Cidades digitais

Cidades digitais: entenda mais sobre!

A expansão das tecnologias vem impulsionando não somente o mundo dos negócios para uma nova era — a evolução urbana também ganhou novas proporções. De saúde, transporte, habitação, segurança, educação e gestão de resíduos à cultura e turismo, os administradores urbanos de hoje estão se capacitando para enfrentar os desafios das cidades digitais.

E você, já sabe como elas funcionam, na prática? Neste artigo, vamos esclarecer o que são as cidades digitais, e como essa integração entre mundo físico e virtual pode ser positiva. Confira a seguir!

O que são as cidades digitais?

As cidades digitais são caracterizadas pela conexão com diversas tecnologias e plataformas que possibilitam o processamento de grande quantidade de dados, viabilizando não somente a gestão desse ambiente urbano, como também oferecendo uma melhor qualidade de vida à sua população.

Além disso, a digitalização tem como objetivo principal torná-las mais sustentáveis e desenvolvidas em quesitos como mobilidade urbana, logística, mobilidade elétrica etc.

Quais as suas principais características?

As cidades digitais ou cibercidades, como também são conhecidas, abrangem três características principais. A primeira delas é com relação a sua origem, que sempre envolve projetos governamentais de utilidade pública.

Outro fator marcante está na implementação da infra-estrutura, serviços e acesso público ao uso das novas tecnologias e redes telemáticas. Isso porque, não há como falar em cidade digital sem articular interfaces entre o espaço virtual e o espaço físico.

Se o acesso à internet não é levado para toda a população, por exemplo, o projeto perde a sua efetividade.

Um terceiro elemento fundamental das cidades digitais diz respeito a modelagens 3D para criação de simulação de espaços urbanos. Isso torna possível que os sistemas informatizados visualizem e processem dados espaciais de cidades.

Ademais, as simulações são importantes para o planejamento e gestão do espaço — um instrumento estratégico para otimização do urbanismo moderno.

Independentemente das peculiaridades de cada município, uma cidade digital deve prezar pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, impulsionando, para tanto, experiências personalizadas e aprimoramento da qualidade de vida.

Como se dá a transformação das cidades em cidades digitais?

O ponto de partida em direção às cidades digitais está diretamente ligado com a criação e fortalecimento da sua infraestrutura tecnológica, também conhecida como Infovia. Basicamente, é preciso dispor de ferramentas confiáveis e de alta qualidade para garantir e a eficiência dos serviços.

Como se trata de uma iniciativa que parte do poder público, o primeiro desafio desse tipo de projeto é estabelecer uma comunicação direta entre todas as unidades públicas do município — prefeitura, hospitais, escolas, delegacias, praças e demais prédios do governo. 

Assim, esses ambientes passam a operar de forma interligada, por uma rede privada de alta capacidade, otimizando significativamente os custos e a agilidade do fluxo de trabalho.

O município pode receber uma única fatura de telefonia/internet, por exemplo, sem custo de ligações entre as unidades do governo. E mais, todo o serviço público ganha o mesmo potencial competitivo para atender aos cidadãos.

Depois, a infraestrutura da cidade digital pode ser expandida para diversos serviços privados — plataformas e sistemas que fortaleçam a inclusão digital e, consequentemente, as experiências dos moradores.

Já imaginou como a vida nas cidades seria melhor com semáforos e iluminação inteligentes, sensores de IoT para monitoramento de enchentes, acesso à internet em locais públicos, localização de animais perdidos, entre outras funcionalidades?

No quesito mobilidade urbana, um exemplo bastante atual e popular de cidade digital são os aplicativos de trânsito Uber e Waze. 

Com o apoio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e também da Realidade Aumentada para visualizar o mapa físico da cidade e acessar as informações necessárias. Então, eles criam mapas temáticos virtuais com base na geografia real do lugar para seu funcionamento.

Quais os benefícios da cidade digital?

Quando falamos em cidade digital, a competitividade é um dos primeiros resultados práticos que podemos ter em mente. Nesse cenário, pequenas empresas tem acesso à mesma tecnologia que as grandes corporações.

Isto é, elas favorecem uma ruptura pode afetar mercados estabelecidos há muito tempo. E, no fim das contas, toda aquela sociedade local é beneficiada com melhores preços e serviços. 

Os efeitos da transformação de uma cidade digital vão além dos projetos urbanos de grande escala. Eles podem abrir espaço e visibilidade para diversos segmentos, como:

  • investimentos;
  • marketing;
  • gestão de propriedade;
  • automação de edifícios;
  • gestão de propriedades;
  • economia colaborativa etc. 

Uma boa solução de cidade digital deve eliminar fatores de estresse, ruídos de comunicação, seja com o setor público ou privados, sem perder de vista o controle ostensivo de vícios e manipulação digital.

Como a Aloo pode ajudar?

Presente em 14 estados do território nacional, a Aloo Telecom leva infraestrutura de fibra óptica de altíssima qualidade, além da expertise necessária para conectar clientes e contribuir com o desenvolvimento de projetos customizados de cidades digitais. 

Lan-To-Lan, redes corporativas com voz, dados e imagens, vigilância metropolitana, a Aloo possui uma infraestrutura extremamente poderosa que atende os setores público e privado de todo o Nordeste, e também vem marcando presença no Sudeste e outras regiões do país.

A Aloo é uma grande parceira dos provedores de internet, setor este que vive um momento de expansão das redes, inclusive em cidades não atendidas pelas maiores operadoras de telecomunicações.

Um dos grandes diferenciais da empresa em relação a arquitetura de fibra óptica e as redes DWDM recentemente implantadas é a oferta de ultra banda larga em diversos municípios ao longo de toda a área de cobertura.

Desde o início de suas operações, em julho de 2003, a Aloo Telecom, se destaca no mercado por seu compromisso, qualidade, ética e o capital intelectual da equipe de trabalho.

Como você pode ver, as cidades digitais trazem benefícios imediatos para todos que convivem naquele ambiente, especialmente pelas melhores condições de gerenciamento proporcionadas. Mas para obter sucesso com essa transformação, é preciso traçar um planejamento bem estruturado, e sobretudo ter cuidado com a escolha das tecnologias e parceiros.

Gostou de se informar sobre as cidades digitais? Então, aproveite para conhecer todos os produtos e serviços da Aloo e descobrir as melhores soluções para seu projeto!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.