Super Apps

Super Apps: saiba como funcionam e como se diferenciam dos normais

Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar nos Super Apps? Trata-se de uma buzzword que ganhou popularidade no sudeste asiático para descrever um tipo de aplicativo muito popular por lá — e que começa a aparecer na App Store e na Google Play brasileiras com cada vez mais frequência.

Mas o que é um Super App e como ele se diferencia dos aplicativos tradicionais? Neste artigo, vamos ajuda você a entender melhor o conceito e até a aprender como criar o seu próprio Super App. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é um Super App?

Como mencionamos, esse termo surgiu no sudeste asiático, depois que aplicações como WeChat, Grab e Gojek passaram a utilizar o título para se referir aos seus aplicativos. Um Super App é um aplicativo que contém outros aplicativos dentro dele. Ainda está difícil entender? Vamos facilitar com um exemplo.

Imagine que você pode conversar com amigos e enviar dinheiro utilizando uma única solução de aplicativo. É essa a ideia por trás de um dos primeiros Super Apps, o WeChat. Os usuários da plataforma na China conseguem, além de utilizar as funções de chat da plataforma, ter acesso a várias outras funcionalidades com segurança, e que normalmente exigiriam a instalação de um segundo ou terceiro aplicativo.

Esse é o trunfo dos Super Apps: eles conseguem manter o usuário contente dentro do universo de suas próprias plataformas por longos períodos de tempo. Isso porque têm (quase) todas as funcionalidades que eles buscam ao baixar aplicativos.

Rede social, e-commerce, caderno de receitas, sistema de delivery e serviços financeiros são apenas algumas das coisas que você pode ver em um único Super App. Não é difícil entender por que esses aplicativos têm facilidade de conquistar os clientes.

Quais as vantagens de um Super App?

Abaixo, vemos uma lista de vantagens que os Super Apps têm em relação aos aplicativos tradicionais. Ela vai ajudar você a entender ainda melhor por que esses aplicativos são tendência.

Permite que se faça mais com menos

Utilizando um único Super App, clientes têm acesso a múltiplas funções para as quais normalmente teriam que instalar outra aplicação. Isso economiza espaço nos dispositivos dos usuários e também tempo na hora de confirmar transações, como transferências bancárias. 

Oferece tudo em um só lugar

O Super App é muito parecido com um conceito que todos adoramos: o shopping center. Ele utiliza a mesma premissa — fazer tudo em um só lugar — como seu principal atrativo.

Está em crescimento e popularização

Como os Super Apps oferecem centenas de funcionalidades para os seus clientes, o potencial de crescimento e popularização deles é muito maior. Isso faz com que estes aplicativos sejam mais competitivos do que opções tradicionais.

Quais os Super Apps brasileiros que estão fazendo sucesso?

Embora a tendência dos Super Apps tenha surgido bem longe daqui, várias empresas brasileiras apostam no conceito como uma maneira de angariar mais usuários e garantir melhores rendimentos com os seus aplicativos. Ganhar dinheiro na internet é uma tarefa difícil e, com tantas opções nas lojas de app, competir é quase impossível sem ter um trunfo como o dos Super Apps.

Abaixo, mostramos para você alguns exemplos de Super Apps brasileiros e o que eles fazem.

Banco Inter

O banco Inter não oferece, em seu aplicativo, apenas as funções tradicionais de um banco digital. Ele vai além com funcionalidades como uma loja online completa, em que os clientes podem comprar produtos diretamente em seus cartões de crédito e débito e recebê-los em casa, além de ganhar cashback em cada compra. Por isso, trata-se de um Super App.

Magalu

O Magalu começou como um simples app de e-commerce, mas desde então, evoluiu suas funcionalidades. Além de atuar como marketplace, o Super App permite que pessoas ganhem dinheiro com o programa de afiliados da marca e que recebam dinheiro de volta na conta por compras feitas pelo aplicativo.

iFood

O iFood também evoluiu de uma plataforma de delivery, que contemplava apenas restaurantes, para uma carteira digital completa, em que você pode guardar e transferir dinheiro. Além disso, com a inclusão de supermercados na plataforma, o app se desenvolveu para lidar com todo tipo de entrega em curto prazo.

Como desenvolver um Super App?

Gostou da ideia do Super App e está pensando em investir em uma solução parecida? No passo a passo abaixo, mostramos para você o que é preciso saber antes de tentar criar esse tipo de app. Confira!

Passo 1: escolha uma plataforma

Existem tipos diferentes de apps (nativo, híbrido e web app, por exemplo) que uma empresa pode construir. Escolher a plataforma certa para o Super App é apenas o primeiro passo. Determine que tipo de app ele será e em que sistemas operacionais funcionará para ter sucesso nessa etapa.

Lembre-se de que é muito importante que o seu Super App seja escalável e leve isso em consideração na escolha de plataforma.

Passo 2: crie a lista de funcionalidades

Faça uma lista com todas as funcionalidades que gostaria de ver no seu Super App. Algumas mais populares em Super Apps são integração com redes sociais, GPS, suporte a mais de um idioma, envio de notificações, entre outras.

Passo 3: desenhe e desenvolva

O design do seu Super App vai fazer toda a diferença. Por isso, ele deve ser pensado para destacar todas as funcionalidades únicas que o seu cliente encontra apenas no seu app e ser fácil de utilizar. Não economize tempo nessa etapa, já que ela é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Passo 4: teste o Super App

Antes de publicar, é hora de fazer testes com o seu Super App para garantir que ele está funcionando e atende às demandas do seu público-alvo. Mãos à obra!

Os Super Apps são o futuro: conforme mais e mais empresas investem dinheiro para transformar aplicativos simples em hubs de negócios, de onde dá para resolver tudo, mais os Super Apps ganham espaço e popularidade no mercado. Por isso, nos próximos anos, a tendência é ver cada vez mais deles por aí.

Gostou de conhecer o Super App? Aproveite e compartilhe este artigo com um amigo que ainda não conhece o conceito e o ajude a tirar suas dúvidas sobre o tema!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.