XaaS

Entenda o que é XaaS, como ele funciona e quais seus benefícios

Estamos vendo uma popularização do termo “as a service” nos mais variados serviços ligados a tecnologia da informação. Isso resultou no surgimento do conceito de XaaS — Everything as a Service.

Esse termo tem impactado diretamente as corporações, criando oportunidades de rodar praticamente qualquer coisa diretamente na nuvem, gerando benefícios e resolvendo velhos problemas dos setores de TI.

Neste post, nosso objetivo é mostrar para você o que realmente significa o termo XaaS, qual a sua relação com o Cloud Computing e quais os benefícios desse conceito. Boa leitura!

O que é XaaS

Considerando do início da era de transformação digital, nunca antes a internet ofertou tantas possibilidades em ferramentas com potencial para a renovação dos negócios ao redor do mundo.

Armazenar dados, executar sistemas, desenvolver aplicativos, praticamente qualquer tipo de serviço ofertado pela TI agora pode ser executado por meio da internet. É uma nova realidade digital.

Esse cenário criou um conceito totalmente novo, o XaaS, Everything as a Service, ou seja, qualquer coisa como um serviço. Já tínhamos vários exemplos como PaaS e SaaS, contudo, com a evolução das tecnologias, quase tudo pode ser ofertado nesse modelo.

O “X” da sigla toma o espaço do “tudo”, uma vez que é muito utilizado, principalmente na linguagem matemática como um coringa, que demonstra um valor oculto, ou que pode ser preenchido com qualquer opção.

O termo XaaS vem exatamente disso, a possibilidade de qualquer tipo de atividade de TI possa ser explorada e ofertada como um “as a service”, ou em português, como um serviço.

Podemos dizer então que o XaaS é uma modalidade de negócios que conta com uma grande gama de possibilidades, uma evolução de termos mais conhecidos como o próprio SaaS — Software as a Service, já citado.

A diferença é que o XaaS não se limita a apenas um serviço único, mas pode englobar uma série de possibilidades, levando para a nuvem o que antes era realizado em forma física dentro do ambiente das empresas.

São serviços como comunicação, monitoramento, plataforma, infraestrutura e tudo o mais o que for possível virtualizar.

Por conta da flexibilidade desse modelo de consumo de serviços e a capacidade de atender a diversos tipos de demandas, os CIOs estão investindo cada vez mais em XaaS para suas operações internas.

O XaaS não é apenas uma forma de modernizar a TI dentro das corporações e, sim, uma forma de impulsionar verdadeiramente os negócios digitais, criando novas oportunidades e possibilidades de atuação.

O que é Cloud Computing e sua relação com XaaS

Cloud Computing é um termo consagrado dentro do setor de TI, porém, ainda existe muita confusão com relação ao seu conceito e funcionamento.

Na verdade, a computação em nuvem é a possibilidade de fornecimento de serviços de computação por meio da internet, basicamente, virtualizando diversas atividades e criando uma infraestrutura externa.

Como você pode perceber, o próprio conceito de Cloud se confunde com o XaaS, afinal, sem a computação em nuvem, seria impossível ofertar os mais diversos serviços de TI pela internet.

Cloud Computing é o que permite a existência de todo o ecossistema de “as a service”, criando uma economia totalmente inovadora na prestação de serviços de TI.

Quais os benefícios do XaaS

O XaaS vem sendo adotado por grandes corporações por um motivo: por meio dele, vários benefícios podem ser alcançados enquanto que velhos problemas da TI são resolvidos. Vamos listar algumas de suas principais vantagens.

Impactos do uso da inteligência artificial nas empresas

Aumento de produtividade

Hoje, é possível criar uma empresa totalmente em nuvem, onde todos os seus serviços de TI são virtualizados, permitindo uma colaboração muito mais efetiva de todos os trabalhadores.

Com isso, temos um aumento de produtividade efetiva, já que cada colaborador pode trabalhar de praticamente qualquer lugar do mundo.

Redução de custos

A TI sempre foi o calcanhar de Aquiles das pequenas empresas, uma vez que investir em tecnologia é algo caro, sendo assim, elas nem sempre foram capazes de contar com as melhores opções do mercado.

O XaaS vem reduzindo significativamente o custo da TI dentro das organizações, já que não é preciso contar com nada físico no ambiente da empresa já que toda a infraestrutura está na nuvem. Ou seja, nada de gastos com a compra de equipamentos, manutenção e pessoal especializado.

Maximização do ROI

Investir em TI sempre foi um problema porque os equipamentos adquiridos se tornam obsoletos em pouco tempo, dando conta de pouco retorno, inviabilizando a compra de novos para inúmeras as empresas.

Isso acontece devido a rápida evolução da tecnologia. Mas com o XaaS, tudo é virtualizado, garantindo um retorno certo sobre o investimento.

Aumento da agilidade

A virtualização de serviços também garante outra grande vantagem: a agilidade, uma vez que tudo pode ser manipulado de acordo com a demanda, facilitando qualquer modificação.

Além disso, qualquer configuração a ser realizada pode ser feita por meio de dashboards, sem contato direto com hardwares.

Adaptação conforme a demanda

A flexibilidade é um dos pontos fortes do XaaS. Conforme uma empresa cresce, ela demanda mais e mais recursos e fica inviável adquirir diversos equipamentos de TI para acompanhar o crescimento e manter a alta performance.

Quando tudo é virtualizado, a empresa pode crescer exponencialmente, trabalhar de acordo com a demanda, escalando de forma rápida e simples conforme seja necessário.

Quais os modelos de XaaS

Existem vários modelos de “as a service”, tanto os mais conhecidos como SaaS, IaaS e Paas, quanto novas possibilidades que vem surgindo agora. Vamos listar os mais desconhecidos.

MaaS – Monitoramento como Serviço

Manter toda a infraestrutura em nuvem também demanda um monitoramento constante para evitar aumentar os custos com serviços que não estão sendo utilizados e também controlar a demanda.

Esse serviço já existe e é chamado de MaaS, Monitoramento como serviço, possibilitando a economia com gastos de infraestrutura.

CaaS – Comunicação como Serviço

Comunicação é algo fundamental em qualquer empresa e já temos hoje várias soluções que utilizam da internet para garantir esse serviço.

Possibilidades como o uso de VoIP, voz sobre IP, e distribuição automática de chamadas são tecnologias ofertadas dentro do CaaS, Comunicação como Serviço.

DaaS – Desktop como Serviço

A compra de computadores com grande poder de processamento pode ser algo dispendioso e nem sempre uma boa opção. Por meio da virtualização podemos contar com desktops virtuais para as mais diversas tarefas.

Esse é o chamado DaaS, Desktop as a Service, uma opção viável para vários modelos de negócio que não precisam de grande poder de processamento o tempo todo ou buscam fazer testes em configurações específicas.

O XaaS é uma realidade hoje e cada vez mais poderemos ver diversas atividades internas da TI sendo transformadas por meio da virtualização e cloud computing em serviços.

Ainda não acabou! Entenda como funciona o Big Data na prática em nosso próximo post!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.