 
        
    Conheça 6 vantagens do outsourcing de TI
O outsourcing de TI, ou terceirização de TI, é uma estratégia das empresas para reduzir o custo desse departamento sem comprometer a sua eficiência.
Hoje, a TI é um dos departamentos de maior importância nos negócios, quer eles sejam voltados para o digital ou não, garantindo a continuidade dos sistemas que permitem às empresas produzirem valor. Mas o que acontece quando ela é terceirizada e por que o outsourcing de TI é um mercado que avança 10% ao ano no país desde 2010?
Descubra as respostas para essas perguntas nos tópicos a seguir!
1. Continue focado no core business
Com o avanço do uso de tecnologia nas empresas, boa parte delas tiveram que fazer contratações fora da sua área de expertise. É provável que você tenha, além de um responsável pelo departamento, analistas de TI à sua disposição e outros profissionais, como analistas de BI e até cientistas de dados. Mas será que isso não está influenciando a capacidade da sua empresa de gerar riqueza?
É que, enquanto ela investe em setores de TI que não são parte do core business, a organização deixa de fazer importantes alocações de recursos em inovação e em outras áreas que darão vantagem competitiva para o negócio.
Por isso, o primeiro e maior motivo para fazer o outsourcing de TI em uma empresa é concentrar-se no seu core business. Removendo a necessidade de fazer a gestão de ativos em TI, a sua empresa pode voltar a focar seus esforços no negócio principal, sem perder eficiência nas tecnologias que utiliza no dia a dia.
2. Economize dinheiro com o outsourcing de TI
O segundo motivo mais importante para investir em outsourcing de TI é a redução de custos. Já pensou como seria muito mais fácil gerir esse departamento se ele seguisse sempre à risca com o orçamento disponibilizado para ele?
Com o outsourcing de TI, é possível garantir isso. Os contratos estabelecem tanto o nível de serviço oferecido pela empresa de outsourcing quanto os valores a serem pagos por ele — de maneira predefinida.
Ou seja, como na contratação de um serviço de nuvem, você não paga por mais do que o seu departamento de TI precisa. As empresas de outsourcing podem reduzir o custo da sua TI porque utilizam os mesmos profissionais para atender um grupo de clientes em suas demandas, eliminando períodos de ociosidade na rotina das equipes.
Esse melhor custo-benefício na administração da TI terceirizada garante que sobrarão recursos no seu orçamento de TI para investir em outras áreas do desenvolvimento de negócios.
3. Flexibilize a atuação da sua TI
No nosso exemplo inicial, mencionamos uma possibilidade: o seu departamento de TI conta com profissionais mais especializados do que realmente precisa. Porém, o contrário é tão comum quanto. Muitos departamentos de TI, por reservas no orçamento, não contam com os profissionais necessários para avançar os negócios da empresa e, por isso, trazem pouco retorno.
Quando falamos em flexibilizar a ação da sua TI, estamos tratando exatamente desse problema. O outsourcing permite que o seu negócio tenha acesso a profissionais altamente especializados e a recursos e inovações em TI que uma empresa de médio porte não poderia manter na folha de pagamentos.
Já pensou a sua TI trabalhando para automatizar o negócio, entender os dados de clientes e proporcionar uma experiência de consumo melhor? Com o outsourcing, isso é possível.
4. Evite problemas com a disponibilidade de serviços
Um problema que a sua TI enfrenta todos os dias — e talvez você nem saiba que existe — é a indisponibilidade de serviços. Os departamentos estão em uma frequente batalha para garantir que o funcionamento das tecnologias que facilitam a realização de negócios seja constante, mas mesmo eles têm que descansar eventualmente.
Nesses momentos, o seu cliente ou profissional pode enfrentar uma indisponibilidade de serviços que custa caro para o seu negócio.
Com o outsourcing de TI fica mais fácil evitar essas indisponibilidades. Além de a sua equipe nova de TI ter mais experiência e mãos disponíveis para trabalhar no seu projeto, ela também terá equipes que trabalham em plantão para garantir alta disponibilidade de serviços sem custo adicional na sua folha de pagamento.
5. Dê atenção ao compliance e à segurança da informação
Novas legislações, como a GDPR e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), tornaram gestores mais atentos para um desafio: manter os dados dos clientes seguros.
Compliance e segurança da informação são dois assuntos importantes nos departamentos de TI, mas nem sempre as equipes reduzidas que trabalham dentro das empresas conseguem dedicar todo o tempo que gostariam a eles. Tendo que equilibrar tarefas de infraestrutura e manutenção, muitas vezes elas acabam deixando a segurança de dados e o compliance em último plano — o que jamais deveria acontecer.
Com ajuda de uma consultoria de TI, que conta com certificações de segurança de ponta e regimentos de compliance modernos, a sua empresa poderá livrar-se desse problema de uma vez por todas.
6. Aumente a sua competitividade com o outsourcing de TI
Já parou para pensar quantas vezes a TI do seu negócio, em vez de acelerá-lo, funcionou como um empecilho para a produtividade e a competitividade?
Departamentos pequenos têm dificuldade de se manter a par das principais novidades do mercado, bem como de competir de igual para igual com os provedores maiores. Isso faz com que o seu empreendimento seja prejudicado no longo prazo. Afinal, que cliente não gostaria de contar com um time de suporte maior e com capacidades extraordinárias?
Ao terceirizar a TI, o seu negócio nivela a competição e pode contar com os profissionais especializados que existem nos departamentos de grandes empresas com foco em digital.
Terceirizar a TI da sua empresa significa receber suporte de qualidade para todos os problemas que ela enfrentar, sejam eles de infraestrutura ou software. É reduzir o custo do departamento sem perder eficiência e, principalmente, garantir a continuidade dos negócios sem prejudicar o foco. Por isso, é uma excelente opção para os donos de pequenos e médios provedores.
Gostou de conhecer as vantagens do outsourcing de TI e quer começar a sua jornada para terceirizar a tecnologia da informação no seu negócio? Fale agora mesmo com um consultor da Aloo Telecom e descubra como podemos ajudar!
 
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