Estratégia de branding

Estratégia de branding: entenda como fazer e quais as vantagens

Muitos fatores influenciam no sucesso de uma empresa, não apenas a qualidade do seu serviço. A imagem que o público tem do seu negócio, por exemplo, é um fator fundamental em sua decisão de compra. Para melhorar suas chances de atrair o público certo, todo negócio deve investir em uma estratégia de branding bem elaborada.

Quanto maior for a escala da sua empresa, mais importante é desenvolver um plano para atrair e fidelizar clientes. Trata-se de algo que começa desde o primeiro contato e continua até o pós-venda. Com o direcionamento certo, suas chances de se destacar em relação aos concorrentes é bem mais alta.

Acompanhe e entenda melhor a importância da estratégia de branding para sua empresa e como desenvolver a sua.

O que é uma estratégia de branding?

De forma geral, branding é o conjunto de ações e recursos usados para construir a imagem pública de um negócio. A estratégia de branding de uma empresa é o seu plano estratégico para alcançar essa imagem de forma consistente e eficiente.

Apesar de parecer simples, esse é um dos processos mais complexos dentro de qualquer negócio, envolvendo desde a administração interna até o contato direto com seus clientes. Todos os aspectos da empresa devem ser levados em conta para produzir uma estratégia de sucesso.

Como elaborar sua estratégia de branding?

Investir no branding da sua empresa é fundamental para seu crescimento. Porém, para alcançar bons resultados, você deve saber como elaborar uma estratégia consistente. Veja aqui algumas orientações que vão ajudar.

Conheça a fundo seu público-alvo

Todo propósito da sua estratégia de branding é criar uma imagem mais favorável para o seu público-alvo: aquelas pessoas que têm melhores chances de se tornar clientes e trazer maior rentabilidade para seu negócio.

Para atrair o público certo, você deve entender a fundo suas preferências, suas demandas e como você pode atendê-las. Uma vez que você tenha esse direcionamento, é mais fácil desenvolver uma imagem que atraia seu cliente ideal.

Encontre sua voz

Uma estratégia de branding não envolve apenas o conteúdo do seu material, mas também a forma como ele é apresentado. Um exemplo disso é o tom e a voz da sua empresa, a personalidade e linguagem que você utiliza para se comunicar com o público.

Há dois fatores que você deve levar em conta para definir essa voz: a preferência do público-alvo e sua identidade. Seu tom e sua linguagem também devem destacar-se dos concorrentes, de forma que seu branding seja mais fácil de reconhecer.

Invista em uma identidade visual forte

Seguindo a mesma linha de pensamento do tópico anterior, seu negócio deve ser facilmente reconhecível. Para isso, você precisa desenvolver uma identidade visual bem forte para sua marca. Isso é especialmente importante no marketing digital, pois o tempo de atenção do público é bem curto.

O objetivo aqui é simples: comunicar quais são seus serviços de forma eficiente e atrair a atenção do seu público rapidamente. Ter uma identidade bem definida também ajuda a se destacar dos concorrentes.

Tenha metas definidas

Para desenvolver uma estratégia eficaz, primeiro você precisa estabelecer quais metas pretende alcançar. Não em termos vagos, como “preciso melhorar minha imagem”, mas, sim, algo específico, como “quero melhorar minhas avaliações diante do público”.

Com metas claras, é mais fácil estabelecer quais devem ser seus próximos passos, além de evitar ações desnecessárias. Isso também contribui para identificar se você alcançou ou não seus objetivos.

Priorize a qualidade do atendimento

Mesmo que o seu material de marketing seja de alta qualidade, sua estratégia de branding não terá o efeito desejado se o atendimento ao cliente não acompanhar as expectativas do público. Se a primeira experiência do público com sua marca for negativa, o dano à sua imagem será muito maior.

Por esse motivo, é importante investir em tecnologia para melhorar o atendimento, além de capacitar a equipe. Em condições ideais, deve haver o mínimo possível de atrito no caminho do cliente até o serviço que busca.

Quais erros evitar em sua estratégia?

O maior desafio ao desenvolver uma estratégia de branding não é entender o que fazer, mas, sim, evitar certas armadilhas durante esse processo. Veja aqui alguns dos exemplos mais comuns.

Seguir tendências sem pensar

Para continuar se destacando no mercado, é natural que sua marca tenha que se adaptar a novos recursos e tendências. Porém, se você segui-los cegamente, corre o risco de perder o seu público-alvo de vista.

Sempre considere como cada tendência se aplica aos seus clientes e como ela pode afetar o ticket médio em seu negócio. Assim, você saberá quais delas são relevantes para seu negócio e como implementá-las da forma correta.

Tentar agradar a todos ao mesmo tempo

Um erro comum em muitos negócios é não limitar seu público-alvo. O resultado disso é um conjunto de ações que tentam agradar a todos os perfis ao mesmo tempo, incluindo aqueles que não têm boas chances de se tornar clientes.

Mesmo que o seu negócio tenha vários perfis para produtos diferentes, sua estratégia de branding ainda deve ser focada em um público específico. Sem isso, você não verá um retorno claro para o seu investimento.

Prometer e não cumprir

Em muitos momentos, mas especialmente durante a divulgação e no marketing da empresa, é comum fazer promessas ao público: fazer uma oferta de valor que chame sua atenção e aumente suas chances de conversão.

O problema é quando sua empresa não é capaz de cumprir essas promessas. Uma boa estratégia leva em conta a capacidade da sua empresa de entregar um serviço de qualidade em tempo hábil para todos os seus clientes.

Copiar sem inovar

Um branding forte serve para destacar seu negócio dos concorrentes. Sendo assim, é contraproducente desenvolver uma estratégia que apenas copia o que outros negócios já estão fazendo. É importante saber quais padrões seguir, mas você deve sempre adicionar o seu diferencial.

Com essas orientações, você já pode desenvolver uma estratégia de branding mais eficaz. Assim, você logo verá uma melhora na visibilidade da sua empresa, chamando a atenção de mais clientes em potencial e promovendo sua fidelização.

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