Robótica na Indústria: Automação e Eficiência Operacional

A robótica na indústria está transformando o setor, alterando significativamente a forma como os produtos são produzidos e distribuídos. Com máquinas inteligentes que trabalham incansavelmente, esse tipo de inovação permite elevar a eficiência e a segurança nas fábricas.

Além disso, os avanços na robótica são cada vez melhores a partir das novidades tecnológicas que estão ganhando campo, moldando o mercado e impulsionando a capacidade das empresas desse segmento.

Quer se aprofundar sobre o tema e entender como aproveitar essas perspectivas positivas? Então, continue a leitura e confira este texto!

O que é e como funciona a robótica na indústria?

Essa inovação se refere ao uso de dispositivos para efetuar tarefas repetitivas e perigosas, que demandam uma precisão elevada. Ela pode ser empregada de maneira complementar ou substituta aos profissionais.

Por meio de uma programação, executam uma grande variedade de funções e, a partir dos avanços recentes, tomam decisões e ajustam o modo de operar conforme a situação exige.

Dessa forma, as indústrias que aplicam essa solução que une engenharia, ciência da computação e outras áreas conseguem elevar o nível de produção e oferecer um local de trabalho protegido para os trabalhadores.

Como os robôs são utilizados na indústria?

Existem diferentes funções nas quais a robótica pode ser implementada para elevar a eficiência, sendo as principais finalidades destacadas a seguir:

  • automotivo — são incorporados na linha de montagem para realizar atividades ligadas à soldagem, pintura e instalação de elementos nos automóveis;
  • eletrônica — efetuam a composição de circuitos e aparelhos, elevando o nível de precisão da produção;
  • metalurgia — fazem cortes, manuseiam materiais pesados e garantem que o processo de solda seja finalizado com agilidade;
  • alimentos e bebidas — executam o embalamento de produtos, etiquetam itens e colocam os objetos finalizados em paletes.

Essas são apenas alguns dos setores nos quais esse recurso vem sendo utilizado para elevar a performance e garantir diferenciação de mercado.

Como a robótica pode ajudar na eficiência operacional?

A única forma de ampliar a produção com a mesma quantidade de insumos é por meio de melhorias na tecnologia. É ela quem indica a maneira como esses itens serão combinados e qual o grau de desempenho possível. Veja, a seguir, quais os principais motivos pelos quais a robótica pode afetar a performance de sua indústria.

Redução de custos

Apesar da implementação de sistemas robotizados envolver um investimento inicial não trivial, os custos operacionais são reduzidos de forma drástica no longo prazo. Isso porque os dispositivos não lidam com as mesmas limitações que a força de trabalho.

Para eles não é necessário considerar pausas, férias, benefícios e passivos trabalhistas, mais que compensando as despesas iniciais. Ademais, a eficiência energética também colabora com a queda nos custos de insumos, trazendo economia por diversos canais.

Aumento na produtividade

A tecnologia RPA facilita a realização de tarefas repetitivas que demandam ampla dedicação dos colaboradores. O repasse dessas atividades para uma estrutura robótica colabora para uma produção integral, permitindo que a empresa experimente um drástico aumento na sua produtividade.

Também devemos destacar que essas ferramentas são programadas para uma execução precisa das funções, promovendo a continuidade do processo sem erros. Por outro lado, os membros da equipe são liberados para a realização de tarefas mais complexas e técnicas, as quais contribuem para o ganho de valor em diversas áreas da organização.

Melhoria na qualidade da produção

Dado que toda a programação determina regras claras para a execução de tarefas, as chances de erros são minimizadas, tendo em vista a durabilidade desses dispositivos e a sua capacidade de diagnosticar possíveis falhas.

O aumento da precisão é um elemento determinante, especialmente em atividades as quais algum erro promova problemas significativos. A saúde representa um dos segmentos que não permite erros, particularmente na elaboração de medicamentos que são ineficazes ou tóxicos. Outra área que merece toda a precisão possível é a automotiva, dado que falhas mecânicas levam a acidentes.

Incentivo à inovação

Esses novos equipamentos trazem maior eficiência energética e aumenta a sustentabilidade nas indústrias, além de liberar tempo de profissionais altamente qualificados para pensar em soluções que promovem alto desempenho.

Assim, têm-se um encorajamento para o desenvolvimento por dois canais, o primeiro relacionado ao maior poder de investimentos, já que a lucratividade tende a aumentar, e o segundo ligado à alocação dos indivíduos para pensar em recursos mais eficazes.

Aumento da segurança

Antes da incorporação dessa solução na área industrial, as pessoas que efetuavam trabalhos com maior nível de periculosidade, como manuseio de itens tóxicos ou soldagens em locais insalubres.

Atualmente, com a evolução dos robôs, já é possível delegar essas atividades para eles, aumentando a proteção dos funcionários e reduzindo a quantidade de acidentes e tarefas que causam danos à saúde humana, propiciando um ambiente de trabalho mais seguro.

Quais as tendências da robótica na indústria?

A robótica continua sua jornada de evolução e com a incorporação das tecnologias tende a aumentar sua eficácia. Listamos algumas das tendências que serão incorporadas nessa inovação, a seguir:

  • cobots — há projetos de robôs colaborativos, que trabalharam lado a lado com os profissionais para elevar o nível de segurança;
  • inteligência artificial — aumenta a autonomia dessas ferramentas ao realizar ajustes das operações utilizando dados coletados em tempo real;
  • móvel autônoma (AMRs) — possibilita que os robôs naveguem em ambientes dinâmicos de maneira independente, otimizando setores como a logística;
  • nuvem — gera maior conectividade para processar e compartilhar informações remotamente, aumentando a colaboração;
  • manutenção — com sensores e dados, será viável realizar a previsão de falhas para evitá-las, reduzindo os períodos de parada na produção.

Acompanhar as principais novidades que estão surgindo para a sua indústria é essencial na hora de implementar mudanças decisivas para a longevidade do negócio. Portanto, não deixe de acompanhar fóruns, canais especializados e blogs que são destinados a tratar das principais inovações tecnológicas e como elas transformam o dia a dia de empreendedores como você. 

Quer saber como a tecnologia pode conferir um diferencial para sua marca? Então siga nossa página nas redes sociais e tenha acesso a informações em primeira mão. Estamos no Facebook, Instagram e no YouTube!

 

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.