tipos de fibras ópticas

Tipos de fibras ópticas: conheça aqui os principais

Mais do que comunicações rápidas e processos eficientes, a dinâmica intensa do mercado caminha para um cenário em que mundos físico e digital devem estar cada vez mais conectados. E como nada disso funciona sem uma boa internet, conhecer os tipos de fibras ópticas ao seu dispor pode ser uma peça-chave para manter seu negócio competitivo.

Para ajudar você nessa missão, abordaremos aqui quais são as principais soluções de fibra óptica e como encontrar a tecnologia ideal para oferecer aos seus clientes. Siga a leitura e confira!

Como a fibra óptica ganhou espaço no mercado?

Que a fibra óptica é a tecnologia de internet mais recente no mercado, e a com melhor desempenho, muitos empreendedores já sabem. Mas, além de velocidades incrivelmente rápidas e maior estabilidade de sinal, existem alguns detalhes importantes a se compreender.

O crescimento da internet banda larga fixa e, consequentemente, do sistema de fibra óptica no Brasil e no mundo foi impulsionado pela expansão de tecnologias avançadas no mercado.

Com a transformação digital, também veio a necessidade de conexões mais rápidas, redes estáveis, facilidades na instalação e gerenciamento do serviço de internet, segurança, enfim, atributos que viabilizassem o uso de todas as inovações e, de fato, otimizassem o desempenho das empresas.

Resumindo, há uma expansão na demanda de redes de alta performance, com uma estrutura ágil e robusta que permite automatizar todos os processos da empresa.

Assim, a escolha do tipo de cabo tem uma grande importância para os provedores e empresas que atuam nesse mercado, de modo que se tornem capazes de oferecer proteção e qualidade na transmissão de dados via banda larga à altura das novas tecnologias.

Quais são os principais tipos de fibra óptica?

Basicamente, são dois tipos de fibras ópticas disponíveis no mercado: a monomodo e a multimodo. Entre as suas principais diferenças, podemos destacar o material utilizado para produção e o diâmetro da fibra, o que interfere diretamente na forma como a luz é transmitida e na dispersão do sinal durante esse trajeto.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada uma delas.

Fibra óptica monomodo

A fibra monomodo, representada pela sigla SM, tem como principais características o seu núcleo de vidro com espessura bem pequena (8 a 10 mícrons), que faz a luz percorrer um único caminho de propagação. Com isso, ela pode alcançar distâncias maiores, com menos perda de qualidade de sinal e interferência na transmissão de dados.

Ainda, vale mencionar que a fonte de luz utilizada para geração de sinal no sistema monomodo são os Diodos Laser, que apresentam um alto desempenho. Conforme as tecnologias utilizadas — amplificadores e regeneradores —, a fibra monomodo é capaz de percorrer até 8 mil quilômetros, atravessando, inclusive, o oceano.

A fibra monomodo é uma excelente alternativa para quem necessita de um alto nível de qualidade e de instalação em distâncias maiores. Contudo, sua estrutura de funcionamento exige maior habilidade técnica dos colaboradores envolvidos, bem como resulta em um custo mais elevado.

A título de curiosidade, o cabo da fibra óptica monomodo é amarelo, o que facilita a sua identificação.

Fibra óptica multimodo

A fibra multimodo, também conhecida pela sigla MM, tem um núcleo maior do que a fibra monomodo e, consequentemente, mais espaço para passagem da luz ao longo da fibra. Isso significa que ela se propaga em várias direções, e mais de um feixe de luz pode ser enviado ao mesmo tempo.

Embora sua distância máxima seja menor que a alternativa monomodo (até 2 quilômetros) e tenha taxas de transmissão mais baixas, seus diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores.

É um tipo de fibra óptica que normalmente usa fontes de luz com menor intensidade, como os Diodos Emissores de Luz (LED), e o seu custo também costuma ser menor. Normalmente, é o modelo mais aplicado em residências e backbone de edifícios comerciais com cabeamento horizontal.

A fibra multimodo é encontrada em dois tamanhos distintos de núcleo e cinco variedades. São elas:

  • OM1 de 62,5 mícrons;
  • OM2 de 50 mícrons;
  • OM3 de 50 mícrons;
  • OM4 de 50 mícrons;
  • OM5 de 50 mícrons.

Como escolher o melhor tipo de fibra óptica para oferecer aos clientes?

Primeiramente, a escolha do melhor tipo de fibra óptica para oferecer um serviço satisfatório aos clientes deve considerar o perfil desse público-alvo — conhecer bem suas demandas, onde estão localizados, o quanto estão dispostos a pagar pela tecnologia, entre outros fatores.

Afinal, a distância a ser percorrida pelos dados transmitidos e a função a ser desempenhada são decisivas para garantir uma experiência positiva aos usuários.

Se os seus consumidores dependem da transmissão de uma grande quantidade de dados, com poucas oscilações de sinal e uma comunicação de longa distância, por exemplo, a fibra monomodo é a escolha mais acertada.

Já no caso de uma base de clientes que utilizam redes internas, onde vários dispositivos realizam troca de pacotes de dados simultaneamente e o sinal é transmitido para curtas distâncias, a fibra monomodo consegue manter a qualidade.

Outro aspecto relevante nesse processo decisório é a escolha dos seus parceiros, ou seja, dos fornecedores de materiais, ferramentas e produtos que serão utilizados na estruturação da sua rede. Isso porque esses fatores influenciam a qualidade do serviço prestado e a rentabilidade do seu negócio.

Faça um levantamento das melhores alternativas disponíveis no mercado, procure saber a experiência de outras empresas com aquela marca e, sobretudo, avalie a relação de custo-benefício, os valores que serão agregados.

Ao contratar fornecedores, você investe na infraestrutura das suas operações. Portanto, atentar-se a cada detalhe é fundamental para obter bons resultados.

Ademais, lembre-se de verificar a compatibilidade dos cabos e conectores com o restante dos elementos, bem como treinar o seu time em relação a todas as mudanças que serão implementadas.

Como vimos, existem dois tipos de fibras ópticas que podem ser incorporadas à prestação de serviços de um provedor de internet. Porém, cada uma delas vai atender melhor a um perfil de consumo diferente. Por isso, a escolha das estratégias e soluções certas é um passo fundamental para tornar o seu negócio mais competitivo.

Quer encontrar as melhores soluções para aprimorar os resultados da sua empresa? Entre em contato com o time de especialistas da Aloo!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.