migração pra nuvem

Migração para nuvem: 5 erros que sua empresa não pode cometer

A migração para nuvem é uma estratégia que possibilita otimizar os processos da empresa. Ao mesmo tempo, promove mais segurança, a modernização dos fluxos de trabalho, maior produtividade, entre outros benefícios, mas que só podem ser alcançados quando essa migração acontece da maneira correta.

Considere que ao migrar para a nuvem as informações estarão armazenadas em servidores externos. Sendo assim, é fundamental fazer um bom planejamento para escolher um fornecedor de confiança.

Ela é útil também para que os processos sejam ajustados a operar na nuvem e para que os colaboradores sejam treinados a utilizar esse novo ambiente de trabalho, e demais aspectos que garantem uma mudança bem estruturada.

Além de entender o que precisa ser feito, é fundamental estar ciente do que não fazer para que a migração para nuvem ocorra da melhor forma possível. Então, preparamos este conteúdo para explicar para você quais são os erros que a sua empresa não pode cometer na hora de migrar também. Continue lendo e confira os principais.

1. Migrar sem planejamento

Toda mudança que se pretende realizar nos processos de uma empresa precisa passar por um planejamento, e isso não é diferente com a migração para nuvem. Na verdade, trata-se de uma etapa fundamental porque vai definir os objetivos e contribuir para estabelecer como tudo deve acontecer.

A estratégia de migração também é importante para que você tenha um cronograma para migrar o sistema para a nuvem, planejar as etapas e determinar quais profissionais estarão envolvidos nesse projeto.

É preciso calcular qualquer impacto que a migração para a nuvem possa causar, considerando as rotinas da empresa, o fluxo de trabalho, as adequações e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Um bom planejamento ainda permite calcular os custos da migração para nuvem, a fim de alocar os recursos necessários para fazer isso. Assim, é possível realizar a mudança sem pressa, promovendo-a de uma forma gradual para haver menos impacto nas operações do dia a dia.

2. Não pesquisar os fornecedores

Esse é um dos erros de migração para nuvem que pode comprometer por completo essa mudança que você está fazendo em sua empresa. Sendo assim, é uma etapa que precisa fazer parte do planejamento e que deve ser realizada com bastante atenção a diversos aspectos e detalhes.

Atualmente, existem várias empresas que oferecem o serviço na nuvem, mas como em qualquer outro segmento, a qualidade varia de uma para a outra. Isso no que diz respeito à estrutura disponibilizada, à segurança, ao suporte, entre outros aspectos.

Evite escolher a primeira empresa que você encontrar. Faça uma análise daquelas que estão disponíveis e prefira as que já têm certo tempo de experiência no mercado. Verifique também a credibilidade e os clientes atendidos, conferindo as condições oferecidas, o suporte e assim por diante.

Tenha em mente que negligenciar essa análise de fornecedores pode levar a contratações inadequadas, que não atendem de forma satisfatória às demandas do seu negócio. Porém, muito pior do que isso, pode comprometer as operações da sua empresa, inclusive com ameaças à segurança de dados e informações.

3. Não garantir a segurança dos dados

Já que falamos sobre isso no outro tópico, é importante ressaltar que um dos grandes erros da migração para nuvem é não se preocupar com a segurança dos dados e das informações. Afinal, eles estarão em servidores externos, que precisam ter uma excelente estrutura de cibersegurança.

É importante desenvolver uma política de cibersegurança considerando os riscos aos quais a sua empresa está exposta, para que eles possam não apenas ser previstos, mas para que exista um plano de ação para minimizar essas ameaças.

Lembre-se, ainda, de conferir a estratégia do fornecedor para garantir essa proteção para seus clientes. Afinal, as informações estarão armazenadas no servidor dele e muitos processos vão acontecer por ali. Logo, essa empresa deve oferecer uma boa estrutura de segurança e de backups, conforme as demandas e características de cada cliente.

4. Deixar de treinar a equipe

Considere que a migração para nuvem pode promover uma mudança significativa nas rotinas de trabalho. Sendo assim, os colaboradores precisam se familiarizar com esse novo ambiente para poderem desempenhar as suas funções com eficiência.

A intenção de migrar para a nuvem é facilitar o trabalho dos profissionais, otimizar processos e promover mais produtividade. Contudo, para alcançar esses objetivos é preciso que eles aprendam a utilizar essas novas ferramentas e que conheçam as funcionalidades que estão à sua disposição.

Não oferecer o treinamento adequado pode atrapalhar a atuação da equipe e até mesmo provocar rejeição pela mudança que está acontecendo. Esse seria um investimento que não traria o melhor retorno porque não seria aproveitado em todo o seu potencial.

Então, mantenha a equipe engajada nesse processo de mudança, promova a conscientização sobre a importância dele, mude a cultura e a compreensão de como esse novo ambiente tende a trazer facilidades, praticidade e benefícios.

Apresente as novas ferramentas, forneça o treinamento e disponibilize materiais para consulta, caso surja alguma dúvida ao longo do processo de adaptação. Dessa forma, a equipe se sentirá muito mais segura e confiante, além, é claro, de explorar da melhor forma essa novidade, trazendo bons resultados para sua empresa.

5. Escolher o modelo de nuvem inadequado

Basicamente, existem três tipos de nuvem que podem ser escolhidas para a migração, sendo a privada, a pública e a híbrida. Para fazer a escolha correta, é preciso conhecer cada um deles e entender quais se encaixam nas demandas e nas necessidades do seu negócio.

Uma escolha incorreta tende a impactar na adequação técnica do modelo à sua empresa. Com isso, além de não atender aos processos dela, ainda poderá aumentar os custos, indo na contramão do objetivo da migração para nuvem, que é justamente otimizar gastos.

Não se preocupe porque você não precisa conhecer de forma aprofundada esses modelos para fazer a sua migração. Na verdade, o ideal é consultar uma empresa especializada no assunto porque dessa forma você receberá suporte para fazer o planejamento.

Isso inclui entender o que a sua empresa precisa, considerando os objetivos dela, o fluxo de trabalho, o segmento de atuação, entre outras características que ajudam a definir e planejar como essa mudança deve acontecer.

Não se esqueça de que o objetivo de fazer a migração para nuvem é aumentar a eficiência do seu negócio. Essa mudança tende a trazer mais produtividade, reduzir custos e otimizar processos. Mas essas vantagens e benefícios só podem ser alcançados quando tudo é realizado adequadamente. Então, conte com um bom fornecedor para dar suporte.

A Aloo pode ajudar você com isso. Acesse o site para saber mais sobre nossos serviços na nuvem e outras soluções à sua disposição.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.