 
        
    VPN protege a privacidade online? Entenda mais aqui
Com o aumento da preocupação com a privacidade online, afetando tanto pessoas quanto instituições — sejam elas privadas e governamentais —, surgem no mercado diversas ferramentas que podem ser usadas por quem quiser se proteger e deixar o mínimo de rastro possível de suas transações em meios virtuais.
Uma das opções mais empregadas para essa função é a VPN. Por isso trazemos algumas informações relevantes sobre o assunto ao longo do artigo, explicando o que ela é e quais suas principais funções. Você ainda entenderá melhor se a VPN protege a privacidade de fato quando está online. Acompanhe-nos e tenha uma ótima leitura!
O valor das informações
Muitos de nós já sabemos que a cada instante navegado na Internet, seja durante o trabalho ou em redes sociais durante o horário de descanso, empresas buscam coletar o máximo de dados possível.
Podem ser variadas as fontes dessas informações — nas redes sociais e nos buscadores, por exemplo, analisam desde nossos cliques em determinados links, a quantidade de tempo que demoramos em certa página que acessamos, região de que acessamos um serviço ou até mesmo o quanto assistimos de determinado vídeo.
Esses dados em quantidade satisfatória, ao serem cruzados por algoritmos, segmentam os usuários em públicos-alvo e consequentemente são disponibilizados aos anunciantes de suas plataformas. Algumas vezes receber ofertas daquilo que estávamos procurando em um buscador de palavras-chave, diretamente em nosso feed nas redes sociais, pode não ser considerado por todos nós uma questão tão grave assim e que nos gere preocupação.
Se você se encaixa nesse grupo dos “despreocupados”, temos uma má notícia. Saiba que existem também outros interessados nessas informações, desconhecidos e mal-intencionados, que buscam roubar os dados usando todas as artimanhas possíveis.
E acredite: ter uma invasão em sua privacidade online pode dar muita dor de cabeça — mas dá para evitar isso. Mostraremos como podemos fazê-lo com o uso de VPNs na sequência, confira.
O conceito de VPN e a real proteção à privacidade
Para evitar muitos dos problemas que uma navegação desprotegida traz, a VPN está sendo cada vez mais utilizada pelo mundo todo. A sigla significa Virtual Private Network (Rede Virtual Privada, em inglês) e tem como função exercer a conexão de uma rede privada de internet — aquela utilizada em sua casa de maneira direta com seu provedor ou na rede interna do trabalho, por exemplo — com a rede pública.
Essa conexão amplia as funcionalidades de uma rede de Internet privada, bem como a conexão de dispositivos diretamente com as redes corporativas — como se estivessem em sua própria rede local. São capazes também de fornecer maior segurança, pois facilitam o gerenciamento do acesso à rede e do tráfego que acontece nela.
As redes VPN andam chamando bastante atenção pelo mundo corporativo, pois estão sendo muito utilizadas devido às suas funcionalidades provenientes da criptografia aplicada às informações durante a conexão do usuário na rede. Ou seja, uma rede VPN criptografada deixa sua conexão totalmente camuflada e inutilizada para qualquer um que esteja na tentativa de interceptar os dados ali trafegados.
Tipos de VPN
As VPNs podem ser divididas em alguns tipos diferentes e cada uma trabalha de uma forma. Cabe aos gestores da área de TI saber qual delas pode resolver melhor o problema em pauta — e para ajudar você nisso, trazemos a seguir dois dos principais modelos de VPN.
Uma das redes mais comuns implementadas hoje é a VPN de acesso remoto. Com ela é possível conectar um dispositivo a uma rede corporativa, como se estivesse in loco. Esse tipo de configuração é usado para aumentar a segurança das conexões internas e dos dados trafegados no cotidiano do expediente, como transações, dados bancários, documentos importantes, entre outros.
O segundo modelo de VPN, para facilitar a explicação, vamos pensar em duas filiais de um escritório, mas que estão muito distantes entre si. A ligação física entre as duas redes por cabos é impossível devido a tal distância. Nesse caso é a solução mais conveniente seria a de conectar ambas, independentes, por uma VPN Site-to-Site — conectando-as virtualmente.
Principais funções da VPN
Saiba que diariamente são detectados inúmeros ataques e tentativas de sequestro de dados no mundo inteiro. Como já mostramos durante este conteúdo, dados são recursos muito valiosos no mundo da informação e não podemos apenas deixá-los facilmente disponíveis para qualquer um ou para qualquer organização capturá-los — não é necessário o risco tê-los roubados e utilizados ilicitamente prejudicando nosso negócio.
Algumas das funções disponibilizadas pelo uso de uma VPN são muito importantes para dificultar muito ou até mesmo impossibilitar essas ações por terceiros. A seguir, trazemos as principais delas que pensamos ser as mais importantes para você conhecer e te ajudar a manter a conectividade em segurança:
Criptografia: codifique seus dados
Já falamos dela anteriormente, mas é um aspecto tão importante de uma VPN que vale a pena realçá-la. Existem muitas ferramentas capazes de interceptar nossas conexões — seja por meio de malwares, seja por meio de sniffers — e esse recurso (a VPN) deixa a missão de captura das informações impossível para a maioria delas.
A criptografia oferecida pela VPN codifica todos os dados da sua navegação, possibilitando a leitura apenas pelo seu próprio dispositivo e mais ninguém.
Autenticação: saiba quem acessa sua rede
Um recurso de segurança muito importante que uma VPN disponibiliza a seus usuários é a função que faz a rede e todo o sistema terem certezas da origem daquela conexão. Por exemplo, uma rede de Internet interna, com dados confidenciais e valiosos armazenados em seus servidores, precisa ter a segurança sobre quem está acessando as informações.
A VPN processa os dados que entram e saem da rede de maneira instantânea, a partir de sua configuração e protocolos — um sistema de rede pode autenticar o usuário apenas por login e senha, mas outros, mais robustos e seguros, têm capacidade de pedir por tokens ou outras formas avançadas de autenticação.
Compreendemos, no decorrer do artigo, qual a importância da proteção de nossas informações e como uma VPN protege a privacidade dos usuários durante seu acesso à Internet, seja em um ambiente de trabalho ou em casa.
Se você ficou com alguma dúvida ou não sabe ainda como contratar um serviço de VPN adequado aos seus negócios, aproveite a visita e assine a nossa newsletter!
 
                            ![[Quiz] Você conhece os principais termos da TI corporativa?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Quiz-Voc%C3%AA-conhece-os-principais-termos-da-TI-corporativa-05.jpg)
![[RC] Post – Cloud Computing: o que é, quais as vantagens e como implementar?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2021/04/CTA-Cloud-computing-02.jpg)

![[E-book] Guia completo: como otimizar serviços de um provedor de internet](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/07/CTA_Como-otimizar-servi%C3%A7os_final.png)

 
         
         
         
         
         
         
        