Hotspot benefícios

Por que usar hotspot e quais os principais benefícios

Powered by Rock Convert

Para diferentes áreas, contar com uma boa conexão de internet é um importante diferencial para obter sucesso para a empresa. Isso vale desde o setor de hotelaria à indústria (com o surgimento da Indústria 4.0), passando por uma série de outros segmentos.

Uma das opções para esse fim é utilizar um hotspot. Esse conceito se trata de uma rede sem fio que pode ser utilizada pelas pessoas presentes no local. Podem ser dispositivos presentes no chão de fábrica, hóspedes de um hotel, clientes de um restaurante, entre outros.

Mas será que vale a pena, mesmo, utilizá-lo em sua empresa? Confira os benefícios do hotspot e tire suas dúvidas.

Quais os benefícios em utilizar um hotspot?

Vamos mostrar, a seguir, as principais vantagens do hotspot em seu negócio, independentemente de sua área. Confira.

Wi-Fi mais prático

Em vez de precisar fornecer login e senha para cada pessoa que deseja se conectar à rede, é possível oferecer a conexão de forma mais prática. Basta que ela faça um cadastro com login e senha e ocorra a autenticação por meio do sistema para gerar a liberação.

Conexão mais eficiente

É fato que temos uma conexão móvel deficitária, bem como os planos limitados ainda são um empecilho para uma boa experiência do usuário com as redes 3G/4G. Enquanto a 5G ainda não vem para resolver parte dessas questões, a Wi-Fi ainda representa uma conexão mais eficiente.

Atualmente, 89% da população se sente mais confiante em utilizar esse padrão, em vez das redes móveis. Por isso, ao disponibilizar a rede, você consegue gerar uma maior segurança por parte do cliente, que entenderá como o seu negócio está disposto a oferecer maior comodidade no dia a dia dele.

Controle de usuários

Outro benefício do hotspot é que o modelo permite que você controle quem são os usuários que estão conectados à rede, analisando se são, de fato, clientes da empresa, ou funcionários. É possível, assim, remover possíveis usuários indevidos.

Isso oferece maior autonomia para o gerenciamento de rede. Quando há uma rede aberta, que permite a conexão de todos os usuários, pode gerar gargalo de tráfego e prejudicar aqueles que deveriam se beneficiar do uso da conexão Wi-Fi.

Ações de marketing

Outro ponto benéfico é utilizar esse espaço para criar uma base de e-mails para ações de marketing diferenciadas. Por exemplo, isso pode ser utilizado para oferecer promoções para pessoas que tenham logado em um restaurante, oferecendo cupons de desconto para uma próxima visita.

Contudo, é importante deixar claro que, para esse fim, é preciso considerar as questões legais. Por exemplo, todos os dados pessoais dos clientes só podem ser obtidos mediante consentimento expresso, seguindo as diretrizes da LGPD.

Além disso, é de bom tom sempre perguntar para seu cliente se ele deseja receber informações adicionais, como promoções e cupons de desconto por e-mail. Afinal, pode soar invasivo enviar conteúdo sem autorização prévia da pessoa, não é mesmo?

Outro ponto importante é que o oferecimento de conexão por hotspot pode gerar um reforço de branding. Afinal, você pode colocar a logo da empresa, bem como informações importantes na página de login, o que reforça a percepção de que o negócio está oferecendo aquela comodidade.

Praticidade para a própria empresa

Outro ponto importante, principalmente, para hotelaria e setor de serviços (como restaurantes e bares), é garantir maior praticidade para questões internas do negócio. Por exemplo, se você oferece Wi-Fi gratuita para seus clientes, não é preciso disponibilizar cardápio físico.

Pode-se, por exemplo, adotar a leitura por QR Code, que esteja disponível nas mesas. Até mesmo, é possível pensar em formas de permitir que os clientes possam fazer o pedido diretamente para a cozinha, sem a necessidade de chamar o atendente. Isso gera maior agilidade e fluidez para as rotinas do negócio.

Melhor experiência do cliente

Cada vez mais, a experiência do cliente está no cerne da atividade dos negócios. No setor de serviços, isso é fundamental. Por exemplo, um hóspede de hotel que se sente incomodado durante sua estadia pode não retornar e fazer propaganda negativa para sua rede próxima (amigos e familiares).

Por isso, é fundamental que você promova a melhor experiência para seu público, gerando diferenciais importantes. Uma boa conexão de rede faz parte do processo. Afinal, as pessoas desejam — e, muitas vezes, precisam — estar conectadas.

Por exemplo, uma pessoa que esteja em seu estabelecimento para uma reunião de negócios, ou que precise trabalhar naquele ambiente, depende de uma boa internet. Sem isso, ela poderá ter problemas em sua estadia e, assim, não retornar posteriormente.

Quais as diferenças entre hotspot, access point e hub?

Você já pode ter pesquisado sobre formas de oferecer Wi-Fi em seu negócio, seja para os clientes, seja para os colaboradores na execução de suas atividades, e descobrir que, além do modelo hotspot, ainda há a possibilidade do roteador access point e hub. Mas quais são as diferenças entre eles? Veja, a seguir.

  • o access point, normalmente, apenas faz um compartilhamento da rede, unindo todos os dispositivos nela. Ou seja, ele não faz a função de roteador, sendo um repetidor que amplia o perímetro de conexão;
  • o hub é o “ponto central”, ligando dispositivos em uma rede local, realizando a transmissão de dados de um equipamento para outro, gerando comunicação entre eles;
  • o hotspot tem um software embarcado, o que permite liberar a internet para os usuários por meio do serviço de autenticação por login e senha.

Como o hotspot impacta a atuação de diferentes áreas?

O hotspot pode trazer benefícios significativos para as mais diferentes áreas. Quer ver alguns exemplos disso? Acompanhe:

  • para a Indústria 4.0, disponibiliza a conexão ágil de dispositivos responsáveis pela análise de informações enviadas pelos sensores;
  • para a hotelaria, permite oferecer conexão de qualidade e eficiente para os hóspedes, um diferencial importante no dia a dia;
  • para restaurantes e bares, favorece a adoção do cardápio digital, eliminando o uso de papel, e permite, até mesmo, gerar o pedido diretamente para a cozinha, sem precisar da intervenção do atendente, agilizando processos;
  • para todas as áreas, dá a possibilidade de promover ações de marketing mais estratégicas, permitindo envio de informações que incentivem o cliente a retornar futuramente.

Os benefícios do hotspot são diversos. Por isso, é fundamental que você considere a adoção desse modelo de conexão, a fim de obter as vantagens que listamos anteriormente. Temos certeza de que trará sucesso para o negócio.

Para você, que trabalha com setor de hotelaria, é importante entender que é fundamental ter uma estratégia de internet em seu negócio. Quer saber mais? Baixe nosso e-book sobre o tema e entenda.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Receba conteúdos exclusivos da Aloo no seu e-mail!

Cadastre seu e-mail para receber nossos conteúdos exclusivamente.

Email registrado com sucesso

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.