roteador para sistema autônomo

Roteador para sistema autônomo: confira como escolher

Para a maioria das pessoas, pode ser fácil esquecer quanto esforço e investimento foi necessário para que a internet chegasse à sua forma atual. Mesmo as demandas mais simples, como acessar um arquivo remoto ou enviar uma mensagem, requerem uma infraestrutura que percorre o mundo inteiro. E para facilitar seu crescimento, é comum fazer uso de Sistemas Autônomos, ou AS (Autonomous Systems).

Para que essas redes cheguem até o usuário final com qualidade, ainda é necessário investir em equipamento e recursos. Principalmente em um bom roteador para sistema autônomo. Se você quer trazer a melhor performance para sua rede, essa é uma peça indispensável.

Acompanhe e entenda melhor o que é um sistema autônomo, qual é o papel do roteador e como escolher o melhor para suas necessidades.

O que é um sistema autônomo?

Os sistemas autônomos são um conjunto com um ou mais prefixos de IP, os quais estão sob o controle de uma ou mais operadoras e apresentam uma política única e esclarecida de roteamento de internet.

Pense neles como os nódulos mais externos de contato entre a rede de internet e o usuário. Antes de chegar até o aparelho, a informação passa pelo sistema autônomo, que faz a sua distribuição e registra todos os IPs. E antes do AS, também existe o Internet Exchange, ou IX, que engloba vários AS.

Qual é a função do roteador para sistema autônomo?

Na internet wifi doméstica, cada usuário tem um roteador, um aparelho que divide o sinal da rede para diferentes usuários, computadores, celulares e tablets conectados. No AS, os roteadores servem a uma função similar.

Cada roteador permite a conexão de um determinado número de fios de rede e a circulação de certa quantidade de dados por segundo. Os dados que saem do IX passam pelo roteador do AS e chegam até os usuários que fizeram a solicitação. Eles são os aparelhos que fazem a real distribuição de sinais dentro dessa rede.

Como escolher um bom roteador para sistema autônomo?

Sendo uma parte tão integral para o funcionamento de uma rede, é fundamental escolher um bom roteador para sistema autônomo ao preparar a sua infraestrutura. Veja aqui alguns pontos que você pode usar como referência.

Volume de tráfego

O primeiro ponto a ser observado, e um dos mais importantes, é a capacidade de tráfego que o roteador oferece. Afinal, esse é o principal fator que limita a sua conectividade potencial de crescimento. Um volume muito baixo significa que poucas informações podem passar pela rede a cada segundo, o que pode tornar alguns acessos muito lentos e ineficientes.

Número de dispositivos simultâneos

Se o roteador para sistema autônomo inclui a possibilidade de conexão com ou sem fio, então é possível assimilar um número maior de dispositivos. Porém, ainda há um limite para quantos deles podem ser utilizados simultaneamente. Dependendo da finalidade do seu AS e de seu alcance, é necessário ter um limite mais alto.

Quantidade de IPs disponíveis

Junto ao número de dispositivos, também vem o número de IPs. Cada AS tem um prefixo de IP e cada ponto de conexão recebe um IP próprio. É como se o AS marcasse a rua e o IP do usuário marcasse a casa. E como em qualquer rua, há um número finito de casas que cabem nela.

Quantidade e tipos de portas

Cada roteador também apresenta um número determinado de portas, que são saídas para conexão de rede, além de diferentes tipos de porta. Ao comparar diversas opções de roteador para sistema autônomo, leve em conta a funcionalidade de cada uma dessas portas e como isso vai afetar a qualidade da conexão.

Por que é importante escolher um bom roteador para sistema autônomo?

Como mencionamos, essa é uma das peças mais importantes para a configuração do seu AS, influenciando desde sua qualidade de uso até sua capacidade de expansão. Confira, aqui, a importância de fazer a escolha certa.

Garantir a disponibilidade da rede

Ter um número alto suficiente de aparelhos simultâneos, IPs e tráfego é indispensável para garantir a qualidade da rede para todos os usuários. No mínimo, deve ser o suficiente para manter uma conexão estável e rápida para todos os aparelhos conectados, sem risco de quedas frequentes nem dificuldades para estabelecer contato por meio da internet.

Acompanhar o crescimento da demanda

A escolha do roteador certo para o seu sistema autônomo impacta o desempenho de sua rede a longo prazo. Se novos usuários forem agregados, então seu AS precisa ter uma infraestrutura robusta o suficiente para acomodar as novas demandas de tráfego e conectividade. Caso contrário, será necessário investir em novos roteadores mais cedo que o planejado.

Facilitar a expansão de infraestrutura

Mesmo escolhendo um bom roteador para o presente, em algum momento será necessário expandir a sua rede para dar conta de novas demandas. Porém, a escolha certa hoje também facilita esse processo.

Bons aparelhos são fabricados pensando em como será feita a adição de novos roteadores e demais equipamentos. Estudar suas opções hoje pode garantir um retorno maior a longo prazo.

Prezar pela segurança dos usuários

Como toda a informação dos usuários passa pelo roteador, eles também são um grande foco para ações criminosas, como roubo de dados ou fraude, por exemplo.

Sendo assim, é responsabilidade do provedor da rede também criar uma infraestrutura que ofereça maior proteção às informações pessoais dos usuários. Roteadores com protocolos de segurança mais rígidos, criptografia, firewall, entre outros recursos do tipo.

Obter o melhor retorno em relação ao seu investimento

A escolha do melhor roteador para sistema autônomo também traz a melhor relação entre custo e benefício. A opção ideal é aquela que melhor atenda a todas as demandas do seu AS, trazendo o maior número de benefícios complementares e com o menor custo em relação a essas vantagens.

Com essas dicas, você já tem um direcionamento para escolher o melhor roteador para sistema autônomo. Mas se ainda tiver alguma dificuldade com sua escolha, vale a pena buscar ajuda especializada para se orientar.

Quer mais algumas dicas para oferecer o melhor serviço? Então, veja aqui nosso artigo com os principais equipamentos para provedor de internet.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.