cultura data driven

Entenda a importância da cultura data driven para a área de TI

Powered by Rock Convert

A cultura data driven (ou, em outros termos, a cultura orientada por dados) diz respeito aos processos que são orientados por dados. Ou seja, utiliza a coleta, a análise e o tratamento de dados no centro da tomada de decisões, de forma a conseguir torná-la mais estratégica e eficiente ao longo do tempo.

É uma das grandes tendências modernas e, portanto, deve ser observada por você que deseja trazer modernidade e maior competitividade nos próximos anos. Além disso, permite a adoção de ações mais inteligentes nos ambientes internos das organizações.

Entenda a importância de sua adoção e os benefícios que sua empresa terá com ela. Boa leitura!

Redução de custos

Quando uma empresa aplica uma cultura data driven internamente, é possível garantir decisões mais bem elaboradas e que, consequentemente, evitarão erros que podem trazer prejuízos financeiros e de imagem para o negócio.

Com isso, é possível conseguir, também, a análise de um grande volume de informações em curto tempo, com menor gasto de recursos ao longo do tempo, minimizando o impacto no orçamento. Isso pode ser importante para empresas que gerem dados constantemente e dependem disso para suas atividades.

Estratégias direcionadas

Muitas vezes, as estratégias adotadas nas organizações podem não focar em questões específicas ou, então, não estar alinhadas com o atual momento da sua empresa. Isso ocorre porque, em alguns casos, os gestores estão olhando para dados desatualizados ou antigos.

Por meio do data driven, é possível garantir que você estará observando os dados em tempo real ou, então, o mais próximo possível da realidade no momento. Com isso, realiza-se estratégias direcionadas para aquele momento, dentro das demandas específicas atuais.

Por exemplo, os diretores anseiam por realizar uma expansão do negócio, abrindo uma nova sede. Observando os dados do último semestre, isso pode representar algo positivo. Porém, caso analisassem os dados atuais, perceberiam um início de crise começando a surgir e veriam a necessidade de, talvez, colocar um pé atrás.

Agilidade na tomada de decisões

Muitas questões na empresa, que são estratégicas para o seu funcionamento, dependem de tomadas de decisões rápidas. Caso contrário, pode-se perder o timing de algumas questões. Por exemplo, a venda de ativos importantes da empresa dependerá de ser o momento certo para que eles possam ser comprados por um valor não demasiadamente desvalorizado e ser o momento para isso na empresa.

O data driven é capaz de apontar o melhor momento, até mesmo com análise preditiva, ou seja, verificando os padrões atuais e os cenários para as próximas semanas e meses, apontando os pontos necessários a serem preparados para esse tipo de situação. Com isso, sua empresa estará sempre agindo de forma ágil e proativa nas decisões importantes do negócio.

Identificação de oportunidades

Muitas vezes, uma brecha de oportunidade pode ser o diferencial para alavancar o seu negócio ou, então, deixar que seus concorrentes passem à frente no mercado. E uma cultura data driven pode ser o fator diferencial para isso.

Por meio da análise científica dos dados, é possível identificar questões que possam ser benéficas para a organização, como a aquisição de uma empresa do mercado, a expansão do negócio, o lançamento de um novo produto, entre outros pontos que podem ser determinantes para encontrar o timing correto para investir em oportunidades no seu negócio.

Atualização de tecnologias

A inserção de uma cultura data driven gera, consequentemente, uma necessidade de atualização das tecnologias em seu negócio. Afinal, é preciso ter recursos e sistemas que garantam a captura dos dados, o armazenamento e o tratamento das informações, inserindo no ambiente da sua empresa ferramentas tais como:

  • Big Data;
  • Machine Learning;
  • Inteligência Artificial;
  • ferramentas de automação;
  • Data Analytics;
  • cloud computing;
  • data lake, entre outros.

Muitas empresas demoram para realizar as atualizações tecnológicas, como a migração para a nuvem. Quando há a inserção da cultura data driven nos negócios, essa adesão é praticamente obrigatória, para que ela possa gerar os resultados esperados.

Integração na gestão de dados

Se antes os dados circulavam, em sua maioria, nas mãos do gestor de Tecnologia da Informação, devido à natureza dessa área, agora eles estão presentes, de modo integrado, nos mais diferentes setores. Marketing e vendas começam a trabalhar com inteligência de dados para conseguir levar os clientes do topo para o fundo do funil; o setor financeiro passam a trabalhar com todos os dados relacionados do negócio e não só com os específicos da sua área; entre outros pontos.

Com isso, é possível gerar uma visão sistêmica, integrada e holística do negócio, para uma melhor compreensão de como o negócio funciona como um todo e de que forma um setor pode auxiliar nas ações do outro ao longo das rotinas produtivas.

Fomento à inovação

Quando falamos em cultura data driven, estamos nos referindo a mudanças consideráveis no cerne da empresa. Não é uma simples adoção de tecnologias específicas em seu negócio, mas de uma cultura, com valores e princípios que vão além das ferramentas.

Um dos princípios fundamentais dessa cultura é o fomento à inovação. Em uma empresa orientada a dados, constantemente surgirão novas ferramentas, metodologias e modos de operar dentro do negócio, que demandarão a adoção de novas soluções.

Os insights gerados, também, no dia a dia das análises, poderão apontar oportunidades essenciais de inovação, de forma a garantir que sua empresa esteja sempre em consonância com as melhores práticas do mercado.

Da mesma forma, torna-se possível, assim, garantir uma maior adaptação aos processos de mudança e adoção de novas medidas internamente. Com isso, a adaptabilidade da sua empresa terá maior consistência, de forma que, em situações nas quais ocorra a necessidade de mudanças radicais, será possível implementá-las sem causar grandes danos e transtornos, permitindo uma adesão mais facilitada.

A área de TI é uma das principais aliadas para a adoção de uma cultura data driven para o seu negócio. É por meio dela que se torna possível levar os insumos para isso (por meio da captura, do armazenamento e do tratamento de dados), bem como, por meio das análises, oferecer os insights necessários para tomadas de decisões mais bem embasadas.

Gostou deste conteúdo? Curta nossa página no Facebook e acompanhe outras discussões como esta diretamente em seu feed de notícias!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.