Serviços de valor adicionado: veja quais oportunidades podem gerar
Serviços de telecomunicação são indispensáveis hoje em dia, seja na vida cotidiana, seja dentro das empresas. Porém, há tantos tipos diferentes de serviços que é difícil mantê-los todos organizados ou atender a todas essas demandas. Felizmente, existe uma alternativa que já ganhou bastante força: os Serviços de Valor Adicionado, ou SVAs.
Quem trabalha com telecomunicações já deve ter ouvido falar desse tipo de serviço e como ele agrega mais valor à empresa. Também é uma modalidade bem positiva para quem consome esses serviços e quer maior eficiência e transparência em sua contratação.
Acompanhe e entenda melhor quais são as principais oportunidades dos Serviços de Valor Adicionado.
O que é Serviço de Valor Adicionado?
Como mencionamos, há uma grande variedade de serviços dentro do ramo de telecomunicações. Telefonia, internet, mensagens, armazenamento em nuvem, entre outros. E raramente uma única empresa tem toda a infraestrutura necessária para oferecer esses serviços aos seus clientes por conta própria.
É aí que entram os Serviços de Valor Adicionado. Segundo definição da Anatel, esses são todo e qualquer serviço complementar ou auxiliar à atividade de telecomunicação. Por exemplo, uma provedora de internet pode ter como SVA um serviço de streaming, acesso a redes sociais sem consumir dados, antivírus, entre outros.
Em outras palavras, o Serviço de Valor Adicionado é um complemento aos serviços principais de telecomunicação, que são a internet fixa, telefonia fixa, telefonia móvel e internet móvel.
Quais são as principais vantagens de um SVA?
Os Serviços de Valor Adicionado oferecem ótimas oportunidades tanto para os provedores que os oferecem quanto para os clientes que os contratam. Veja aqui alguns de seus principais exemplos.
Melhorar a comunicação na empresa
Toda empresa hoje contrata o serviço de um provedor de internet e telefonia para viabilizar sua comunicação interna e com o público. Utilizar SVAs em adição aos serviços comuns é uma forma de otimizar essa comunicação, integrando ferramentas como um domínio de e-mail, conexão dedicada, servidores em nuvem, entre outros aspectos.
Estender esses serviços aos seus clientes
Dependendo do segmento de um negócio, a contratação de Serviços de Valor Adicionado pode ser estendida ao seu cliente final. Por exemplo, um hotel pode dedicar parte de sua rede aos seus usuários, para que eles possam navegar enquanto estão hospedados. E essa conexão pode também incluir os serviços de streaming disponíveis pela provedora para o hotel. Isso amplia bastante o leque de opções a serem oferecidas.
Tributação exclusiva
Do ponto de vista dos provedores de telecomunicação, os SVAs também trazem vários benefícios. Um dos principais é a tributação exclusiva dessa modalidade de serviço, já que ele não se encaixa diretamente nos serviços principais de telecomunicação.
Isso significa que você pode entregar um benefício maior para seu cliente, oferecer um preço mais competitivo com o mercado e, ainda, melhorar sua margem de lucro.
Alcançar um público mais amplo
Maior variedade de serviços e benefícios é um grande atrativo para muitos clientes, especialmente ao contratar telefonia e internet. Ao adicionar essas opções ao seu portfólio, você também abre as portas para clientes em vários outros nichos de mercado, não só nos serviços mais comuns de telecomunicação.
Organizar melhor os custos com telecomunicação
Uma dificuldade bem comum em empresas que contratam vários desses serviços de fontes diferentes é manter todos eles organizados. Cada despesa vence em um dia diferente, suas taxas são independentes e há o risco de alguma mudança de política.
Serviços de Valor Adicionado também oferecem um benefício nesse ponto. Como todos eles passam pelo seu provedor principal, você pode lidar com todos os custos dentro da mesma cobrança e com as mesmas regras. Isso reduz bastante o risco de erro e perda.
Como utilizar Serviços de Valor Adicionado na empresa?
Um bom uso de SVAs pode abrir várias oportunidades para a sua empresa. Veja aqui algumas formas de aproveitá-las melhor.
Estude a demanda do seu público
O primeiro passo antes de adotar um novo produto é saber o que seu público busca e como você pode suprir essa demanda. Não vale a pena buscar toda uma infraestrutura nova e depois descobrir que seus clientes não têm interesse nenhum no que você oferece.
O mesmo se aplica aos SVAs. Observe seus clientes, faça pesquisas de opinião e veja quais são as principais demandas hoje que não são atendidas. A partir disso, você vai saber quais serviços devem trazer maior retorno.
Compare as opções de SVA
Depois de considerar a demanda do público, o próximo passo é avaliar as opções de SVA disponíveis e quais delas trazem mais benefício para seu negócio. Alguns são úteis para facilitar a administração da internet e melhorar o desempenho da empresa, enquanto outros contribuem com a qualidade de vida e melhor aproveitamento dos seus clientes.
Depois de identificar a oportunidade com maior retorno, você terá o direcionamento que precisa.
Invista na infraestrutura necessária
Na hora de contratar um SVA, você precisa ter a infraestrutura necessária para dar suporte ao serviço. Por exemplo, um provedor de internet pode oferecer streaming como parte de seu pacote, mas isso vai aumentar o volume de transferências. Se a rede não der suporte ao serviço, ele não cumprirá seu propósito.
Antes de contratar, verifique a sua infraestrutura de telecomunicação atual e como ela dá suporte a esse benefício adicional. Se ainda não for suficiente, então é necessário preparar o espaço primeiro e só depois estender esse novo serviço ao público.
Conte com ajuda especializada
Pode ser difícil montar uma infraestrutura e definir com clareza todos os Serviços de Valor Adicionado que seu negócio precisa. Nesses casos, o mais indicado é contar com ajuda especializada no seu planejamento e na implementação dessas novas ferramentas. Com essa ajuda, você poderá tirar maior proveito desses recursos e trazer mais rentabilidade para seu negócio.
Agora você entende melhor o que são os Serviços de Valor Adicionado e como eles podem trazer oportunidades para sua empresa. Hoje eles são uma das melhores formas de ampliar seus serviços, entregar mais valor ao público e otimizar seu negócio.
Quer mais opções para melhorar sua telecomunicação? Então veja também nosso artigo falando sobre Edge Computing.