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Como calcular ROI em tecnologia? Veja como medir o impacto real da conectividade no seu negócio

Um desafio que faz parte da rotina dos gestores de TI é saber calcular ROI (Retorno sobre Investimento) da sua área de atuação. Afinal, é preciso que a liderança consiga justificar e demonstrar para lideranças ou parceiros sobre a importância de investimentos nesse setor, apontando os resultados concretos.

Mas, como provar isso? Como transformar a ideia de “custo” em “investimento com retorno garantido” e, principalmente, capaz de ser mensurado? Especialmente em um contexto de transformação digital acelerada, medir o impacto da infraestrutura de TI se tornou altamente estratégico.

Neste artigo, vamos explicar como fazer esse cálculo e justificar o investimento em tecnologia. Confira a seguir!

O que é ROI aplicado à tecnologia

O ROI (Return on Investment) é um indicador financeiro que mostra o retorno sobre investimento em relação ao custo dele. Seu cálculo ajuda a responder: “o quanto ganhamos em comparação ao que foi investido?”.

Essa é uma métrica importante para avaliar se os investimentos não estão trazendo prejuízos e, também, é uma forma de justificar para as lideranças que um determinado valor precisa ser liberado, pois vai trazer resultados positivos.

A fórmula tradicional para o cálculo do ROI é:

ROI (%) = (Ganho obtido – Custo do investimento) / Custo do investimento × 100

Um dos grandes desafios desse cálculo na área de tecnologia é que os ganhos obtidos podem ser diretos ou indiretos. Afinal, nem todo retorno que uma solução pode trazer é dinheiro imediato, mas sim economia, otimização de processos ou ganho de eficiência que, a médio e longo prazo, se traduz em valor financeiro.

Os ganhos podem vir de:

  • redução de custos operacionais: menos gastos com manutenção, suporte e horas extras;
  • aumento de produtividade: proporciona equipes mais eficientes, processos mais rápidos e, consequentemente, menos tempo ocioso;
  • melhoria no atendimento: experiência do cliente que proporciona maior satisfação, além de resolução mais rápida de problemas que eles tenham, além da fidelização a longo prazo;
  • ganhos em vendas: sistemas online eficientes e compras sem interrupções;
  • prevenção de prejuízos: auxilia a evitar perdas de faturamento, dados ou credibilidade por falhas operacionais;
  • otimização de processos: proporciona fluxos de trabalho mais ágeis e integrados.

Como a conectividade impacta indicadores de negócio

Os ganhos que a área de tecnologia proporciona, muitas vezes, são indiretos, porém, os impactos são enormes a longo prazo. Um dos pontos que mais traz retorno é a modernização da conectividade da empresa.

Investir nisso não é só modernizar um recurso técnico: é, também, potencializar a entrega de valor, otimizar processos e abrir, também, espaços para inovação. A alta performance na conexão de rede pode ser um catalisador para diversos indicadores de negócio.

A seguir, vamos trazer como a conectividade impacta indicadores do negócio que, ao longo do tempo, reverte-se em ganhos.

Redução de downtime (tempo de inatividade)

Hoje as empresas trabalham constantemente com sistemas integrados e, por isso, dependem de conexões estáveis. Cada minuto de inatividade conta, significando perda de receita, produtividade e credibilidade. Por isso, o downtime é um custo que pode ser medido diretamente.

Vamos a um exemplo prático. Pense em um e-commerce que fatura R$ 2 mil por hora. Se o site ficar fora do ar por 5 horas por falhas em servidores, a perda é de R$ 10 mil em um dia.

O investimento em link dedicado pode reduzir o risco desse tipo de problema, sendo possível demonstrar, em um relatório, o ROI imediato desse investimento.

Aumento de produtividade

Dispor de conexões ágeis impacta diretamente a velocidade de trabalho das equipes. Quando a internet está estável e dentro dos parâmetros adequados, as operações fluem, além de melhorar o desempenho em acessos remotos, downloads em nuvem e facilita a colaboração.

Alguns indicadores que permitem avaliar os ganhos de uma conexão estável e escalável são:

  • tempo médio para finalização de pedidos ou processos pela equipe interna;
  • tempo de resposta em atendimentos;
  • tarefas concluídas por hora ou por dia;
  • redução de horas extras.

Melhoria da experiência do cliente

O seu cliente percebe quando a qualidade de conexão da empresa não é adequada. Isso aparece na velocidade de acesso em plataformas rápidas, atendimento digital ágil e sem falhas e agilidade na logística. Tudo isso proporciona uma jornada fluida e capaz de aumentar a fidelização de clientes.

Segundo pesquisa divulgada pelo Google, 53% dos usuários abandonam uma página que demore mais que 3 segundos para carregar. Por isso, além de investir em sites otimizados, os servidores precisam contar, também, com conexões ágeis.

É possível mensurar se há algo errado ao avaliar a taxa de abandono do site e cruzar com o tempo de carregamento da página.

Como medir o retorno e justificar o investimento

Cada empresa precisará encontrar um caminho para medir o retorno direto e indireto dos investimentos em tecnologia e justificar a sua realização, bem como trazer mais confiança para liberação de orçamento quando for necessário.

Para calcular ROI em tecnologia, é preciso planejamento e saber quais dados devem ser analisados. Para ajudá-lo, separamos a seguir um passo a passo que vai ajudá-lo nesse processo.

Defina o que será medido

O primeiro passo é escolher quais indicadores representarão os ganhos. Eles devem ser mensuráveis objetivamente e ligados ao projeto de tecnologia que está sendo implementado.

Alguns exemplos são:

  • queda no tempo médio de atendimento (TMA);
  • redução de falhas ou interrupções;
  • crescimento de faturamento pós-melhoria;
  • redução de custos com suporte técnico;
  • redução de horas extras;
  • aumento na taxa de conversão.

Compare antes e depois

Uma forma de avaliar esse retorno é levantando dados do cenário antes da adoção de nova solução (por exemplo, 3 a 6 meses antes da mudança da infraestrutura de conectividade) e após alguns meses de uso.

Inclua custos diretos e indiretos

Para calcular o ROI com mais precisão, é importante incluir todos os custos envolvidos com o setor de tecnologia:

  • diretos: serviço de conectividade, instalação, equipamentos, licenças;
  • indiretos: capacitação, tempo da equipe de TI, integrações, migração de dados.

Considere ganhos intangíveis

Como você viu ao longo deste artigo, nem todo retorno é financeiro imediato, mas gera valor: reputação, satisfação dos colaboradores, segurança da informação e capacidade de inovar.

Para mostrar isso em um relatório, use métricas qualitativas (pesquisas de satisfação, NPS) para complementar a análise e reforçar o valor que as mudanças estão trazendo.

Conte com parceiros que trazem impactos reais nos resultados

Uma forma de aumentar o ROI é contar com parceiros que estão comprometidos não só com mudanças técnicas, mas que sejam capazes de gerar valor para sua empresa.

A Aloo Telecom investe em trazer para seus clientes retorno mensurável, segurança e inovação. Para isso, trazemos para sua empresa:

Investir em tecnologia, como conectividade de alta performance, é contar com um ativo estratégico. Ainda assim, saber calcular o ROI desses investimentos ajuda em decisões acertadas e justifica cada avanço, apontando os resultados concretos que cada um deles proporciona.

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