Rede corporativa na Bahia: 6 dicas de segurança para proteger a sua
Com a transformação digital, as redes corporativas se tornaram uma necessidade, seja para grandes corporações, seja para pequenas e médias empresas. Porém, com tantos dados sigilosos da companhia e seus clientes, além de transações de vendas e acessos de muitas pessoas, um dos maiores problemas é garantir sua segurança. Por isso, se você tem uma Rede corporativa na Bahia, precisa ter atenção às medidas que pode tomar para protegê-la.
Neste post, saiba por que a segurança é tão essencial e os riscos que você pode ter se ela falhar. Veja, também, 6 dicas para proteger a sua rede e por que uma empresa especializada pode ajudar. Boa leitura!
Rede corporativa: o que é e por que investir em medidas de segurança?
A rede corporativa integra os diversos departamentos de uma empresa. Por exemplo, o setor de vendas oferece informações para a logística. Já os dados de um CRM podem ser acessados pelo departamento de Marketing, conforme a sua liberação.
Ela pode ser construída de diversas formas, inclusive de maneira personalizada, a fim de atender todas as necessidades da empresa e de seus clientes. Porém, nos últimos anos, elas têm sido alvos de ataques cibernéticos sérios.
Nos últimos tempos, eles têm sido vistos por todos os lados: desde grandes varejistas até sites de prefeitura e pequenas empresas. Em 2021, por exemplo, os ataques cresceram 31%. Nesse processo, dados são roubados, sites ficam fora do ar, ameaças são feitas, e a empresa sofre um dano ainda maior: perder a credibilidade diante dos clientes. Por isso, investir na segurança da sua Rede corporativa na Bahia deve ser uma prioridade.
Como proteger a sua Rede corporativa na Bahia com 6 dicas?
Ser atacado por hackers de diferentes formas traz prejuízos à empresa e às pessoas, além de uma constante sensação de insegurança. Aliás, as empresas até se tornaram obrigadas a garantir a proteção, por meio da LGPD. Por isso, quando algo acontece, a situação é ainda pior, pelo descumprimento da lei e possíveis multas.
Mas sabia que há muito o que você pode fazer para diminuir esses riscos? A seguir, confira 6 dicas que separamos para você proteger a sua rede corporativa!
1. Monitore a rede e controle sistemas
Para começar, é preciso que você tenha total visualização e controle sobre toda a rede e o que acontece nela. Para isso, é essencial fazer seu monitoramento constante, além de criar práticas que favoreçam os ataques. Por exemplo, ao controlar sistemas de e-mails, você pode filtrar spams e impedir que conteúdos maliciosos cheguem até os colaboradores.
Além disso, é essencial que toda a rede tenha um bom antivírus, que possa tomar outras medidas de detecção, a fim de impedir a atuação de vírus e malware.
2. Use senhas fortes
Senhas que conseguem ser detectadas podem trazer muitos riscos. Seja em um ataque de hacker a um banco, seja por meio de um profissional não confiável. Afinal, elas dão acesso a outras informações. Portanto, a melhor dica é usar senhas fortes e constantemente mudadas.
3. Conscientize sua equipe
A sua Rede corporativa na Bahia atende toda a sua empresa. Isso significa que ela contém sistemas que várias pessoas usam, inclusive quem não entende bem de TI e realiza outras funções. Sendo assim, treinar e conscientizar sua equipe é uma das melhores maneiras de evitar que as próprias pessoas cometam erros.
Nesse caso, vale a pena fazer palestras e cursos, com linguagem adequada a cada grupo de colaboradores, a fim de que entendam os riscos que ações simples, como abrir um e-mail ou baixar um arquivo, podem oferecer à empresa. Além disso, é possível mostrar como funcionam os principais ataques para que conheçam mais sobre o assunto e ensinar como criar senhas fortes.
4. Contrate especialistas
Ter especialistas em segurança é uma das melhores formas de garantir que sua Rede corporativa na Bahia esteja segura. Nesse caso, você pode ter alguém na equipe que fique responsável pelo monitoramento de segurança e possa tomar medidas de prevenção, bem como agir rápido, caso alguma tentativa de ataque aconteça.
5. Gerencie usuários
Embora seja uma rede compartilhada, o sistema corporativo não precisa dar pleno acesso a todos. Ou seja, nesse caso, você pode dividi-la em níveis e gerenciar usuários. Assim, cada colaborador só vai acessar informações relacionadas a seu trabalho. Além disso, pelo controle de usuários, você sabe quem e quando visualizou alguma informação ou fez alguma ação.
O mesmo vale também para usuários que acessam sua rede esporadicamente, como clientes que usam o Wi-Fi da empresa. Nesse caso, duas medidas são essenciais.
Primeiro, proteger a rede com senha, não deixando-a aberta para qualquer pessoa. Segundo, separar a rede que pessoas de fora usam da que os seus colaboradores utilizam. Assim, se for atacada, os danos não vão se estender até eles.
6. Faça backups diários
Quando um ataque hacker acontece, também pode haver perda de dados que prejudicam a recuperação da empresa. Por isso, fazer backups constantes — e diários, se possível — ajuda a minimizar danos e a manter as informações mais seguras.
Por que contratar uma empresa para dar segurança à sua rede corporativa?
Para facilitar a aplicação de medidas de segurança máxima na sua Rede corporativa na Bahia, vale a pena terceirizar esse setor, contratando uma empresa especialista. Afinal, um funcionário especializado não vai ser suficiente para proteger todos os seus sistemas.
Dessa forma, com a empresa especialista, ela pode oferecer diversas medidas de proteção, personalizadas para a sua empresa, por exemplo, fazendo o backup diário e construindo camadas de proteção. Além disso, podem fazer o monitoramento constante e agir mais rápido.
Outra vantagem é que quem é especializado está constantemente atento a novas tecnologias que podem ser usadas para a proteção da rede. Por fim, elas também entendem como os hackers agem e quais são os “novos ataques” aplicados. Assim, fica mais fácil proteger a sua empresa.
Além de guardar dados exclusivos de clientes e da empresa, a rede corporativa é acessada por várias pessoas diferentes todos os dias. Com isso, está sujeita a ataques cibernéticos em vários níveis. Assim, é essencial garantir a segurança máxima por meio de várias medidas. Afinal, os prejuízos podem custar caro para você.
Se você tem uma Rede corporativa na Bahia, sabe como ela é vulnerável. Entre as estratégias a serem adotadas, contratar uma empresa especialista é a melhor forma de se proteger, garantindo segurança em vários níveis, uma vez que profissionais gabaritados vão cuidar de todo o processo.
Gostou do post? Siga nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos como este!