SMART CITIES: 6 PRINCIPAIS DO BRASIL E DO MUNDO
A tecnologia digital já faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Seja no entretenimento, no trabalho, na comunicação ou na busca por bens e serviços. Esses avanços atingiram um novo patamar nas chamadas Smart Cities, grandes centros urbanos que usam a tecnologia em todos os seus aspectos de planejamento e organização para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Essas cidades inteligentes utilizam a tecnologia digital para otimizar aspectos como a mobilidade urbana, cibersegurança, planejamento estrutural, coesão social, entre outros aspectos. Um exemplo disso é utilizar ferramentas de monitoramento para acompanhar o tráfego em diferentes regiões, identificar problemas e estabelecer soluções rápidas.
Também é importante que este local seja autossuficiente. Muitos dos projetos de cidades inteligentes são pensados para minimizar o saldo de emissões de gás carbono, sendo uma alternativa mais eficiente para promover o bem-estar no espaço urbano sem causar danos ao meio ambiente.
Além de apresentar essas características, uma Smart City também precisa ser reconhecida internacionalmente pelas suas conquistas. Assim, é possível comprovar que as ações tomadas trazem resultados reais para a população.
Acompanhe e conheça algumas das principais Smart Cities do mundo e quais são as principais tecnologias que contribuem para seu sucesso.
1. Barcelona (Espanha)
O chamado Distrito 22@, reconhecido como uma Smart City 3.0, se destaca como um dos melhores exemplos de tecnologia digital aplicada ao planejamento urbano. Localizada no bairro de Poblenou, essa área tem grande significância histórica para Barcelona, sendo um dos pólos da indústria de tecidos do século XIX, seguido pelo setor de energia e impressão até a década de 1980.
Tudo começou com uma série de reformas organizadas pela prefeitura, após reconhecer a importância de utilizar soluções de tecnologia digital em sua estruturação. Para isso, houve diversos investimentos, tanto públicos quanto privados.
Hoje, a região é lar de vários edifícios com arquitetura futurista. Um dos melhores exemplos do sucesso desse projeto é o Barcelona Growth Centre, que fica localizado bem no centro do Distrito 22@. O prédio centraliza as informações de todos os cidadãos e negócios que atuam na área, criando uma rede de comunicação otimizada.
É o destino ideal para empreendedores procurando parcerias ou profissionais em busca de oportunidades.
2. Vancouver (Canadá)
Seguindo agora para o Canadá, Vancouver é outro grande exemplo do potencial das Smart Cities. Com investimentos pesados em conectividade segura e eficiente, esta cidade conseguiu estabelecer um controle bem mais preciso sobre suas atividades e infraestrutura. Uma rede usada para coletar dados e lidar com qualquer problema local.
O maior símbolo dessa conquista é o VanConnect, um aplicativo onde os próprios cidadãos podem registrar problemas na infraestrutura urbana. Luzes quebradas, buracos nas ruas, entre outras coisas do tipo. Muito mais prático do que ter que se reportar diretamente à prefeitura.
Outro grande avanço em Vancouver é que a cidade já exige que a instalação elétrica de todas as casas tenham a possibilidade de suportar uma estação de recarga para carros elétricos. Algo que está alinhado com o plano de incentivar o uso de veículos limpos e de baixo custo.
3. Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Desde 2017, Dubai, uma famosa cidade dos Emirados Árabes Unidos, já conquistou o status de Smart City. Em 2021, o governo local resolveu dar um passo adiante nessas mudanças, adotando mais estratégias para incorporar a tecnologia em todos os aspectos do seu funcionamento.
Por meio da coleta e análise de dados em larga escala, a diagnosticar rapidamente as necessidades de seus cidadãos. Graças a esses avanços, ela consegue prover todos os serviços necessários com o menor índice de desperdício possível.
Ao mesmo tempo, Dubai é uma cidade famosa como um grande centro econômico, com diversas multinacionais. Parte dos investimentos em tecnologia digital também são feitos para oferecer oportunidades de crescimento econômico em seu território.
4. Florianópolis (Santa Catarina-Brasil)
O Brasil também não fica para trás, com algumas Smart Cities já reconhecidas internacionalmente. Uma das principais delas hoje é Florianópolis, que se destaca principalmente com relação à mobilidade urbana.
A cidade tem aproximadamente uma alta proporção de ciclovias em relação à sua população, com 28 quilômetros para cada 100 habitantes. Mais um incentivo para os cidadãos buscarem um estilo de vida mais saudável, além de reduzir o consumo de combustível fóssil.
Tudo isso é complementado com sua excelente infraestrutura de conectividade. A média de velocidade para conexões de banda larga é de 92,5 Mbps, garantindo que toda a população possa aproveitar ao máximo a tecnologia digital disponível.
5. Curitiba (Paraná-Brasil)
Se você está procurando os maiores centros de empreendedorismo no Brasil, Curitiba é um dos melhores exemplos. Além de possuir 4 polos tecnológicos, ela também tem 7 incubadoras para startups, o que leva a um crescimento considerável no número de empresas de tecnologia ativas na região.
Outro ponto de destaque é o acesso à rede pública de saúde. Graças a um amplo investimento em conectividade em nuvem e facilidade de acesso à banda larga, é possível agendar qualquer consulta inicial online, minimizando problemas com filas ou atrasos. Um dos fatores mais importantes para a qualidade de vida da população.
6. São Paulo (São Paulo-Brasil)
Também não podemos nos esquecer da cidade de São Paulo, que tem uma das melhores redes de cobertura e velocidade de internet móvel no Brasil. Mais uma facilidade no acesso aos recursos digitais. Um dos melhores exemplos da Internet das Coisas em ação.
Um dos fatores que mais contribuíram para seu título de Cidade Inteligente é a criação de um cadastro imobiliário informatizado. Isso garante que cidadãos e órgãos públicos tenham acesso a várias informações sobre diferentes propriedades e seu estado atual. Também foi uma das primeiras cidades a implementar o pagamento para transporte público por meio do PIX.
As Smart Cities nos mostram um possível futuro para os espaços urbanos. À medida que novas tecnologias são desenvolvidas e incorporadas em sua infraestrutura, a tendência é que elas se tornem ainda mais eficientes, proporcionando o máximo de oportunidades de crescimento e qualidade de vida para a população.
Gostou de saber mais sobre as Cidades Inteligentes? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como a tecnologia está mudando os espaços urbanos.