A importância da conectividade segura para o futuro das cidades inteligentes

O crescimento exponencial de grandes metrópoles requer uma infraestrutura de telecomunicações capaz de suportar a demanda de milhares de pessoas por conectividade. O surgimento de cidades inteligentes está diretamente relacionado com desenvolvimento de inovações como o 5G, a IoT e a fibra óptica

Isso significa aplicar ferramentas digitais para atender a questões de mobilidade, segurança pública e gestão para que membros dessas regiões desfrutem de maior qualidade de vida. Para entender como a infraestrutura de telecomunicações pode criar um ambiente mais seguro e quais são as tecnologias emergentes que colaboram para essa implementação, continue a leitura e confira nosso post!

O que é uma cidade inteligente?

Novas soluções surgiram com o avanço da tecnologia, o que trouxe uma grande melhora para o desenvolvimento urbano e para a qualidade de vida das pessoas. É nesse contexto que se encaixa o conceito de cidade inteligente.

Ela é projetada para abraçar a transformação digital, aumentando o nível de sustentabilidade e otimizando a parte econômica, ambiental e social de um município.

Para tal fim, é feito todo um planejamento inovador e inclusivo, com grande suporte das redes de telecomunicações a partir da inclusão de itens que resolvem diversos problemas encontrados no cotidiano.

Ademais, para que uma cidade seja considerada inteligente, dado o documento Cities in Motion Index (CIMI), ela deve atender a pilares como capital humano, coesão social, governança, economia, projeção internacional, planejamento urbano e tecnologia.

Quais são os desafios para garantir conectividade segura nas cidades inteligentes?

Conhecer as dificuldades que atrapalham a implementação desse tipo de infraestrutura é primordial para ter bons resultados. Para que você compreenda um pouco mais sobre tais desafios, explicamos em detalhes, a seguir:

  • Investimentos — o uso das tecnologias emergentes demanda infraestrutura e capital financeiro significativo;
  • Integração — é fundamental que todos os dispositivos trabalhem interconectados, o que pode ser complexo e desafiador;
  • Segurança da informação — há muitos dados gerados que precisam ser protegidos contra ataques cibernéticos, já que o Brasil é o segundo no ranking mundial nesse quesito;
  • Inclusão digital — é aconselhável que todos os habitantes aproveite os benefícios dos avanços tecnológicos para evitar desigualdades sociais;
  • Regulamentação — por fim, vale citar que é preciso trabalhar na legislação para facilitar a implementação da tecnologia.

Existem caminhos relevantes que devem trilhados para deixar as dificuldades de lado para endossar o desenvolvimento das cidades inteligentes, o que passa muito pelo que vamos explicar a seguir.

Qual o papel da infraestrutura de telecomunicações nas cidades inteligentes?

A infraestrutura de telecomunicações é fundamental para que todos os desafios sejam superados e, com isso, a conexão se torne eficaz e possibilite que os recursos incorporados nos ambientes tenham um funcionamento apropriado.

Ela viabiliza uma rede de alta velocidade que apoia a conectividade de sensores, dispositivos e sistemas, além de efetuar a coleta e compartilhamento de dados de maneira instantânea e segura.

Desse modo, os gestores melhoram a tomada de decisão e encontram soluções para tornar os locais mais eficientes, atendendo os pilares da cidade inteligente, oferecendo serviços públicos de qualidade, como boa mobilidade urbana e segurança pública.

Como as tecnologias emergentes estão contribuindo com as cidades inteligentes?

Existem diversas inovações que estão sendo implementadas nessas cidades do futuro para garantir conectividade, latência, velocidade e segurança dos dados. A seguir, explicamos algumas delas em mais detalhes. Confira!

Impactos do uso da inteligência artificial nas empresas

IoT

A IoT é responsável pela criação de dispositivos inteligentes que podem ser conectados à internet, o que ajuda a ter uma comunicação mais direta entre o aparelho e o operador para melhorar o dia a dia em uma cidade.

Essa solução pode ser, por exemplo, implementada em um semáforo, que vai interagir com a circulação da via para liberar os indivíduos conforme o volume de veículos em cada uma das direções.

Outra aplicação é o fechamento de vias para atendimento de emergências, auxiliando o trabalho de profissionais para atender ocorrências de alta prioridade. Tais aplicações são apenas um vislumbre do que essa inovação proporciona.

Fibra óptica

Incorporar nas cidades recursos que vão aumentar a velocidade de rede e diminuir a latência para transmitir dados também é fundamental para garantir a aplicação adequada do conceito de cidade inteligente.

É nesse aspecto que as redes de fibra óptica se tornaram cruciais, possibilitando a redução da latência e o aumento da agilidade em relação aos outros materiais antes existentes. Assim, é factível transferir grandes volumes de dados, como os gerados pelos dispositivos IoT, de maneira mais eficiente.

Backbone de Rede

A backbone de rede trabalha como uma espinha dorsal para permitir que a infraestrutura de telecomunicações de uma cidade inteligente trabalhe adequadamente, já que ele conecta diferentes sistemas e dispositivos existentes.

Por meio dele, pode-se assegurar que todos os dados sejam transmitidos com agilidade e segurança entre os mais distantes pontos. Porém, é necessário desenvolver uma rede longa, que conecta toda a cidade.

Atividades relacionadas ao transporte, segurança e gestão de energia funcionam com coordenação e eficiência, ajudando a produzir bem-estar aos cidadãos e a otimizar os serviços públicos disponíveis.

5G

Presente no Brasil desde 2022, o 5G promete alcançar 179 milhões de assinantes até 2030, atingindo uma adoção em 77% do potencial de usuários, segundo o RCR Wireless News.

Além do ganho imediato de velocidade nos downloads e uploads de dados, esse recurso oferece tempos de latência — atraso entre envio e recebimento de uma informação — muito curtos. Isso promove a transferência em tempo real e ainda facilita a conexão de vários usuários automaticamente. 

Para o trânsito, por exemplo, que representa um dos problemas mais sérios das grandes cidades, o 5G pode ser a solução para garantir uma comunicação eficiente entre os semáforos, sensores de veículos conectados, otimizando o fluxo instantaneamente, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança nas ruas.

Uma ampla rede de telecomunicações consegue promover a conectividade e a segurança necessária para o funcionamento adequado de uma cidade inteligente. Juntos, esses recursos trazem conforto para os cidadãos, eficiência para as empresas e um feedback para que gestores públicos possam tomar decisões alinhadas com as necessidades regionais.

Quer saber as principais novidades no setor de telecomunicações? Então assine nossa newsletter e descubra como algumas inovações exercem impacto direto em sua rotina!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.