datacenter no Brasil

Conheça o cenário do data center do Brasil

O volume de dados trafegando nunca foi tão alto e a velocidade com que empresas precisam processar e armazenar informações tornou-se uma vantagem competitiva. Nesse ambiente em que a transformação digital é um fator de sobrevivência, a infraestrutura por trás de toda essa operação silenciosa — os data centers no Brasil — ganha protagonismo.

A combinação de uma maturidade digital, demanda regional em ascensão e a vantagem de uma matriz energética limpa impulsionam o Brasil no cenário internacional como um hub para a construção e operação de data centers de classe mundial.

Vamos explicar mais sobre os principais vetores que impulsionam esse mercado no país. Acompanhe e descubra por que o Brasil é hoje uma das fronteiras mais promissoras no universo global de data centers!

O que é data center?

Data center é uma instalação física para concentrar recursos computacionais críticos, como servidores de alto desempenho, sistemas de armazenamento em rede (NAS/SAN) e equipamentos de telecomunicações, que suportam o processamento, armazenamento e transmissão de dados em escala corporativa e global.

Os data centers são classificados de acordo com sua resiliência e tolerância a falhas segundo o padrão do Uptime Institute, que vai do Tier I ao Tier IV, sendo este último o mais robusto em redundância e disponibilidade (com SLA superior a 99,995%).

No Brasil, existem diversos data centers de grande porte. A Ascenty, por exemplo, opera 34 data centers na América Latina, sendo que muitos estão localizados no Brasil. A empresa é controlada pela Brookfield Asset Management e pela Digital Realty, com sede nos EUA.

Outro caso é a Equinix, que possui seis data centers no país, com instalações em São Paulo e Rio de Janeiro. A HostDime também possui data center em João Pessoa (PB) e está comprometida em expandir seus investimentos em data centers no Brasil, com foco especial no Nordeste.

Como é o cenário de data center no Brasil?

O Brasil está passando por um momento decisivo. Com a transformação digital em ritmo acelerado e o aumento exponencial do tráfego de dados, o país tem se posicionado como um player estratégico no mercado global de data centers.

A seguir, entenda mais sobre as características desse cenário favorável do país.

Demanda crescente

De acordo com o relatório Global Data Center Trend Report 2024, da CBRE, mercados considerados secundários e emergentes, como Rio de Janeiro (Brasil), Boise (EUA), Mumbai (Índia) e Oslo (Noruega), estão enfrentando uma escalada na demanda por hyperscale data centers.

É um movimento relacionado ao crescimento da necessidade de processamento e armazenamento de grandes volumes de dados, impulsionado por setores como inteligência artificial, big data e serviços digitais.

O Brasil, em especial, tem atraído gigantes da tecnologia que buscam regiões com menor saturação de mercado e boas perspectivas de crescimento.

Cloud computing e Colocation

A maturidade do mercado de cloud computing no Brasil tem sido um dos principais motores da expansão acelerada dos data centers em território nacional, tanto no formato de greenfield (novas construções) quanto em ampliações de instalações já existentes.

Temos desde data centers voltados para nuvem pública até infraestruturas híbridas e privadas que integram diferentes níveis de processamento e armazenamento.

Com a adoção de soluções multicloud e edge computing, empresas de diversos setores — como finanças, telecomunicações, varejo e saúde — buscam parceiros locais que possam oferecer não apenas infraestrutura robusta, mas também flexibilidade operacional.

A preferência por ambientes carrier-neutral, que permitem conexão direta com múltiplos provedores de telecomunicações e de nuvem, ganha força como alternativa para garantir redundância de rede e viabilizar uma escalabilidade ágil.

O modelo de colocation, no qual organizações alocam racks ou cages inteiros em data centers de terceiros, vem ganhando espaço em ambientes corporativos que necessitam de infraestrutura Tier III ou Tier IV para suportar aplicações de missão crítica.

É um movimento tem sido fortalecido pela presença de provedores globais, como AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, que possuem presença física em território brasileiro e impulsionam a adoção de serviços cloud.

Conectividade

O Brasil, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, tem se beneficiado da chegada de novos cabos submarinos que ampliam a latência reduzida e a integração com rotas internacionais. É uma infraestrutura de rede que coloca o país como um hub para operadoras, empresas globais de tecnologia e provedores de serviços em nuvem.

A densidade de IXPs (Internet Exchange Points) e rotas redundantes cria um ambiente propício para baixa latência e alta disponibilidade, favorecendo a operação de hyperscale data centers e plataformas digitais.

A empresa de infraestrutura digital Cirion, por exemplo, anunciou para o primeiro trimestre de 2025 a implementação do South American Crossing-2 (SAC-2), uma nova rota de cabo submarino no Atlântico para ampliar a conectividade de fibra óptica entre a América Latina e os Estados Unidos.

Ela deve conectar Myrtle Beach, na Carolina do Sul (EUA), à cidade de Praia Grande (São Paulo) e a Las Toninas (Argentina).

Investimento em TI

Os investimentos em infraestrutura de data center no Brasil estão crescendo consistentemente, com a entrada de players globais e aportes bilionários em novos projetos.

Empresas como Odata, Ascenty e Scala Data Centers lideram o movimento com a construção de instalações de última geração, dotadas de redundância elétrica 2N, climatização de precisão e certificações internacionais como Tier IV, ISO 27001 e PCI DSS.

A busca por eficiência energética impulsiona a adoção de práticas sustentáveis, com uso de energia renovável, sistemas de free cooling e índices PUE (Power Usage Effectiveness) cada vez mais próximos de 1,2.

A profissionalização do setor atende à crescente demanda por infraestrutura digital e ainda posiciona o Brasil como uma alternativa para operações globais que buscam escalabilidade, segurança e sustentabilidade em suas operações de TI.

Chegamos ao final da nossa análise sobre o cenário atual dos data centers no Brasil. O que vimos foi um mercado em plena expansão, impulsionado por fatores técnicos e estratégicos que colocam o país em rota de crescimento acelerado no ecossistema global de infraestrutura digital.

Agora, queremos ouvir você! Deixe um comentário abaixo compartilhando dúvidas, experiências ou até algo que você gostaria de ver em nossos próximos conteúdos.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.