crescimento sustentável

Crescimento sustentável: entenda a sua importância no planejamento estratégico das empresas

O crescimento sustentável tem sido discutido não só em reuniões diplomáticas mundo afora, mas também dentro do universo corporativo. Mais do que preocupação com os impactos deixados no meio ambiente, o conceito também abrange a evolução da própria empresa.

Assim, ela se sustentaria de maneira eficiente, sem comprometer a sociedade ao seu redor ou as gerações futuras. Nesse sentido, os gestores começaram a repensar o assunto e analisar como ele afeta sua presença na cadeia produtiva. De quebra, líderes passaram a questionar seus níveis de responsabilidade social e ambiental, qual é o papel a longo prazo e como seguir essa tendência.

Então, abordaremos no post sua definição, diretrizes de implantação e estratégia, para que você repense o caminho da sua marca. Vem com a gente? Boa leitura!

Afinal, o que é o crescimento sustentável?

O crescimento sustentável e a sustentabilidade são comumente associados, mesmo que consistam em coisas diferentes. Apesar de complementares, a sustentabilidade está ligada a soluções, como energia solar, por exemplo, que ajuda na redução do consumo energético.

Por outro lado, o crescimento sustentável é quando os recursos internos da empresa, associados aos investimentos externos, permitem a geração de lucro. Portanto, seu objetivo é suprir as necessidades da empresa sem gerar impactos, a partir de uma gestão eficiente dos recursos.

Dados apontam que a taxa de sobrevivência das empresas recém-abertas cai antes dos cinco anos de atividade, gerando números negativos. E é justamente um cenário assim que este tipo de crescimento evita. Afinal de contas, a empresa pode crescer rápido e continuar ativa, superando a chegada da concorrência e a transformação dos nichos de mercado.

Como o crescimento sustentável impacta na sua empresa?

O principal impacto desse modelo de gestão é a modificação dos valores da empresa. Em outras palavras, ele deve fazer parte de todas as atitudes e ações, como elemento da cultura da empresa.

Assim, devem ser analisados setores administrativos, produtivos e demais repartições, para que a transformação aconteça do interno para o externo. Isso inclui gestão inteligente de suprimentos, planejamento financeiro, logística integrada, equilíbrio de estoque e reações rápidas à mudança de demandas.

Uma vez que a equipe interna esteja alinhada, é preciso voltar o olhar para a gestão dos fornecedores e parceiros. Eles devem integrar tal cultura e contribuir para um crescimento conjunto, com processos feitos da maneira correta.

Dessa forma, com o ecossistema do negócio organizado, o valor da sua empresa passa a ser maior para os clientes. Pois os processos alinhados resultam em atendimento eficaz e satisfação com a marca, fidelizando o consumidor e estimulando compras recorrentes.

Quais os principais pilares de sustentabilidade?

Antes de investir nesse modelo de desenvolvimento, é preciso se atentar a alguns pilares para que tudo corra bem. São eles os listados abaixo.

Entender a situação da sua empresa

Antes de tudo, você sabe quais são as forças, oportunidades e também as fraquezas do seu negócio? Para detectar essas questões, é necessário aplicar uma análise SWOT ou FOFA, para traçar um panorama desses pontos. A partir daí, define-se as prioridades e estratégias, com prazos reais e metas alcançáveis.

Focar no cliente

Mesmo que a satisfação dos clientes seja garantida com processos bem feitos, é preciso pensar em experiência de atendimento e pós-venda. Além de garantir um contínuo ciclo de vendas, reduz a gestão de crise e investimentos errados em publicidade.

Investir em inovação de processos

Sempre que a inovação dos processos acontece, a empresa deve saber a hora de reestruturar e investir em inovação. Além da diminuição dos custos, ela desenvolve a inteligência competitiva e contribui para planejamentos eficientes. Nesse caso, as tecnologias podem auxiliar na mensuração de resultados em tempo real e na segurança do registro de dados.

Não se esquecer do pilar social interno

Antes de tudo, não se pode confundir o pilar social apenas com ações voltadas para ONGs e demais instituições de caridade. Nesse sentido, existe também o pilar social interno que deve proporcionar aos colaboradores bons salários, condições adequadas de trabalho etc.

Mais do que isso, é importante incentivar a aproximação da comunidade e cooperação entre todos: funcionários e fornecedores. Assim, não só o potencial dos colaboradores é desenvolvido, mas de todos aqueles que têm contato direto e indireto com a empresa.

Contribuir com o meio ambiente

Por fim, o meio ambiente também constitui parte importante dentre os pilares, pois os recursos têm se tornado finitos. Sempre que a empresa puder contribuir para reduzir o impacto ambiental às gerações futuras, ela deve fazê-lo a partir de ações como:

  • evitar desperdícios de papel e materiais plásticos;
  • economizar energia e água;
  • direcionar corretamente os resíduos;
  • controlar ou diminuir a emissão de carbono;
  • promover eventos de educação ambiental junto à comunidade.

Quais são os obstáculos?

Eventualmente, é possível encontrar algumas barreiras no processo de desenvolvimento. Assim como a falta de recursos para investimento em inovação ou qualificação de equipe, a desorganização e o imediatismo também são barreiras.

Por vezes, as organizações esperam resultados a curto prazo, visando atender demandas urgentes, sem analisar o mercado. Porém, o crescimento sustentável exige pesquisa, adaptação de processos, estratégia para atuar em nichos desconhecidos e assimilação de cada aprendizado.

E a relação entre crescimento sustentável e planejamento estratégico?

Em suma, ao passar por todas essas etapas, é preciso dedicação para manter o ritmo desejado. Mas lembre-se: o crescimento acontece de forma gradativa! Ao elaborar o planejamento estratégico da organização, defina metas realistas também para o crescimento sustentável.

Desse modo, é importante documentar as etapas e as metas alcançadas, de maneira segura e online, para que todos tenham acesso e o backup seja garantido. Para isso, conte com a Aloo Telecom e o suporte seguro com a solução Aloo Cloud.

Ela combina o link dedicado para empresas ao Oracle Cloud, diminuindo riscos de invasão, com robustez e confiabilidade garantidas. Além disso, sua empresa também conta com todos os benefícios de segurança da nuvem, como a criptografia, backup automatizado e monitoramento de acesso em tempo real. Assim, o crescimento sustentável vira realidade.

Se você precisa entender mais a respeito do assunto antes de documentar as metas de sua empresa, assine nossa newsletter e fique por dentro das principais tendências do mundo corporativo!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.