Conexão como ativo estratégico: por que sua rede precisa crescer junto com o negócio
Você já pensou em como uma conexão de qualidade hoje é mais do que uma questão técnica, mas um ativo estratégico da empresa? Com a transformação digital alcançando patamares ainda mais intensos e a incorporação de mais tecnologias de automação, isso se tornou um fator decisivo de crescimento.
Afinal, nesse contexto, ter agilidade e capacidade de resposta permite tomar decisões mais rápidas (especialmente em cenários de crise), otimizar processos, ter insights importantes e entregar experiências diferenciadas para seus clientes.
Mas, você entende os motivos pelos quais sua empresa precisa escalonar o crescimento da rede lado a lado com a expansão do seu negócio? Veja a seguir mais sobre o papel central da conectividade nas empresas no cenário atual.
O papel estratégico da conectividade no crescimento empresarial
A conectividade está no centro do crescimento empresarial, impulsionada pelos processos de digitalização. O próprio Gartner, uma das maiores consultorias de tecnologia do mundo, reconhece essa importância na sua definição de estratégias de digitalização para a transformação dos negócios.
Hoje, dificilmente uma empresa opera sem ferramentas que dependem de qualidade de rede, já que a conectividade está em tudo: sistemas de gestão (ERPs), plataformas de atendimento ao cliente (CRMs), canais de venda, automações de processos, ferramentas de colaboração, entre outros.
Além disso, é por meio dela que é possível contar com talentos de outras regiões, por meio do trabalho remoto.
O impacto dos investimentos em conectividade para o crescimento empresarial
Quando a conectividade é vista de forma estratégica pela gestão, diversas áreas da empresa sofrem impactos positivos com isso:
- produtividade das equipes: conexões rápidas e estáveis garantem que os colaboradores possam acessar sistemas, compartilhar arquivos e se comunicarem com facilidade;
- experiência do cliente: a fluidez de conexão impacta diretamente a satisfação do cliente, facilitando o acesso a um site ou aplicativo, agilizando atendimento e solucionando problemas com maior tranquilidade;
- tomada de decisões baseadas em dados: conexões de alta performance permitem explorar ao máximo o potencial de ferramentas de Business Intelligence (BI), análise de dados, entre outras, conseguindo cruzar informações em tempo real;
- escalabilidade das operações: redes que escalam junto das operações permitem aumentar o fluxo de atividades sem gerar gargalos ou problemas;
- segurança da informação: uma infraestrutura bem planejada e gerenciada é a primeira linha de defesa contra ameaças cibernéticas, protegendo dados sensíveis e garantindo a continuidade dos negócios.
Quando sua rede atual começa a limitar sua operação
Um ponto importante para entender a conexão como ativo estratégico é identificar quando a falta de escalabilidade está limitando suas operações. Por isso, é fundamental identificar os primeiros sinais deste problema.
Ignorar os indícios de que sua infraestrutura de rede está defasada pode custar caro no futuro, além de limitar a capacidade de inovação e o potencial de crescimento.
Separamos alguns dos principais pontos que evidenciam a necessidade de ter mais atenção às suas conexões a seguir.
Quedas de desempenho frequentes
Há um aumento no registro de ocorrências como travamentos em sistemas, lentidão nos uploads e downloads, videoconferências interrompidas ou com baixa qualidade de áudio e vídeo.
Esses sintomas indicam que o volume de dados e o número de usuários já ultrapassaram a capacidade da rede contratada. Isso impacta diretamente a produtividade da equipe, além de gerar frustração nas atividades do dia a dia.
Dificuldade de integração entre setores e unidades
Quando as conexões estão instáveis ou lentas em diferentes pontos da empresa, o uso de ferramentas importantes como ERPs e CRMs começa a ficar prejudicado. A falta de integração eficiente impede uma visão holística do negócio, dificultando a colaboração entre os times.
Falta de visibilidade e monitoramento da rede
Quando há alta de dados sobre consumo e desempenho de rede em tempo real, é o momento de começar a reestruturar suas conexões. A ausência dessas informações torna impossível ajustar a estrutura, prever picos de demanda ou identificar gargalos e resolvê-los antes que eles prejudiquem as atividades da empresa.
A consequência disso é ter falhas críticas em momentos importantes, como em uma campanha de vendas ou fechamento de um período fiscal. Os prejuízos nesse tipo de situação podem demorar para serem solucionados.
Custos de manutenção e suporte elevados
Se sua equipe de TI passa a maior parte do tempo resolvendo problemas de conectividade, em vez de focar em projetos estratégicos, é um sinal claro de que a infraestrutura precisa ser repensada.
Observe se há gastos excessivos com aberturas de suporte emergencial e reparos. Isso pode indicar que o investimento inicial na rede está insuficiente ou que ela não está mais atendendo às necessidades atuais.
Como transformar sua estrutura de telecom em vantagem competitiva
Felizmente, é possível reverter o quadro, caso a estrutura de telecom da sua empresa esteja mostrando sinais de que precisa de mudanças. Aproveite esse momento para adotar soluções acessíveis e escaláveis para transformar sua rede em um ativo estratégico.
Separamos alguns passos que ajudarão nisso. Veja a seguir.
Invista em links dedicados com SLA garantido
Com um link dedicado com SLA garantido, sua empresa tem uma conexão exclusiva e simétrica, com velocidade e disponibilidade asseguradas.
Assim, você evita travamentos, garante performance em horários críticos e terá uma conexão estável, algo necessário para que seus sistemas atinjam o máximo de eficiência.
Adote um modelo de conectividade gerenciada
Ao centralizar a gestão da rede com um único parceiro, é possível padronizar conexões entre unidades, reduzir custos operacionais e ganhar controle total sobre toda a infraestrutura de TI.
Isso também facilita conseguir escalar as conexões de rede conforme o crescimento do negócio, já que esse provedor consegue se encarregar de toda a complexidade técnica.
Implante ferramentas de monitoramento e análise de tráfego
As soluções de monitoramento em tempo real de tráfego permitem identificar gargalos, prever picos de uso, fazer uma melhor gestão dos ativos de TI e tomar decisões rápidas baseadas em dados. Assim, os gestores conseguem fazer ajustes ágeis e evitar surpresas desagradáveis.
Conte com um parceiro especializado e proativo
Opte por provedores de serviços de conectividade que se empenhem em entender as particularidades da sua operação. Escolha aquelas que atuam com personalização de soluções e suporte estratégico, antecipando problemas antes que eles impactem a produtividade da empresa, como a Aloo Telecom.
Como você viu neste artigo, cuidar da conectividade da empresa não é uma despesa de infraestrutura: é investimento em um ativo estratégico. Quando bem planejada, essa mudança impulsiona a inovação, otimiza recursos e garante vantagem competitiva em qualquer segmento.
Quer continuar recebendo conteúdos sobre tecnologia, inovação e eficiência para empresas? Assine nossa newsletter e fique por dentro das principais tendências do setor corporativo de telecomunicações.