hotspot móvel

Vale a pena usar hotspot móvel? Venha descobrir!

Powered by Rock Convert

Hotspot móvel: vale a pena usar esse tipo de conexão para se conectar à internet? Muitas vezes nos vemos em uma situação em que o 4G (e, em breve, o 5G) é a nossa única opção para se conectar a uma rede. Celulares modernos oferecem a chance de compartilhar essa conexão com as pessoas ao nosso redor. O nome dessa funcionalidade é hotspot móvel.

Criar um hotspot móvel é simples, e há muitos benefícios em utilizá-lo. Neste artigo, tiramos as principais dúvidas sobre cada um deles. Confira!

O que é hotspot móvel?

Antes de começarmos a entender se vale a pena utilizar um hotspot móvel, precisamos primeiro definir esse conceito. Vamos começar com a palavra hotspot.

O hotspot é um local em que uma rede sem fio pode ser utilizada. Pense, por exemplo, em um café ou até mesmo na sua residência. Ambos os lugares são hotspots, com a diferença de que um deles é aberto ao público.

Um hotspot móvel nada mais é do que o hotspot criado pela rede 4G do seu computador, que pode ser acessado mediante login e senha pelas pessoas ao redor.

Há muitas vantagens na utilização do hotspot móvel, como a sua praticidade. Mas há também alguns riscos que são inerentes a essa prática, a maioria tendo a ver com o acesso às informações que estão no seu telefone.

De qualquer forma, o hotspot móvel é uma solução interessante para aqueles momentos em que não há uma conexão Wi-Fi disponível e é preciso fazer login em algum serviço online. No passado, essa tecnologia podia até sofrer com a instabilidade e a alta latência das redes 4G, mas, com o advento do 5G, os hotspots móveis serão cada vez mais comuns e confiáveis. Por isso, você deveria aprender um pouco mais sobre eles.

Como criar um hotspot móvel?

Não sabe como criar um hotspot móvel? Nós ensinamos para você. Confira o passo a passo para disponibilizar internet para as pessoas ao seu redor, ou mesmo compartilhar a sua conexão entre os seus próprios dispositivos.

Passo 1: entre nas configurações do dispositivo

Configurar um hotspot móvel é muito fácil, independentemente do tipo de dispositivo que você possui. Tanto iPhones quanto telefones com Android têm recursos para a criação automática de hotspots móveis, que não exigem nenhum conhecimento extra do usuário.

Para acessá-los, entre no menu de configurações do seu dispositivo e procure a opção Hotspot Pessoal, Hotspot Móvel ou Roteador Wi-Fi.

Passo 2: ative o roteador Wi-Fi

Após encontrar a opção Roteador Wi-Fi será hora de ativá-lo. No iOS, essa opção é “permitir que outros se juntem a minha rede”. Ative o toggle ao lado dela para que outros possam se conectar.

Passo 3: proteja o seu hotspot móvel

Assim como as conexões de internet que não são hotspot móveis se beneficiam de ter um nome único e senha — para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao recurso —, os hotspots móveis também oferecem essa opção. Ao ativar o seu hotspot, seu celular mostrará as opções de configuração da sua rede.

Escolha um nome, uma senha que tenha múltiplos dígitos e caracteres especiais e compartilhe essa informação com quem vai acessar o seu hotspot móvel.

Powered by Rock Convert

Passo 4: desative seu hotspot móvel

Nas mesmas configurações em que foi possível ativar o seu hotspot móvel, há a opção para desativá-lo. Basta desligar o toggle ao lado de “Roteador Wi-Fi” e pronto! Sua conexão não estará mais sendo compartilhada com terceiros.

Quais as vantagens de um hotspot móvel?

Confira algumas das vantagens de utilizar um hotspot móvel.

Controle sobre as conexões

Para acessar um hotspot móvel, é preciso ter o nome da rede e a senha dela. Isso garante proteção para as conexões geradas pelo seu hotspot. Apenas pessoal autorizado terá acesso àquela rede, pelo tempo que você permitir. 

Isso garante mais controle sobre as conexões, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento técnico sobre hotspots móveis ou que os seus usuários não estejam familiarizados com a solução.

Simplicidade de acesso à internet

Um hotspot móvel simplifica e democratiza o acesso a redes de internet. Quando não há outra conexão disponível, seja por baixa disponibilidade da rede da sua operadora ou porque você não está em uma área de cobertura, compartilhar o hotspot de outro usuário é uma solução momentânea para os seus problemas de conectividade.

Qualidade da navegação

Com a chegada do 5G, os hotspots móveis foram de conexões lentas e pouco confiáveis a redes de alta potência, baixa latência e que suportam múltiplos dispositivos conectados simultaneamente. A evolução da tecnologia é o suficiente para que um recurso que antes servia apenas para os momentos de emergência se tornasse uma solução interessante para se conectar à internet por mais tempo e fazer mais com ela.

Com as redes 5G, por exemplo, um hotspot pode suportar tarefas complexas como jogos, streaming e upload e download de vídeos.

Custo-benefício

Você não paga nenhum centavo para criar um hotspot móvel utilizando a sua rede 4 ou 5G. Basta utilizar as configurações de fábrica do seu celular para criar um ponto de acesso, e não é preciso investir dinheiro para ter o recurso na palma das mãos.

Vale a pena utilizar um hotspot móvel?

Se, mesmo depois de olhar para todos os benefícios de um hotspot móvel, você ainda está em dúvida sobre a sua utilização, não tem problema. Respondemos para você que sim, vale a pena utilizar um hotspot móvel!

Embora o uso desse tipo de rede seja geralmente pontual, o hotspot móvel é uma mão na roda para ajudá-lo em situações em que não há outra conexão disponível e você realmente precisa ficar online. Nenhum outro recurso se assemelha a ele, já que os roteadores e modems móveis, que funcionam com o uso do USB do computador, exigem que esse dispositivo esteja disponível. 

Os hotspots, por outro lado, podem ser usados com smartphones e tablets sem a necessidade de um laptop ou notebook em mãos, bem como são portáteis, fáceis de criar e mais seguros.

É possível atualizar a senha do seu hotspot móvel com alguns cliques, por exemplo. Esse processo, fundamental para garantir a segurança, não é tão simples com outras soluções de internet portáteis. 

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o hotspot móvel? Gostou de conhecer melhor essa solução? Deixe um comentário!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.