PDV online

Veja com o que se preocupar ao adotar o PDV online

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O ponto de vendas representa a área mais importante do seu negócio. Afinal de contas, ele é o principal meio de contato com o cliente, ou seja, hospeda as trocas de bens e serviços. Por isso, utilizar a tecnologia certa para garantir eficiência consiste em um aspecto mais do que fundamental. É aí que entra o PDV online.

Trata-se de um tipo de software de PDV capaz de ser integrado a outras soluções utilizadas pelo negócio para chegar a uma visão completa do estoque, do aspecto financeiro da empresa e das contas a pagar. 

Confira o que você precisa saber antes de adotar o PDV online na sua empresa e tire todas as dúvidas a respeito das vantagens desse sistema!

O que é PDV online?

Antes de falarmos dos desafios e dos benefícios de adotar um PDV online no ambiente corporativo, precisamos antes abordar o conceito.

O ponto de vendas online consiste em um software empregado nos pontos de vendas ou caixas de uma loja. A diferença entre eles e outros sistemas do tipo é que, por serem online, os PDVs dessa categoria estão integrados via internet a todos os demais recursos utilizados pelo negócio, com possibilidade de acesso a partir de diversos setores.

Essa integração é o principal motivo para as empresas adotarem o PDV online e, de quebra, traz uma série de vantagens, como o maior acesso aos dados do negócio. Os pontos de vendas online contam com todos os recursos relacionados a um caixa tradicional, mas também incluem ferramentas para tarefas administrativas mais complexas, como controle financeiro, emissão de notas e armazenagem.

Quais são as vantagens do PDV online?

Com um PDV online você pode esperar uma série de vantagens, em especial as listadas a seguir.

Redução do tempo de atendimento ao cliente

Um dos principais fatores que fazem com que clientes se sintam satisfeitos nas interações com a sua empresa é a agilidade de atendimento às demandas. Ganhar agilidade significa alterar a experiência de compra de maneira positiva; mas como conseguir isso entregando os mesmos resultados — ou até melhores?

Os sistemas PDV online representam uma excelente forma de caminhar nessa direção. A integração que o software proporciona, entre o sistema do caixa e o ERP utilizado pela sua equipe no galpão, é o grande diferencial.

Um PDV integrado ao estoque ajuda a otimizar a gestão dele. Ao concretizar uma venda, os funcionários do galpão recebem avisos sobre a saída do produto e podem dar continuidade ao processo de entregas, prática que antes exigiria uma ida ao estoque ou uma ligação.

Essa troca automática de informações reduz o tempo dos atendimentos e auxilia seus vendedores a aproveitarem melhor as oportunidades de venda — afinal de contas o sistema funciona para ambos, portanto quem está no caixa consegue saber de modo instantâneo todos os produtos que constam no estoque e vice-versa.

Automatização do processo de vendas e ganho de eficiência

O atendimento facilitado ao cliente só é possível graças à automação. Os sistemas de ponto de vendas online têm configuração desenvolvida para a troca de dados com outras plataformas da empresa, no que chamamos de integração.

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Todas essas integrações podem ser automatizadas para antecipar o próximo passo em uma venda. É isso que faz com que eles agilizem o processo de atendimento e aumentem a produtividade da sua equipe.

Facilitação do cadastro de clientes e do acesso aos dados de clientes cadastrados

O cadastro de clientes no seu sistema pode ser uma tarefa difícil, assim como acessar as informações daqueles que já possuem cadastros.

Caso você tenha um programa de pontos que utilize o CPF do consumidor como número identificador, por exemplo, ter de fazer esse acesso a cada venda usando um sistema diferente é motivo suficiente para alongar por um tempo desnecessário os atendimentos.

Com o PDV online, o acesso aos cadastros e o cadastramento de clientes acontecer a partir de uma única ferramenta.

Uso das ferramentas de planejamento financeiro a seu favor

Os softwares de PDV online também contam com algumas features extra de grande auxílio para o negócio. Uma delas é a ferramenta de controle financeiro, que permite:

  • lançar notas fiscais no sistema;
  • enviar a nota eletrônica para clientes;
  • calcular impostos em cada venda;
  • atualizar o inventário;
  • se organizar para pagar as contas.

A centralização das informações de vendas do seu negócio em um PDV online é também uma ótima maneira de obter dados precisos sobre o departamento. Esses números alimentam sistemas de inteligência de negócios e servirão, no futuro, para informar tantas coisas quanto:

  • quando o cliente está mais propenso a comprar um produto;
  • que perfil de cliente busca cada uma das prateleiras;
  • que tipos de oferta têm mais saída na sua loja etc.

Maior agilidade nos processos internos

Outro benefício do PDV online, que já mencionamos brevemente, é como ele facilita a gestão de ativos dentro da organização. O estoque da sua empresa consiste em um ativo, composto por aquilo que ela comercializa a fim de gerar renda. Para uma loja, esse ativo é tão importante que cria um desafio: garantir a venda do estoque antes que os produtos passem da data de validade.

Mas estoque parado não é boa notícia para negócio nenhum. Com o PDV online, membros de outros departamentos, não só os responsáveis pela armazenagem, encontram acesso aos dados e até configuram notificações e alertas para programar a recompra, com preços e prazos mais atraentes.

Qual é o grande desafio da adoção do PDV online?

Nem tudo são flores quando abordamos a adoção do PDV online. A curva de aprendizagem representa o principal desafio de implementar esse novo software na sua empresa.

Como acontece com qualquer outra plataforma do tipo, o ponto de vendas online também apresenta uma curva de aprendizagem. A sua equipe, portanto, precisará de treinamento e orientação suficientes para poder utilizar o recurso da melhor forma.

Os sistemas PDV online são fundamentais nos caixas das empresas, pois facilitam uma série de processos que os PDVs tradicionais não contemplam. Eles podem ser integrados a ERPs e outros dispositivos para garantir agilidade na comunicação entre departamentos e satisfação na entrega ao consumidor.

Pronto para fazer o seu PDV online? Entre em contato agora mesmo com a Aloo Telecom e descubra como podemos ajudá-lo nessa tarefa!

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