os setores buscam formas de se comunicar de maneira mais efetiva com seus públicos utilizando ambientes digitais. Esse movimento começou no próprio SMS, com mensagens sobre produtos, acompanhamentos, pagamentos e ações de marketing.

Recentemente, com opções mais familiares ao hábito dos consumidores, aplicativos de mensagem como o WhatsApp foram adaptados ao uso corporativo. Funções de comunicação automatizada e até pagamentos diretos facilitaram o uso da plataforma como centro de atração, conversão e atendimento.

Porém, mesmo com as soluções já existentes, implementar essas mudanças nos meios de comunicação com a empresa ainda é demorado. Muitas vezes, também, acontece de a utilização desses canais digitais — inicialmente domésticos — serem utilizados com certo improviso. Por isso, o surgimento de um serviço especializado como o RBM se torna uma excelente notícia para negócios que buscam esse contato mais significativo com seu público.

Principais recursos

O RBM traz para o mercado o empacotamento de funcionalidades inteligentes para a utilização do RCS na rotina da empresa.

Assim como o SMS, a Comunicação Rica por mobile utiliza gatilhos para automatizar o envio de mensagens relacionadas aos produtos e serviços do negócio, seja para divulgar, seja para oferecer informações.

Por exemplo, o RBM é utilizado para enviar o rastreamento de pedidos, entregar ofertas e cupons de desconto, pedir informações de seu público em troca de vantagens, confirmar reservas etc. A grande diferença do RBM é ser uma plataforma construída para utilizar essa tecnologia em função de negócios conectados com seu público.

Assim que esse contato inicial é feito, os usuários que recebem as mensagens podem iniciar uma conversa automatizada com o sistema, conduzida por um chatbot, por gatilhos de mensagens ou até por atendentes humanos — geralmente, um híbrido desses três.

Além de gerenciar de maneira automatizada a interação, o RBM permite um engajamento maior com material rico, como fotos, vídeos, conteúdo interativo. Tudo isso de maneira simples e mais próxima de um aplicativo de mensagens do que um SMS.

Outros recursos que tornam o serviço muito interessante para empresas é a capacidade de coletar dados dessas interações e medir resultados de alcance, atração e conversão. Toda essa capacidade é automatizada e pode ser integrada ao ERP da empresa, tornando-se uma fonte robusta de dados para tomadas de decisão.

Vantagens de utilizar o RBM em uma empresa

O RCS Business Messaging é um pacote completo de comunicação mobile que torna a troca de informações entre empresa e consumidores instantânea e simplificada. Mas como isso reflete no sucesso do seu negócio? Veja alguns benefícios importantes da nova solução.

Simplificação de processos de comunicação

Ao automatizar o contato com o cliente, da divulgação até o atendimento pós-venda, o negócio aumenta a satisfação geral do consumidor sem precisar de um grande investimento em pessoal e processos de comunicação.

O RBM é uma ferramenta pronta para integrar e utilizar, que tem embutidas todas as funcionalidades de que você precisa para fazer essa gestão e execução. A solução consegue eliminar obstáculos operacionais nesse relacionamento e facilitar sua rotina.

Maior conhecimento da sua buyer persona

A parte de coleta de dados aliada a um sistema que instiga um engajamento maior na comunicação entre os dois lados cria um cenário propício para você receber informações mais relevantes sobre os hábitos, dores e expectativas do seu público.

Com o tempo, esses dados darão um panorama mais aprimorado sobre quem é sua buyer persona e a linguagem que você precisa utilizar para converter e fidelizar mais. Um tipo de esforço que se retroalimenta.

Integração com serviços ISP

Se sua empresa oferece produtos digitais ou serviços pela internet, o suporte do RBM é perfeito como acompanhamento da experiência de uso do cliente. Você pode gerar informações complementares, guiar sua utilização, gerar alertas e dar dicas sobre como ele pode aproveitar ao máximo sua oferta. Tudo isso integrando canais digitais no mobile.

Fonte de estratégias de crescimento

Com tudo o que citamos até aqui, o que você ganha mais nessa adoção é a proximidade com o seu público. E poucas armas são melhores que essa para o crescimento de uma empresa na era da transformação digital.

Com dados mais ricos sobre sua buyer persona, um canal direto de comunicação com ela e automação de interações mais engajadoras, você pode criar estratégias específicas de marketing e fidelização utilizando essa ferramenta. É utilizar a tecnologia para dar inteligência e eficiência de comunicação ao negócio.

A hora certa de implementar

Em meados de 2020, todas as grandes operadores de telefonia do Brasil anunciaram que ofereceriam o RBM em território nacional. Desde então, Claro, Oi, TIM, Vivo e Google fizeram um esforço conjunto para trazer a tecnologia para nossas empresas — apoiadas também pelas grandes fabricantes de smartphones. A partir daí, vários negócios vêm implementando RCS Business Messaging em sua relação digital com clientes.

Portanto, esta é a melhor hora de investir em RBM, quando a tendência ainda está se consolidando e sua utilização se converte em vantagem competitiva. É só pesquisar mais sobre ela, planejar sua implementação e começar a colher os resultados em breve.

Gostou de aprender sobre essa tecnologia? Continue discutindo suas vantagens e possibilidades compartilhando este post nas suas redes sociais!

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