Entenda o metaverso e como ele pode impactar sua empresa

O mundo digital avançou a passos largos nas últimas décadas, tanto em termos de novas descobertas quando pela acessibilidade de muitos desses recursos. E, mais recentemente, uma novidade que promete mudar drasticamente a forma como o público navega é o metaverso.

Se você acompanha as notícias mais recentes sobre o Facebook, já deve ter visto que a empresa foi rebatizada para “Meta”, um sinal claro de todas as mudanças que podem ser esperadas nos próximos anos. Entender como esse novo ambiente funciona e como ele pode afetar o funcionamento do seu negócio é fundamental para aproveitar essa oportunidade.

Acompanhe e entenda melhor o que é o metaverso, qual deve ser seu efeito nas empresas e quais os benefícios de estar presente nele.

O que é o metaverso?

Apesar de ter ganhado mais popularidade recentemente, esse não é um conceito completamente novo. Basicamente, ele diz respeito à criação de um universo virtual, o qual reproduz um ambiente real e inclui um avatar que o usuário pode usar para interagir com esse mundo.

Esse conceito teve suas primeiras versões no mundo dos games, principalmente, com títulos como Second Life. Nesse jogo, você cria uma versão de si que pode interagir livremente dentro do mundo virtual, explorando, manipulando objetos e conversando com outros jogadores pela internet.

Antes mesmo dos games, a ideia de estar presente em um ambiente de realidade virtual que é o seu próprio universo já existia na ficção. O primeiro filme do Tron, por exemplo, foi lançado em 1982. A mesma ideia está ganhando nova forma, atualmente, mas aplicada aos ambientes em redes sociais e outros espaços comunitários.

De acordo com o relatório Into the Meta Verse, esse novo ambiente pode se manifestar de quatro formas.

MetaBusiness

Esse é o ambiente de trabalho virtual, um escritório que existe dentro do metaverso e ao qual todos podem comparecer através da internet. Aqui, tanto as relações de trabalho quanto as negociações ocorrem dentro do ambiente virtual, por meio de avatares ou hologramas.

MetaLife

É o grande mercado de produtos e bens digitais. Pense, por exemplo, nas NFTs (Non-Fungeble Tokens), que podem ser vendidas como itens únicos, em vez de cópias digitais de algum programa ou arquivo. Explicaremos isso, mais a frente.

MetaSocieties

Aqui, formam-se as comunidades virtuais em torno de diferentes aspectos. É um tipo de interação já muito presente nas redes sociais, mas que deve se tornar mais intenso com a chegada do metaverso.

MetaSpaces

Ambientes virtuais, que podem tanto ser espaços originais quanto reproduções de ambientes reais, incluindo pontos turísticos. Isso amplia as possibilidades de interação, além de criar um ambiente ideal para explorar possibilidades arquitetônicas que seriam impossíveis na realidade.

Como ele pode impactar sua empresa?

Considerando toda a agitação e as expectativas provocadas pelo metaverso, a principal questão, agora, é: como ele deve afetar os seus negócios? Afinal, com um novo ambiente, também vem um mercado a ser explorado.

Impactos do uso da inteligência artificial nas empresas

Um ponto que mencionamos, mas que vale a pena esclarecer, é o papel das NFTs nesse ambiente. Essencialmente, são arquivos que têm um marcador em blockchain, que não pode ser falsificado ou forjado. Assim, essa versão digital do arquivo pode ser considerada como uma peça original e única, mesmo que existam cópias.

As NFTs ganharam bastante notoriedade no mercado de arte, pois elas permitem que peças digitais sejam comercializadas como se fossem obras físicas e irreplicáveis. Sem essa tecnologia, seria impossível determinar qual arquivo é o original e qual é a cópia.

Também se espera que o metaverso mude algumas das expectativas e exigências dos consumidores. Ainda é cedo para apontar exatamente como o comportamento do público vai mudar, mas, considerando o impacto histórico das vendas online no mercado, pode-se esperar algo na mesma escala.

Quais as vantagens de utilizar o metaverso?

Como qualquer novo ponto de contato entre empresa e público, o metaverso também oferece várias novas oportunidades para as empresas crescerem. Basta saber como aproveitar seus benefícios, na prática. Confira alguns dos principais benefícios desse novo ambiente.

Experiências imersivas

Um aspecto do metaverso que será muito importante para as empresas é a possibilidade de oferecer uma experiência de compra muito mais imersiva para o seu público. Imagine que você possui uma loja digital que pode ser acessada por realidade virtual. Dentro desse ambiente, seus produtos estão visíveis para o público e podem ser manipulados e testados com mais clareza.

O resultado disso é que o cliente pode ver bem de perto o que você oferece, confirmando mais rapidamente sua intenção de compra. E você pode ampliar essa experiência com fatores adicionais, como ambientação e mais informações sobre o produto.

Nova modalidade de produtos

Outra coisa que deve surgir com o a maior adesão ao metaverso é o aumento pela demanda de certos produtos, assim como a criação de novas modalidades de produtos. As NFTs são um bom exemplo, pois permitem a criação de unidades únicas dentro de um ambiente virtual.

Outros recursos voltados para o acesso a esses ambientes virtuais, como os óculos de realidade virtual, também vão ganhar maior demanda, especialmente, à medida que se tornarem mais acessíveis. Se você reconhecer e prever essas novas demandas, poderá se antecipar a elas e aproveitar ao máximo esse novo mercado.

Maior presença na vida dos consumidores

Da mesma forma que a TV e as redes sociais mudaram a forma como o público se relaciona com as marcas em suas respectivas épocas, o metaverso também deve criar novas oportunidades para alcançar o seu público-alvo. Isso inclui uma maior presença e visibilidade em seu dia a dia.

Digamos que um usuário esteja visitando diferentes pontos de interesse dentro desse mundo virtual. Você pode não apenas estar visível nesses espaços com propagandas, mas também, estar a apenas um clique de ser acessado, como se tivesse um ponto de venda em toda esquina.

Pode ser um pouco cedo para determinar como o metaverso vai mudar o jeito de fazer negócios, mas é uma boa ideia começar a se preparar com antecedência. Assim você poderá aproveitar ao máximo esse período inicial para conquistar seu espaço e ampliar seu público.

Falando em ampliar o público, confira nosso artigo sobre acessibilidade digital e prepare sua empresa para receber todo tipo de cliente.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.