Entenda o que é o ticket médio e saiba como aumentar o do seu provedor
Com a concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas de telecomunicações, ficou evidente a necessidade de maior atenção por parte das companhias: não somente às suas metas de crescimento, mas também às tendências do mercado e aos índices que podem impactar diretamente o seu negócio. Um dos principais indicadores para as empresas provedoras de serviço de internet é o valor do ticket médio.
Trata-se da média do valor recebido por uma empresa de seu cliente, mas entender apenas o significado pode não ser o suficiente para utilizar esse conceito no dia a dia da administração de seu negócio. Durante nosso artigo, você vai conferir os detalhes sobre o que esse índice representa.
Vamos explorar os principais aspectos que influenciam o valor do ticket médio e como um provedor de Internet pode aproveitar esses dados para melhorar os resultados de seus investimentos. Acompanhe tudo na sequência e tenha uma boa leitura!
O que é ticket médio: entenda o conceito
De maneira bem resumida, podemos entender ticket médio como o valor médio gasto pelos clientes em cada compra de seu serviço ou produto. Pode ser calculado da seguinte forma: basta dividir o total da receita gerada pelo número de clientes ativos.
Esse índice é importante para monitorar o desempenho financeiro das empresas e tomar decisões estratégicas com base nas necessidades do mercado. Além disso, o índice também pode ser usado como uma forma de comparar a performance entre seus concorrentes de mercado e sua empresa.
Sobre a importância do conhecimento do valor do ticket médio
O valor do ticket médio é um importante indicador de como está a receita do seu negócio. É por meio dele que você pode identificar se as vendas (e quais delas) tiveram crescimento, queda ou se ficaram estáveis em relação a um determinado período.
Além disso, esse índice também mostra se os clientes estão comprando produtos e serviços mais ou menos caros de seu provedor. Ainda com base nesse índice, é possível tomar decisões sobre investimentos e nas principais mudanças nas estratégias, seja de marketing ou nas vendas, seja nos Recursos Humanos.
Por exemplo: se ocorreu uma queda no valor do ticket médio de uma empresa provedora de acesso à Internet, pode significar que os clientes estão comprando serviços e produtos com menores preços — mas são inúmeros os possíveis fatores capazes de contribuir para isso e nem todos são negativos par aos negócios.
Sabendo disso, nesse caso, é preciso que sua equipe analise outros aspectos para saber qual foi a causa dessa redução nas vendas. Se, depois das análises, foi detectado que o problema ocorreu por conta de uma crise financeira, talvez seja necessário diminuir o preço dos produtos para atrair mais clientes.
Talvez você descubra que existe um provedor concorrente com preços mais atrativos do que o da sua empresa, problema que deve ser trabalhado e resolvido. No entanto, é importante ressaltar que o valor do ticket médio não deve ser considerado de maneira isolada de outros índices.
É preciso analisá-los em conjunto: o valor do ticket médio aumentou, mas como está a sua taxa de conversão? E o número de vendas por períodos (dia, mês e ano), também aumentou? Se o ROI aumentou, a queda do valor do ticket médio pode não ser um problema.
Somente assim será possível ter uma visão mais ampla da situação financeira do seu provedor de internet e tomar decisões estratégicas que melhor condizem com as demandas que ela atende.
Confira as principais dicas para aumentar o ticket médio do seu provedor
Aumentar o ticket médio de uma empresa provedora de internet pode ser um desafio. São diversos os fatores que podem influenciar essa métrica, desde o perfil do cliente até a qualidade do serviço prestado.
Mesmo assim, está longe de ser algo impossível, pois existem algumas estratégias para melhorar o valor médio das faturas dos seus clientes e aumentar, assim, as receitas da sua empresa. Ao aplicar as dicas a seguir, você pode ter mais sucesso com esse objetivo.
Ofereça produtos complementares e personalizados
Uma forma de melhorar o ticket médio é oferecer aos clientes produtos complementares que atendam às suas necessidades. Isso amplia as opções de escolha dos consumidores e aumenta a chance de eles comprarem um conjunto maior de serviços ou produtos oferecidos por sua empresa.
Para isso, é importante analisar bem esses perfis para identificar quais são as soluções ideais para cada grupo. Empresas prestadoras do serviço de internet dedicada costumam realizar essa análise em companhia dos profissionais responsáveis pelo setor financeiro de suas organizações.
Eles acompanham os contratantes desde o primeiro contato pré-venda, por exemplo. Assim, já chegam na conversão sabendo qual seria o ideal para cada tipo de negócio.
Avalie suas ações de marketing
Para saber se suas ações de marketing estão efetivas, é importante monitorar o retorno sobre o investimento (ROI). Isso significa analisar qual foi o custo para realizar determinada ação e compará-lo com os resultados alcançados.
Com base nessa análise, você poderá identificar quais foram as iniciativas mais rentáveis e repetir essas práticas em outras campanhas. Por outro lado, também será possível perceber se houve desperdício de recursos e evitar que isso volte a acontecer.
Mantenha a qualidade no oferecimento de seus produtos e serviços
Preste atenção às avaliações da sua empresa nas redes sociais e sites de reclamação. Se ocorrer algum problema, solucione-o o mais rápido possível para não afetar a imagem da marca. Além disso, mantenha a qualidade dos seus produtos e serviços em dia. É importante oferecer um bom atendimento para conquistar a fidelização de clientes.
Além disso, sua empresa pode planejar e oferecer mais benefícios para os clientes em comparação aos seus concorrentes. Isso vai ajudar ainda mais a aumentar as vendas e o valor do ticket médio de cada cliente, pois estarão muito mais à vontade de fazer negócios com o seu provedor.
Portanto, o ticket médio é um valor que pode ser aumentado se a empresa oferecer um melhor atendimento, produtos e serviços de qualidade para os clientes. Seu cálculo é realizado somando todas as vendas e dividindo pelo número de clientes dessas vendas. É uma métrica muito importante para provedores de internet, pois sua variação consegue indicar se seu produto vem sendo bem recebido pelos usuários ou não.
E aí, o que você achou da nossa explicação e de nossas dicas sobre o ticket médio? Você sabe outra maneira de aumentar esse valor em uma empresa provedora de internet? Deixe sua resposta logo abaixo, nos comentários, queremos a sua participação!