Qual a importância dos planos de expansão e como executá-los?
A execução dos planos de expansão para uma empresa podem ser bastante complexos. Entender todos os aspectos envolvidos nesse processo demanda muita atenção dos gestores e executivos. Nós sabemos o quanto isso é importante e trazemos detalhes sobre esse tema, neste artigo.
As empresas modernas estão cada vez mais dependentes do crescimento contínuo para manterem sua competitividade. Isso se deve ao fato de termos um mercado globalizado e consumidores cada vez mais exigentes. Para se manterem relevantes, as organizações precisam inovar constantemente e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades do público.
Além disso, as empresas precisam investir em tecnologia para se tornarem mais eficientes. Para entender cada um desses pontos, não deixe de continuar a sua leitura. Veremos o significado dos planos de expansão para as companhias e como uma melhor conexão e comunicação entre seus colaboradores pode ajudar nessa tarefa. Tenha uma boa leitura!
O que são os planos de expansão?
Planos de expansão empresarial referem-se ao crescimento planejado da empresa pelos mais diferentes meios. É mais comum que essa expansão se dê pela aquisição, abertura de novas unidades ou otimização nos processos internos, sejam eles logísticos, sejam comunicativos ou quaisquer outros.
Uma estratégia de crescimento pode ser interna, como inovar e oferecer produtos e serviços mais rentáveis (tanto para a empresa quanto para o cliente) ou expandir a geografia atual do negócio. Pode ser, também, externa, como no caso de comprar outra empresa para usufruir as suas melhores tecnologias, clientes e talentos.
A seguir, você vai entender melhor como esses planejamentos funcionam na prática e quando é necessário que a sua empresa comece a pensar neles.
Por que os planos de expansão são importantes?
O planejamento de crescimento está se tornando cada vez mais importante no mundo moderno e tecnológico, pois os mercados globais vêm ficando mais competitivos do que já eram.
As empresas precisam ter um plano para alcançar o sucesso a curto, médio e longo prazos. Caso contrário, elas podem facilmente ficar para trás e perder o market share já conquistado para seus concorrentes, que se demonstram ágeis e com melhores planejamentos.
O que um bom planejamento de expansão proporciona?
Crescimento é a palavra de ordem aqui. Uma das principais razões para planejar o crescimento é aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. As empresas podem usar o crescimento para ganhar mais quota de mercado, adquirir clientes, melhorar sua posição competitiva, entre muitos dos outros motivos que citamos.
Cada pequena vitória pode ser transformada em um grande impulso para a expansão do negócio.
Melhora a economia de escala
Ao expandir seus negócios, as empresas podem obter economias de escala que não estariam disponíveis se permanecessem nas mesmas dimensões. As economias de escala são conseguidas quando uma companhia produz em massa, permitindo-lhe reduzir custos unitários e preços para os consumidores finalmente.
Isso torna a companhia mais competitiva no mercado global e leva às receitas maiores dos produtores existentes naquele país específico — um resultado bastante positivo para todos os envolvidos!
Faz com que a empresa cresça de forma organizada
Uma boa estruturação do plano de expansão auxilia a diretoria na tomada de decisões, mantendo o foco nos objetivos traçados. É possível identificar com antecedência os riscos que podem surgir e, assim, minimizá-los. Ainda, cria um diferencial competitivo para a empresa.
Minimiza os riscos e instabilidades do mercado
Minimizar os riscos e problemas futuros com o mercado é a principal vantagem do planejamento. Sem um plano bem traçado, uma companhia pode facilmente se meter em problemas financeiros ou, até mesmo, fazer escolhas erradas que podem arruinar todo o negócio.
Ao elaborar um plano de crescimento, as empresas têm a oportunidade de analisar todos os riscos potenciais e minimizá-los antes de prosseguir com qualquer iniciativa de expansão. Isso torna muito mais provável que as metas sejam alcançadas sem quaisquer problemas no futuro próximo.
Ajuda seus executivos, gestores e colaboradores nas tomadas de decisão
Quando uma companhia está prestes a expandir suas operações para um novo mercado, ela precisa tomar decisões importantes sobre diversos aspectos do negócio, desde onde abrir sua nova unidade até qual produto oferecer nesse local.
No entanto, essas decisões nem sempre são fáceis de tomar por conta própria e isso pode levar à perda de tempo e dinheiro. Um bom plano fornece diretrizes claras para ajudar as empresas a tomarem as melhores decisões possíveis para maximizar seus resultados nos mercados-alvo escolhidos.
Diversifica as fontes de ganhos
Uma das principais vantagens de se expandir é que a empresa diversifica suas fontes de renda. Isso significa que, se uma das áreas da companhia não estiver performando bem, outras poderão compensar essa queda. Diversificar as fontes de rendimento também torna a empresa menos vulnerável às flutuações do mercado e à concorrência.
Permite o crescimento orgânico
O crescimento orgânico é um processo em que uma empresa usa seus recursos internos para desenvolver e implementar novos produtos e serviços, abrir novas unidades ou alcançar novos mercados geográficos.
É considerado um tipo mais saudável de expansão porque geralmente envolve menor risco financeiro do que a aquisição ou fusão com outra empresa. No entanto, ele também pode ser mais demorado e complexo do que os outros tipos de crescimento, pois requer maior investimento de recursos.
Promove sustentabilidade
Um plano bem executado leva a um crescimento sustentável da empresa a longo prazo, uma vez que permite à organização adotar medidas preventivas contra eventuais problemas futuros na economia e na sociedade.
Além de ajudar a manter a empresa sempre atualizada, aumentando as chances de sucesso da marca — com todas essas facilidades, fica bem mais fácil sobreviver no mercado competitivo da atualidade.
Como começar os planos de expansão da minha empresa?
Vimos, no decorrer do nosso texto, que os planos de expansão dependem de inúmeras análises e observações acertadas sobre a situação da companhia em relação ao mercado. Sem uma comunicação plenamente efetiva para sua empresa, muitas dessas necessidades não poderão ser realizadas. O mercado vem exigindo uma comunicação mais ágil entre os agentes de produção e entre eles e os clientes.
Por isso, você deve contar, antes de tudo, com um provedor de internet de qualidade. Apenas dessa maneira é que a sua companhia poderá pensar na ideia de expandir suas operações e considerar fatores nesse sentido, como a segurança, a infraestrutura e a gestão financeira otimizadas para sua companhia. Executar seus planos de expansão poderá ser muito mais fácil, aprimorando sua conexão com a internet buscando melhores parcerias e com melhores serviços.
Queremos saber o que você acha sobre os planos de expansão, deixe seu comentário logo abaixo: sua empresa está preparada para assumir esse planejamento? O que ela pode ter mais dificuldade, na sua opinião? Estamos ansiosos para saber da sua resposta!