6 vantagens estratégica dos servidores na nuvem
A computação em nuvem é um dos segmentos em tecnologia que mais crescem. Para se ter uma ideia, o Brasil é o 5º país que mais a consome, segundo dados da Synergy Research Group. Entre as soluções, os servidores na nuvem se destacam por suas diversas vantagens para uma empresa.
Neste post, entenda como esse tipo de hospedagem é diferente das opções tradicionais. Conheça também 6 vantagens dela e como se tornam um diferencial competitivo. Boa leitura!
Como a hospedagem na nuvem se diferencia?
De forma tradicional, uma empresa precisaria construir toda uma infraestrutura com servidores, a fim de acessar no dia a dia os softwares que precisa para o trabalho. No caso do servidor em nuvem, o sistema é diferente.
Isso porque ele pode alocar bancos de dados e softwares de uma empresa online, a partir de data centers localizados em diferentes lugares. Assim, a organização não se preocupa com a estrutura física, nem seu cuidado, pagando apenas pelo acesso do que precisa.
Dessa forma, independentemente do dispositivo usado, um funcionário consegue usar os mesmos aplicativos de qualquer lugar, bastando apenas ter conexão com a internet, a fim de acessar sua conta.
A variedade do que se pode fazer em nuvem é muito grande, dividindo-se em quatro categorias:
- SaaS: os servidores na nuvem hospedam aplicações que a empresa quer usar, como e-mails e softwares de gestão;
- PaaS: a empresa acessa estruturas para criar as suas próprias aplicações, ferramentas e sistemas operacionais;
- IaaS: por um provedor, a empresa pode alugar servidores em nuvem e espaço de armazenamento, a fim de construir seus produtos;
- FaaS: a empresa paga pelo acesso a uma aplicação na nuvem apenas quando precisa usá-la.
Quais as vantagens dos servidores na nuvem?
Os servidores na nuvem têm se tornado cada vez mais utilizados, devido a suas vantagens. Confira 6 delas a seguir!
1. Redução de custos
A escolha pela migração para servidores em nuvem está relacionada aos custos operacionais, que nesse caso, diminuem consideravelmente.
Isso porque a empresa pode contratar apenas as estruturas de que precisa online, evitando o investimento em equipamentos físicos para montar um servidor próprio. Por não precisar cuidar dessa parte, a manutenção do servidor é mais simples, por meio de um monitoramento constante, que identifique falhas.
2. Escalabilidade e flexibilidade
A nuvem por si só é flexível, já que torna a empresa independente de uma infraestrutura complexa própria. Além disso, na contratação de um servidor e outras estruturas, é possível aproveitar diferentes modelos. Por exemplo:
- privado: somente uma empresa utiliza a solução;
- público: os servidores podem estar em mais de um data center e serem usados por várias empresas;
- híbrido: uma combinação dos outros dois modelos, a empresa pode escolher em qual tipo de nuvem usar determinado serviço.
Relacionado a isso, o servidor em nuvem também auxilia na escalabilidade. Isso porque a organização pode acessar soluções personalizadas, conforme as suas necessidades e projeto de expansão, mesmo que sejam pontuais. No modelo tradicional, isso demandaria a compra de um novo servidor com mais capacidade, além de custos com instalação e adaptação da estrutura do espaço.
Se ela precisa de mais espaço, o provedor consegue cumprir essa demanda sem que a empresa se preocupe. Isso significa que ela pode contar com uma infraestrutura crescente e adaptável, sem gastar de forma inesperada, nem perder a qualidade dos serviços que oferece.
3. Maior segurança
O servidor na nuvem conta com muitas camadas de segurança, inclusive em termos de acesso, a partir de usuários individuais. Assim, os dados ficam mais protegidos de invasões, como ataques DDoS, por meio de medidas de segurança como criptografia.
Além disso, o fato de contar com armazenamento em data centers variados, ao redor do mundo, colabora para mais proteção. Nesse caso, em termos de backup, isso também é uma vantagem. Afinal garante que qualquer problema no original não impacte as operações do dia a dia. Outro aspecto é que o backup é realizado com frequência de minutos, o que auxilia na segurança.
Por sua vez, a questão da segurança também influencia na economia, já que um servidor local precisa de um plano estratégico, com mais profissionais dedicados a ele, e que possam agir rápido mediante um ataque.
4. Maior disponibilidade
Se uma empresa conta com um servidor tradicional, qualquer queda de energia pode afetá-la diretamente, colocando suas operações em risco. No caso do servidor em nuvem, por atender muitas empresas, sua infraestrutura é montada para estar sempre disponível.
Isso significa uma maior preocupação com disponibilidade de energia e com o monitoramento dos equipamentos, auxiliando na resolução de falhas mais rápido.
5. Melhor desempenho
Quando uma empresa trabalha com alta transmissão de dados, a latência é algo que precisa ser otimizada. Afinal, a demora entre a transferência atrapalha as operações. Assim, os servidores na nuvem também ajudam neste aspecto, pois desde que a internet seja de alta qualidade, as informações estarão sempre disponíveis. Aliás, com o 5G, o servidor em nuvem vai ter melhor estrutura, permitindo uma melhor latência.
Já no caso do servidor local, o acesso aos dados se limita ao acesso ao servidor, o que impede o trabalho escalonado, por exemplo, de equipes multinacionais ou em home office.
6. Otimização de equipe
A terceirização do servidor é um aspecto questionado ao escolher a nuvem, pois a empresa fica dependente dos profissionais da organização parceira. Porém, isso pode não ser ruim, se essa parceria for com uma empresa de qualidade, que ofereça um bom suporte e serviço.
Dessa forma, a sua empresa pode contar apenas com os profissionais necessários, evitando altos custos com contratação no futuro, bem como riscos relacionados à rotatividade.
Contar com servidores na nuvem tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque ela oferece diversas vantagens, que um servidor local não conseguiria. Por exemplo, a maior disponibilidade e a redução de custos.
Ela tem papel importante na escalabilidade do negócio, já que pode ser adaptada de acordo com as necessidades da organização, sem a necessidade de novas instalações e contratação de profissionais.
Quer saber como todas essas vantagens se aplicam para sua empresa? Fale com a Aloo!
![[Quiz] Você conhece os principais termos da TI corporativa?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Quiz-Voc%C3%AA-conhece-os-principais-termos-da-TI-corporativa-05.jpg)
![[RC] Post – Cloud Computing: o que é, quais as vantagens e como implementar?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2021/04/CTA-Cloud-computing-02.jpg)
![[E-book] Guia completo: como otimizar serviços de um provedor de internet](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/07/CTA_Como-otimizar-servi%C3%A7os_final.png)
