manutenção de fibra óptica

4 pontos importantes na manutenção de fibra óptica

A fibra óptica é muito utilizada para fazer a transmissão de dados em função da velocidade que proporciona. Também pela conectividade confiável. No entanto, não podemos ignorar que estamos falando de um material que, embora eficiente, é muito sensível. Logo, é fundamental ter um plano de manutenção de fibra óptica.

Ele é essencial porque essas fibras são muito finas e se estendem por vários quilômetros. Sendo assim, ficam muito suscetíveis a danos, o que interfere no sinal transmitido ou pode até mesmo causar a interrupção dele.

Conhecer os principais problemas que acontecem na rede de fibra óptica é um dos primeiros passos para planejar as manutenções preventivas. Então, preparamos este conteúdo para falarmos um pouco sobre isso. Também trazemos algumas informações para ajudar a evitar defeitos na fibra óptica. Continue lendo e confira.

Problemas comuns na fibra óptica

A fibra óptica pode apresentar alguns defeitos mais comuns que são esperados em função das suas características e sistema de funcionamento. O conhecimento desses problemas contribui de maneira significativa para que eles sejam prevenidos.

Isso porque assim é possível, já durante a instalação da fibra óptica, adotar técnicas e boas práticas que contribuam para evitar a ocorrência desses defeitos. Ao mesmo tempo, favorece a elaboração de um plano de manutenção preventiva. Dessa forma, é possível agir de maneira antecipada com o objetivo de evitar qualquer tipo de interrupção na transmissão.

Como prometemos na introdução, veja quais são esses problemas mais comuns que podem acontecer nesse tipo de rede.

1. Quebra da fibra óptica

Trata-se de um defeito muito fácil de ser identificado, uma vez que o cabo de fibra óptica estará partido. Esse tipo de problema acontece em função de diversos fatores, por exemplo, a ação do clima, como a exposição a temperaturas extremas.

Pode comprometer a estrutura do cabo e fazer com que ele seja danificado também. Como existe exposição da rede, existe o risco de impactos físicos causados por algum acidente, por obras da construção civil ou ainda por algum outro tipo de força mecânica.

2. Dispersão ou distorção

Esse defeito se caracteriza por uma distorção do sinal ótico quando existem diferentes comprimentos de ondas se propagando em velocidades distintas. Assim, pode acontecer um problema de sincronização de sinal, assim como a perda da qualidade da transmissão.

3. Reflexão do sinal ótico

Como o nome sugere, a reflexão acontece quando uma parte do sinal ótico é refletido na direção da sua fonte. Ou seja, ele faz um retorno, o que acontece quando existe algum tipo de descontinuidade na fibra óptica. O excesso de conectores, por exemplo, assim como emendas ou mudanças de impedância podem provocar a reflexão do sinal ótico.

4. Atenuação

A atenuação é um tipo de defeito que ocorre quando existem outros problemas causados pela falta de manutenção na fibra óptica. Ela se caracteriza pela redução da intensidade do sinal ao longo da rede. Pode acontecer por diferentes motivos, como as perdas em função de reflexão ou a dispersão do sinal. Com isso, ocorrem problemas de transmissão de dados e a perda da qualidade do sinal.

Como evitar defeitos na fibra óptica

Uma das principais formas de evitar defeitos na fibra óptica é a escolha de um material de alta qualidade, para que tenha uma resistência maior e esteja menos suscetível a defeitos estruturais. A correta instalação também é fundamental para evitar que problemas aconteçam.

O mapeamento dos locais de risco ajuda a entender em quais áreas a rede está mais exposta e suscetível a ameaças que possam gerar danos, como a quebra. Desse modo, é possível elaborar um bom plano de manutenção de rede de fibra óptica, que inclua, também, intervenções na vegetação com o objetivo de evitar as quebras da rede devido à queda de galhos.

Ao fazer a manutenção ou a instalação, é fundamental utilizar conectores de alta qualidade, assim como emendas confiáveis, para evitar problemas como a reflexão e garantir uma instalação com alto nível técnico e com práticas corretas e adequadas.

Outra medida importante é utilizar equipamentos de teste para fazer o monitoramento da qualidade da rede. Dessa forma, conseguimos identificar problemas no sinal para fazer intervenções antes que eles se agravem e atrapalhem a transmissão de dados.

A realização de testes é indispensável porque permite identificar as áreas que necessitam de intervenções, de modo que seja possível realizar a manutenção da fibra óptica. Ao mesmo tempo, para manter atualizados dados e registros que permitem conhecer as áreas que costumam apresentar mais problemas, para aumentar a eficácia do planejamento das manutenções e intervenções, evitando a descontinuidade do sinal.

Quando usar a manutenção

Como você deve ter percebido, a manutenção de fibra óptica não tem por objetivo apenas corrigir problemas depois que eles aconteceram. Conforme explicamos, é fundamental fazer o monitoramento por meio de equipamentos de teste com o objetivo de identificar possíveis alterações na qualidade e na continuidade do sinal.

Ou seja, a manutenção deve ser realizada, sim, quando já existem problemas. Porém, mais do que isso, é preciso adotar técnicas preventivas para que pequenas alterações possam ser percebidas de forma antecipada.

Também para que sejam identificadas as áreas que necessitam dessa intervenção periódica para manter a qualidade dos materiais utilizados. Afinal, como você viu, isso acaba trazendo problemas na transmissão de dados e na continuidade do sinal.

Manutenção preventiva

Os testes de conectividade fazem parte das intervenções de manutenção preventiva na rede de fibra óptica. Mas ela também inclui a inspeção para identificar as áreas que precisam de intervenções, como para refazer a fusão quando começam a surgir problemas estruturais.

A máquina de fusão é indispensável para realizar esse tipo de manutenção porque ela vai alinhar as duas pontas da fibra e promover o aquecimento do material, para fazer a união entre os núcleos e/ou as cascas, criando emendas de alta qualidade e eficiência.

Ainda pode ser necessário fazer a troca de conectores na manutenção preventiva. Dependendo do grau de comprometimento dos cabos, até mesmo realizar a troca de toda uma extensão deles.

O mapeamento das áreas que já apresentam emendas, conectores e aquelas que estão sob maior risco de danos mecânicos permite fazer esse planejamento da manutenção de fibra óptica, conforme explicamos.

Inclusive, é uma estratégia para organizar intervenções rápidas quando existem reclamações de falhas no sinal da internet, uma vez que já são conhecidas as áreas que costumam apresentar defeitos ou que têm alguma característica que aumenta a sua sustentabilidade para isso.

Utilizar materiais de alta qualidade e fazer a correta instalação da rede são duas medidas fundamentais para que haja qualidade nos serviços prestados. De toda forma, ainda assim é preciso fazer o planejamento da manutenção de fibra óptica, pois essas intervenções auxiliam na prevenção de problemas e defeitos, evitando que haja perda de sinal, instabilidade ou interrupção.

Você já conhecia esses defeitos que podem acontecer na rede de fibra óptica? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.