 
        
    Triple play: entenda melhor sobre esse modelo de negócio
Oferecer serviços como provedor de internet é uma das opções mais vantajosas para empreendedores. O modelo de negócios triple play é um dos mais utilizados no mercado para tornar ofertas atrativas para os consumidores.
Mas você sabe o que triple play significa e se esse modelo operacional é o mais recomendado para o seu provedor de internet? Descubra tudo sobre o tema em nosso guia. Boa leitura!
O que é triple play?
Cada vez mais, precisamos da internet até para as tarefas mais simples do dia a dia. Quer precisemos submeter um documento para um órgão governamental, quer simplesmente verifiquemos quando nossos impostos vencerão, é para a internet que recorremos na hora de tirar dúvidas, trabalhar ou nos divertir. Por isso, o negócio de provedores de internet é uma excelente opção para investidores.
Mas como garantir que os clientes terão interesse nos serviços prestados pela sua empresa? Além de fornecer conexão de qualidade, escolher o modelo de negócios certo para a sua empresa fará toda a diferença. No mercado de internet, há muitas maneiras de vender os seus serviços, sendo que uma das mais populares delas é o triple play.
Uma oferta triple play é aquela que inclui internet, TV e telefonia por uma taxa única de preço. Os ISPs podem fornecer triple play optando por TV via satélite ou DTH, voz sobre IP ou telefonia tradicional. A opção é uma excelente maneira de aumentar a competitividade do seu provedor de internet, entregando para os seus consumidores todos os produtos de que precisam em um único pacote.
Como começar a operar como triple play?
Agora que você já sabe como funciona esse modelo de negócios, é hora de entender o que a sua empresa precisa para começar a operar assim. Para se tornar um provedor triple play, você precisará obter uma licença para cada modalidade de serviço que pretende oferecer. Existem três tipos de licenças que habilitam uma empresa a fornecer serviços de telefonia, TV e dados para os clientes.
SCM (Serviço de Comunicação Multimídia)
Essa modalidade de licença é a obrigatória para quem quer tornar-se um provedor de internet. Ela diz respeito, apenas, ao fornecimento de serviços de dados. Toda empresa que possui a SCM pode operar também como prestadora de serviço de voz, desde que as chamadas sejam feitas para a mesma rede SCM.
STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado)
Para obter a STFC, é preciso já ser portador da SCM. Com a modalidade STFC, a sua empresa está um passo mais próximo de se tornar uma fornecedora de serviços triple play. Essa é a licença necessária para que a transmissão de voz e outros sinais seja feita entre pontos fixos determinados, ou seja, para dentro e fora da sua rede SCM.
SeAC (Serviço de Acesso Condicionado)
O terceiro tipo de licença necessário para fornecer o serviço triple play é a de Serviço de Acesso Condicionado. Ela engloba a venda de kits multimídia e pacotes adicionais de serviço, como os que compõem serviços da TV fechada — incluindo IPTV, mas excluindo Video on Demand.
Para obter qualquer uma dessas licenças, será necessário submeter a documentação adequada pelo sistema Mosaico, da Anatel. Além disso, pagar uma taxa, no valor de R$ 9.000, para completar o Procedimento Simplificado de Outorga.
Quais são os benefícios de apostar em triple play?
Pensando em apostar no triple play para qualificar as ofertas que a sua empresa entrega para clientes? Confira algumas vantagens desse modelo de negócios.
Mais clientes para o seu negócio
Como provedora que vende apenas pacotes de dados, a sua empresa limita desnecessariamente a fatia de mercado que pode contemplar. Ao investir em serviços triple play, ela tem a chance de conquistar muito mais clientes.
Melhor custo-benefício na oferta
Combinar os preços de serviços de telefonia, televisão e dados é uma ótima maneira de reduzir o custo de planos para clientes. Pagar, simultaneamente, pelos três serviços faz com que eles entreguem um custo-benefício ainda melhor.
Maior competitividade
A maioria dos provedores de internet já trabalha com ofertas triple play. Ao comercializar apenas pacotes de dados ou de dados e telefonia, a sua empresa é menos competitiva do que ao apostar em modelos de negócios mais ousados e completos, como o triple play e o 5 play.
Como fazer a diferença sendo um provedor 5 play?
Desde 2013, a tendência triple play popularizou-se entre os provedores de internet. A ideia de comercializar voz, dados e TV ganhou espaço no mercado e cativou muitos consumidores. Todavia, se o seu provedor quer destaque, já existem algumas opções para diversificar os serviços para além do triple play.
Estamos falando, é claro, do 5 play, a nova tendência do mercado. Como a maioria dos provedores já oferece combos de voz, dados e TV, fica cada vez mais difícil destacar-se com uma oferta tão simples. O que era considerado um diferencial tornou-se o padrão do mercado.
Os novos combos, com 5 play, combinam, também, LTE e IoT, para tornar a experiência do cliente ainda mais completa e envolvente. Com a popularização de dispositivos inteligentes, como o Google Home e o Amazon Echo, as casas têm cada vez mais demanda por conectividade à internet. A oferta 5 play, portanto, encaixa-se na expectativa dos clientes. Os dados móveis em alta velocidade, por sua vez, combinam-se às novas rotinas que envolvem cada vez mais o uso dos telefones celulares — para se locomover, fazer compras ou falar.
Long Term Evolution, ou LTE, o padrão de comunicação 4G traz um enorme valor agregado para a oferta do seu provedor e deve estar nos seus planos para os próximos anos, se quiser manter-se entre os principais nomes do mercado.
Se a sua empresa ainda não comercializa o triple play, a hora de começar é agora. Mas, se ela já vende esse tipo de pacote para os clientes, a melhor alternativa é expandir para o 5 play e ganhar ainda mais espaço para encantar o consumidor com os seus serviços.
E aí, gostou de conhecer as tendências triple play e 5 play? Continue aprendendo e descubra tudo que você precisa saber sobre dark fiber!
 
                            ![[Quiz] Você conhece os principais termos da TI corporativa?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Quiz-Voc%C3%AA-conhece-os-principais-termos-da-TI-corporativa-05.jpg)
![[RC] Post – Cloud Computing: o que é, quais as vantagens e como implementar?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2021/04/CTA-Cloud-computing-02.jpg)
![[E-book] Guia completo: como otimizar serviços de um provedor de internet](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/07/CTA_Como-otimizar-servi%C3%A7os_final.png)

 
         
         
         
         
         
         
        