liderança horizontal

Liderança horizontal: como funciona em equipes de TI

A liderança horizontal é um modelo de gestão que tem sido cada vez mais adotado pelos setores de tecnologia, tanto de empresas especializadas nessa área quanto em negócios em que esse time é estratégico para bons resultados.

Por ser diferente de uma estrutura hierárquica rígida, que funcionava nos modelos de TI tradicional, uma gestão horizontal está mais alinhada com metodologias ágeis e estruturas como DevOps. Essa mudança é capaz de trazer diversos benefícios, como priorização de inovação e uma rápida adaptação às mudanças. Mas não é só isso.

Ela também é capaz de proporcionar outras vantagens que poderão fazer a diferença no seu time. Porém, para ser eficaz, você precisa saber como adotar esse modelo de liderança no seu dia a dia.

Confira mais sobre esse assunto a seguir e aproveite para tirar suas dúvidas!

O conceito de liderança horizontal

A liderança horizontal é um modelo de gestão baseado em uma descentralização do poder, valorizando a iniciativa e o trabalho em equipe.

No modelo tradicional, as decisões normalmente são centralizadas e tomadas por um gestor ou diretor, e depois são repassadas para os times. Isso pode, inclusive, dificultar o acesso dos colaboradores à liderança, o que não é bom em TI.

Afinal, nessa área, muitos insights importantes vêm dos colaboradores que estão na linha de frente, lidando com as rotinas do dia a dia. Por isso, uma liderança horizontal consegue proporcionar maior facilidade para que esses feedbacks aconteçam e mudanças sejam implementadas no setor.

Os principais pilares da liderança horizontal são:

  • autonomia e confiança: o modelo incentiva, naturalmente, que os profissionais tomem decisões com base em seus conhecimentos e experiência;
  • colaboração e transparência: os colegas são incentivados a ajudar os outros membros do time, pois os resultados são coletivos. Os profissionais compartilham dados e resultados mais facilmente no dia a dia;
  • feedback contínuo: tanto a liderança quanto os colaboradores compartilham suas impressões mais rapidamente, focando em melhorar processos e potencializar o desempenho de todos;
  • menor burocracia: com uma estrutura organizacional mais flexível, fica mais fácil fazer adaptações diante de novos desafios e mudanças estruturais.

 A equipe de TI e a liderança horizontal

Com as mudanças ocorridas nos processos de TI, especialmente com a implementação das metodologias ágeis e aceleração da transformação digital, tem sido exigido desse setor respostas mais rápidas, inovação constante e um ambiente colaborativo para resolver problemas complexos.

Nesse contexto, a liderança horizontal se torna altamente eficaz. Ela proporciona o ambiente ideal para que desenvolvedores, analistas e engenheiros de software consigam trabalhar de forma integrada e autônoma.

O tempo de resposta a um incidente, por exemplo, em TI, é um dos pontos mais afetados positivamente pela liderança horizontal. Afinal, poucos minutos de letargia em um cenário de ciberataque, por exemplo, pode ter custos altíssimos.

Em uma liderança horizontal, o profissional tem maior liberdade para agir em cenário de crise, diminuindo o tempo de resposta e reduzindo chances de prejuízos. Por isso, esse modelo tem tido bons resultados no setor de TI, bem como está mais alinhado com as tendências para o futuro desse setor.

As vantagens da liderança horizontal para equipes de TI

Implementar um modelo de liderança horizontal pode proporcionar diversos benefícios para o setor de TI como um todo. Estão entre os principais:

  • melhora a gestão de projetos em TI em tempo real: como há menos burocracia para agir e uma comunicação mais fácil entre os times, é possível conduzir os projetos com maior agilidade e eficiência;
  • aprimora a governança de dados: como a estrutura de trabalho é feita para ser mais colaborativa, a governança de dados é refeita para ser melhor organizada e mais segura, evitando vazamentos de dados e outros problemas desse tipo;
  • estimula a inovação: é um modelo que incentiva que todos contribuam com ideias de soluções. Com isso, a criatividade se torna parte da cultura organizacional;
  • cultura organizacional fortalecida: a transparência e a confiança criam um ambiente mais saudável e alinhado aos valores do setor e da empresa como um todo.

Os meios para aplicar a liderança horizontal na equipe de TI

Para transformar por completo a gestão de TI e utilizar a liderança organizacional, é preciso que essa implementação seja feita da melhor forma possível e sem erros. Separamos a seguir algumas dicas que vão ajudar nisso.

Adote a escuta ativa

Para funcionar bem, os líderes devem incentivar a troca de ideias e ouvir os colaboradores de forma genuína. Isso ajuda a promover um ambiente de confiança e respeito, além de facilitar o surgimento de insights importantes para o setor.

Tenha uma comunicação transparente

Traga estruturas e ferramentas que ajudam a ter uma comunicação mais transparente entre todos os envolvidos. As informações devem ser compartilhadas de forma acessível e constante para todos os envolvidos, sem barreiras (porém, sem deixar de lado os controles de níveis de acesso de dados críticos).

Utilize ferramentas de gerenciamento de tarefas

Para que a liderança horizontal funcione, é necessário que o gerenciamento de tarefas seja bem organizado e consiga manter os times alinhados e organizados. Para isso, conte com ferramentas como Trello, Jira e Asana.

Com elas, todos conseguem visualizar tarefas pendentes, o que já foi feito e trabalhos em andamento. Assim, o fluxo de atividades fica mais tranquilo e se evita a necessidade de microgerenciamento pelas lideranças.

Essas plataformas também são importantes para facilitar a interação entre os times. Outras ferramentas que contribuem para isso são o Slack e Microsoft Teams.

Dê e receba feedbacks regularmente

Um dos diferenciais da liderança horizontal é a possibilidade de trocas entre os membros com maior facilidade. Uma cultura de feedback contínuo permite realizar ajustes mais rápidos e fortalecer a equipe, aumentando a produtividade e engajamento.

Proporcione autonomia para os profissionais

A estrutura de decisões no setor de TI precisa facilitar a tomada de decisões de forma autônoma pelos colaboradores. Com isso, eles conseguem agir rapidamente e assumir responsabilidades, principalmente em casos de crise.

A liderança horizontal é uma mudança estratégica no atual cenário para empresas de tecnologia, especialmente para aquelas que querem melhorar a gestão de projetos em TI, fortalecer a governança de dados, entre outros objetivos. Implementar esse modelo pode não só melhorar os resultados, mas também deixar sua equipe ainda mais satisfeita.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando insights sobre tecnologia e inovação: assine nossa newsletter e fique por dentro das tendências e novidades para essa área!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.