Segurança na nuvem

Segurança na nuvem: as principais informações sobre e como a Aloo pode te ajudar!

Powered by Rock Convert

Com a entrada em vigor da LGPD e a importância cada vez maior de uma gestão baseada em dados nas empresas, a busca por segurança da informação vem se tornando fundamental nesse processo — tanto na digitalização da empresa quanto no uso confiável desse ativo.

E, nesse sentido, não há investimento mais necessário atualmente do que a segurança na nuvem. Apostar na cloud computing é uma forma de integrar, monitorar e blindar o acesso credenciado desses dados em um negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos entrar mais a fundo no que significa e como funciona a Cloud Security! Acompanhe.

O que é Cloud Security?

Para definir melhor o que significa a busca por um sistema em nuvem seguro, primeiro precisamos analisar algumas características da própria tecnologia. Afinal, a cloud computing será em breve uma realidade para a grande maioria das empresas do mundo.

Na computação em nuvem, você troca o investimento e a manutenção de servidores próprios, que guardam dados e ferramentas on-premises, por um serviço terceirizado que oferece toda a estrutura remota por meio da internet.

Até uma década atrás, era muito comum ver CEOs que enxergavam a opção como menos segura, pois você está mantendo informações sensíveis e confidenciais nos servidores de outra empresa.

Porém, quando se conta com fornecedores confiáveis, o que esses profissionais descobriram na prática é que o cenário se torna exatamente o contrário. Por contar com uma parceria que investe e trabalha especificamente com a disponibilidade da cloud, esses serviços se tornaram com o tempo um custo-benefício muito maior.

O resultado de um bom investimento OPEX em nuvem é diminuir barreiras de custos e aumentar a eficiência de infraestrutura com sistemas muito mais confiáveis. A Cloud Security faz parte desse pacote.

Com a organização e integração de dados em um sistema preparado, a segurança na nuvem se torna uma visão plena sobre acessos, movimentações e modificações de dados. Sem pontos cegos. A Cloud Security é o conjunto de soluções lógicas e de infraestrutura que garante uma cloud computing ágil no acesso autorizado, mas blindada por todos os lados das ações mal- intencionadas na sua rede.

Como é realizado o gerenciamento da segurança da informação na nuvem?

Uma das grandes vantagens da nuvem é a integração de dados. Com o uso de plataformas de gestão (principalmente ERPs), é possível organizar e visualizar informações de diversas fontes dentro de um único ambiente digital centralizado.

Os benefícios dessa abordagem para a produtividade são imensos, mas isso reflete também na segurança. Tanto a TI (interna ou externa) quanto os tomadores de decisão na empresa têm mecanismos de monitoramento e ação que estão com os olhos atentos 24 horas por dia na utilização de dados baseada em sua privacidade necessária e nas credenciais utilizadas para o acesso.

O uso de automação é um dos pontos mais relevantes nesse aspecto. Um bom sistema integrado à nuvem é capaz de manter esse acompanhamento com confiabilidade e disponibilidade, duas características fundamentais para identificar e reagir ao comprometimento de dados instantaneamente.

Quais são os principais mecanismos de segurança em nuvem?

Para que você entenda ainda mais como esse gerenciamento é realizado, podemos falar um pouco sobre os mecanismos que tornam essa visão de segurança possível. Cada serviço de nuvem oferece seu próprio pacote de proteção de dados, mas existem alguns deles que são quase universais por sua eficiência. Confira.

Criptografia

Podemos dizer com segurança que a criptografia é fundamental para o uso da nuvem. Essa tecnologia é capaz de embaralhar dados na transmissão pela internet durante sua saída de uma ponta, e eles só podem ser lidos quando a outra ponta credenciada receber a chave para descriptografar.

Usando o acesso à nuvem pela internet como um exemplo prático: quando você usa o sistema para analisar dados financeiros do negócio, eles são transmitidos criptografados. Mesmo que alguém consiga interceptar o pacote no caminho, essa pessoa não será capaz de ler o conteúdo.

É a criptografia, portanto, que garante o equilíbrio entre disponibilidade de acesso para quem está logado no sistema e proteção total desses dados para quem não está

Monitoramento de acesso em tempo real

Se o foco da criptografia é facilitar o acesso de colaboradores, um controle de acesso robusto é necessário para garantir que só pessoas realmente credenciadas consigam logar.

Na nuvem, atualmente, isso é feito com um monitoramento de uso que analise anomalias e conflitos para identificar uma pessoa não autorizada no sistema — tudo com grande ajuda da automação, com a plataforma enviando alertas sobre atividades suspeitas.

E esse acompanhamento está ficando cada vez mais sofisticado, inclusive com a adoção de Machine Learning para aprender com os usuários credenciados e notar até mesmo os menores sinais de desvio de conduta na visualização e modificação de dados.

Backup automatizado

A segurança da informação na nuvem não é apenas sobre proteger a integridade da informação, mas também garantir o seu acesso a ela. Muitas vezes, uma falha ou uma atividade mal intencionada tira a disponibilidade dos dados e coloca a empresa em uma situação produtiva indesejada.

A automação dos backups garante a proteção da produtividade. Mesmo que o sistema tenha um problema, as cópias de segurança podem ser acionadas imediatamente para recuperar o estado da plataforma como estava até minutos antes do ocorrido.

Como a Aloo pode ajudar a proteger seus dados na nuvem?

Se o que você busca é uma empresa capaz de ajudar desde a implementação até o suporte no uso seguro da nuvem, a Aloo Telecom é a parceria perfeita com sua solução Aloo Cloud.

Nosso serviço combina um link de internet dedicado para empresas (o que diminui os riscos de invasão, aumenta a disponibilidade e diminui a latência) com toda a segurança lógica do portfólio completo de Oracle Cloud — um sistema que é referência em confiabilidade e robustez no mundo inteiro.

Além disso, o foco da Aloo está não na oferta simples de um serviço, mas em uma parceria com soluções plenas de TI. Ou seja, é uma forma de ter todos os benefícios da nuvem com a tranquilidade de contar com profissionais especializados trabalhando na sua rede.

O investimento na cloud computing é um investimento no futuro competitivo do negócio. Por isso, não dá para escolher uma solução no mercado sem levar em conta a segurança na nuvem.

Quer entender ainda mais sobre o assunto para não errar na hora de digitalizar os dados da empresa? Então veja nosso artigo completo sobre cloud computing!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.