NOC e BOC

Aprenda de vez a diferença entre NOC e BOC

Com a consolidação da transformação digital no mundo empresarial, a importância da TI nas novas estratégias de negócio é cada vez mais maior para o sucesso. Isso significa não apenas investir em tecnologia, mas contar com uma gestão preventiva e eficiente que habilite a equipe a entregar infraestrutura digital com confiabilidade e estabilidade.

Os dois modelos mais adequados para essa efetividade hoje têm siglas parecidas, mas com algumas diferenças entre eles: NOC e BOC. Veja o que cada uma dessas siglas significa para a prática da TI, como se distinguem e suas vantagens. Confira!

O que é NOC

A sigla NOC significa Network Operations Center. Em português, Centro de Operação de Rede. É um estilo de gestão que reúne sistema, ferramentas metodologias e processos administrativos para garantir a operacionalidade da rede interna de uma empresa e sua conexão com a rede externa — principalmente na entrega de produtos e serviços digitais, e o contato com clientes.

Seu maior objetivo é ter uma visão geral de status de rede e controle sobre o funcionamento de ativos, e equipamentos que a sustentam: terminais, gateways, servidores, equipamentos etc.

O principal objetivo do NOC tem relação à disponibilidade operacional da rede. É dar previsibilidade para o funcionamento desses componentes e criar estratégias preventivas contra falhas, downtime, indisponibilidade de serviços e instabilidade geral do sistema.

Em um cenário no qual ambientes digitais são cruciais para operação interna e entrega externa, é um centro capaz de otimizar a produtividade da empresa como um todo, garantindo que as ferramentas necessárias para o trabalho de todos os departamentos sejam eficientes e garantidas pelo maior tempo possível.

O que é BOC

Como já citamos, a TI hoje não é apenas uma área da empresa que suporta a operação de outros departamentos. Ela em si deve se tornar o centro estratégico que serve de ponte entre inovações de negócio e sua aplicação prática no mercado.

É por isso que, nos últimos anos, o NOC evoluiu para um novo modelo complementar e expansivo dessa noção de gestão plena de tecnologia. E a sigla mudou, mas não tanto.

BOC vem de Business Operation Center, ou Centro Operacional de Negócio. Segue os mesmos fundamentos de integração e centralização de gestão de ativos, porém, indo além da infraestrutura tecnológica e monitorando também sua aplicação prática na produção, na entrega e no crescimento da empresa.

Com um BOC bem implementado, é possível fazer a ponte entre as demandas emergentes do mercado e como isso impacta no desempenho atual da tecnologia utilizada internamente.

Assim como o NOC, o Centro Operacional de Negócio utiliza dados de diversas fontes para prever necessidades de investimento em tecnologia, garantindo a disponibilidade de recursos digitais suficientes para alcançar objetivos de conversão, fidelização e satisfação do cliente.

Quais são as principais diferenças entre os dois modelos

Em termos gerais, podemos dizer que NOC e BOC são complementares, com o segundo sendo uma expansão do primeiro. Mas o que isso significa?

Ambos são implementados para gestão de infraestrutura tecnológica. O NOC foca na gestão desses ativos em si: sua confiabilidade, a redução no índice de falhas, a adesão dessas soluções na rotina dos departamentos e a eficiência de processos entre eles.

Já o BOC parte desse controle para monitorar os resultados práticos de uma TI eficiente e produtiva. Ela utiliza uma operação otimizada de tecnologia como o ponto de partida para uma ponte entre recursos e resultados.

É, portanto, uma solução mais completa, que dá mais visibilidade para uma área vital de sucesso como a TI. Nesse sentido, podemos dizer que o NOC faz parte do BOC, completando o ciclo de previsibilidade e inovação desde a ideação de estratégias, passando pelo investimento em infraestrutura, até sua implementação na prática.

Os dois modelos utilizam de maneira parecida a mensuração de resultados por meio de coleta de dados, segmentação e geração de relatórios de desempenho. A diferença é que no NOC essa visão é mais técnica sobre ativos tecnológicos e seu funcionamento, enquanto no BOC é mais estratégia sobre os resultados práticos desses ativos.

Como o SOC complementa essa dupla

Mesmo que não seja o foco do nosso comparativo, vale lembrar que existe outra sigla importante nessa equação, que é o Centro Operacional de Segurança, ou SOC.

Para esse modelo de gestão, as premissas são similares aos outros dois, mas voltado para previsibilidade e controle de falhas na proteção de dados e da comunicação interna e externa da empresa.

Neste caso, a gestão de riscos e eficiência de segurança da informação geralmente não é um processo que pode ser trabalhado de maneira independente, mas como parte integrante (e importante) de sua implantação de NOC e ou BOC.

Quais as vantagens de adotar NOC e BOC

Ambos os conceitos são importantes para empresas modernas por garantirem uma confiabilidade necessária de infraestrutura tecnológica. Sem esse investimento em controle, é muito difícil garantir serviços digitais de qualidade.

Pensando nas características NOC e BOC bem implementados, o que a empresa ganha na prática é uma série de benefícios que convergem para um negócio mais inteligente, eficiente e inovador. Como isso acontece? Com vantagens como:

  • garantir a disponibilidade da rede e de soluções produtivas pelo maior tempo possível, aumentando assim a produtividade e qualidade da entrega;
  • detectar com antecedência a ocorrência de falhas, incidentes e possíveis brechas de segurança para uma reação mais rápida e com menos riscos;
  • aumentar o retorno sobre investimento em tecnologia, garantindo uma conexão ideal entre demandas de negócio e soluções digitais;
  • transformar a TI no coração de inovação da empresa, empoderando sua equipe com os recursos necessários para transformar novas estratégias em realidade;
  • aumentar a segurança e garantir o cumprimento de compliance e da LGPD;
  • medir resultados práticos, de proteção e de operação para um constante aprimoramento o esforço de toda a equipe;
  • ter mais dados disponíveis e confiáveis não só para eficiência de processos, como para melhorar a experiência do seu cliente em contato com o seu produto.

Unindo todas essas vantagens, podemos dizer que investir em centros integrados de controle de ativos tecnológicos é a forma de garantir as pernas que a empresa precisa para trilhar seu caminho de sucesso. Com inteligência, implementação adequada e inovação, NOC e BOC são conceitos muito interessantes de gestão para essa nova era digital.

E que tal utilizar esse poder para agradar ainda mais seu público na entrega de produtos e serviços digitais? Continue sua pesquisa com este post especial sobre como melhorar a experiência do cliente!

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