Vírus no roteador

Vírus no roteador: como se instala e o que fazer para evitar?

Uma rede doméstica (ou corporativa) é composta de um ou mais roteadores e postos de acesso, responsáveis por interligar os computadores e dispositivos à rede de internet sem fio. Um modem que conecta o roteador ao provedor de serviços de internet. Quando existe um vírus no roteador, isso pode causar problemas para todos os dispositivos ligados à sua rede.

Sim, é verdade que o roteador pode pegar vírus. Se você quer conhecer mais sobre como isso é possível e como se proteger dos ataques, não deixe de continuar a leitura. Durante o artigo, você entenderá como esses recursos funcionam e os detalhes principais que precisam ser considerados, na hora de saber se a sua rede está em apuros ou nas mãos de um agente malicioso.

No final, você vai conferir diversas dicas, muito importantes que vão elevar a sua segurança e diminuir os riscos de invasão da sua rede. Vamos lá?

Como funciona o roteador? E como funciona um vírus?

O roteador funciona enviando sinais para aparelhos conectados a ele, resumidamente. É um dispositivo que permite que outros se comuniquem entre si. Ele é comumente utilizado pode ser o principal meio usado para enviar e receber informações da rede mundial de computadores, a Internet.

Já um vírus é um tipo de programa que se infiltra em outros softwares e arquivos, modificando-os ou danificando-os. Ele pode ser transmitido por meio de e-mail, downloads de arquivos ou mensagens instantâneas. Uma vez que um computador (ou qualquer dispositivo) está infectado com um vírus, ele pode começar a espalhá-lo para outros computadores conectados a ele.

Um vírus pode infectar um roteador de duas maneiras: através da rede que ele está conectado ou por meio de um arquivo baixado para o roteador.

Se um computador infectado com um vírus se conectar à mesma rede do roteador, o vírus poderá ser transmitido para o roteador. Alternativamente, se alguém baixar um arquivo infectado em um dispositivo conectado ao roteador, o vírus também poderá ser transmitido para o roteador.

Isso ocorre porque o roteador tem um pequeno espaço de armazenamento, onde é instalado o software para funcionamento do aparelho. Um vírus pode ser adaptado facilmente, por alguém tecnicamente capacitado, para que se infiltre (e funcione) nesses espaços e nesses softwares.

Como o vírus no roteador pode impactar o seu negócio?

Um vírus no roteador pode ter um impacto significativamente negativo em uma companhia, pois pode impedir que os colaboradores se conectem à rede e acessem os arquivos de que precisam.

Além disso, o vírus pode danificar ou excluir dados importantes armazenados no roteador, impossibilitando qualquer conexão, até mesmo da própria administração. Se o vírus foi transmitido para outros dispositivos na rede do roteador, também poderá causar danos nesses aparelhos.

Como identificar esses vírus?

Existem alguns sinais que podem indicar se um roteador está infectado com um vírus, a seguir você pode conferir com as principais que encontramos:

  • rede lenta ou instável: se a rede do roteador parecer mais lenta do que o normal, isso pode ser um sinal de que ele está sendo usado para enviar spam ou outro tipo de tráfego malicioso;
  • arquivos excluídos: se arquivos importantes forem excluídos do roteador sem motivo aparente, isso é provavelmente um sinal de que houve uma infecção por vírus;
  • desempenho ruim dos dispositivos da rede: nos casos em que os dispositivos conectados à mesma rede do roteador tiverem problemas para se conectar à Internet ou não funcionarem corretamente, isso pode ser devido a vírus no roteador bloquear determinadas portas e causando esses problemas;
  • falhas incomuns em aplicativos: aplicativos que normalmente funcionam de forma confiável começam a falhar, isso pode indicar que foram infectados por um vírus;
  • falhas em senhas: as senhas de dispositivos conectados ao roteador não funcionam, isso pode ser um sinal de que o roteador foi infectado com um vírus e alguém está tentando acessar esses dispositivos. Nesses casos, o recomendado é que você troque as senhas dos dispositivos para algo mais seguro urgentemente, fazendo o reset manual dos aparelhos para as configurações de fábrica e configurá-lo novamente;
  • lentidão da rede: se a conexão com a Internet estiver lenta, isso pode ser um sinal de que o roteador foi infectado com um vírus.Isso se deve ao fato de que os vírus podem usar a largura de banda da rede para enviar spam ou outro tipo de tráfego malicioso de maneira contínua por meio da rede de Internet da sua empresa;
  • barras de ferramentas estranhas no navegador: se você notar que existem barras de ferramentas estranhas no seu navegador, isso pode ser um sinal de que o roteador foi infectado com um vírus.Isso acontece porque os vírus podem instalar essas barras de ferramentas para monitorar as atividades da rede e roubar informações importantes. Se isso for observado em alguma ferramenta, o colaborador deve reportar o fato o mais rápido possível para o setor responsável.

Se você notar que existem programas desconhecidos no seu computador, isso pode ser outro sinal de que o roteador foi infectado com um vírus. Isso acontece porque os vírus podem instalar esses programas para monitorar as atividades da rede e roubar informações importantes.

Como evitar problemas com vírus no roteador?

Abaixo, algumas sugestões como você pode evitar essa dor de cabeça, seja em casa ou na empresa:

Use um sistema para atualização e criar backups

Se o seu produto (roteador) não tiver essa opção, você deve trocar por outro com essas características. Essa é uma enorme facilidade, pois se, por acaso, houver qualquer problema na configuração do aparelho realizado por agentes externos, voltar para as configurações anteriores será possível com poucos cliques.

Compre sempre produtos originais e atualize seu sistema continuamente

Baixe programas somente de sites confiáveis, caso contrário poderá ter algum problema na sua rede Wi-Fi (exemplos: anúncios pop-up e páginas abrindo aleatoriamente em seu navegador). Atualizar constantemente os seus softwares também é outra boa solução para evitar o problema.

Existe uma grande possibilidade do site que você acessou está infectado com algum tipo de malware ou vírus, por isso, se cuidar para não facilitar essas invasões é muito importante Durante o texto, observamos que esse problema não acontece exclusivamente em computadores, simplesmente pelo fato da constante presença desses outros dispositivos, como roteadores

Suas equipes de TI podem encontrar diversas outras soluções para resolver o problema do vírus no roteador da sua companhia. Além dos cuidados tomados, existem alguns produtos de software que podem bloquear aqueles sites maliciosos de qualquer acesso da sua empresa. Então, não tem porque termos muita preocupação, mas, sim, muita atenção a esses problemas enfrentados.

Gostou de saber mais sobre o tema e decobrir como um roteador pode pegar v[irus? Deixe seu comentário nos contando sobre o que mais surpreendeu você! Queremos saber a sua opinião!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.