asn

Qual a importância de conseguir o ASN? Veja aqui

A área de telecomunicações é uma das mais amplas hoje em dia. Independentemente da localidade, sempre há pessoas ou negócios que precisam estar conectados online para melhorar sua administração, comunicação e vendas. Sendo assim, há alta demanda para negócios que oferecem esse tipo de serviço, mas também são várias as exigências em relação à estrutura. Por exemplo, você sabe o que é ASN?

Para oferecer o melhor serviço de internet a todos os seus clientes e garantir o melhor desempenho, é importante entender alguns termos, como ASN e IX. Com algumas orientações, fica mais fácil oferecer um serviço de melhor qualidade e promover a melhor organização e eficiência do seu negócio.

Acompanhe e entenda melhor sua importância e como obter um ASN.

O que é um IX?

IX é a abreviação de Internet Exchange, também chamado de Ponto de Troca de Tráfego. Em essência, esse é um ponto físico através do qual diferentes Sistemas Autônomos (AS) são conectados. Nesse ponto, os diferentes provedores de acesso à internet podem trocar esse tráfego entre si.

A principal função dos IX é facilitar a expansão de uma rede de internet. Quando um novo provedor é conectado a uma IX, ele está imediatamente ligado à infraestrutura dos demais provedores, maximizando sua conectividade. Considerando que o propósito da internet é facilitar a troca de informação por longas distâncias, é o método mais eficaz para maximizar seu alcance.

O mais comum é ter um IX por cada localidade delimitada, como uma cidade ou um estado. Dessa forma, quando é feita uma solicitação de acesso dentro da mesma área, quando servidor e usuário estão na mesma cidade, por exemplo, não é necessário que a solicitação viaje o mundo todo. O caminho da conexão é mais curto, o que a torna mais rápida.

O que é um Sistema Autônomo?

Já os Sistemas Autônomos, também chamados de AS (Autonomous Systems) são as diferentes sub-redes, servidores e usuários conectados ao mesmo IX. Quando você quer estender o fornecimento de internet em uma região, por exemplo, pode criar um Sistema Autônomo e conectá-lo ao IX mais próximo da sua localidade.

O resultado é uma ampliação do número de conexões possíveis naquele espaço, mas sem ter que conectar individualmente o novo AS a todos os demais que atuam na mesma área. Um processo bem mais barato, que viabiliza o investimento em telecomunicações em muitas regiões com difícil acesso à internet.

O que é ASN?

Já o ASN é uma abreviação para Autonomous System Number, ou Número de Sistema Autônomo. Trata-se de um número de identificação usado para registrar e diferenciar cada AS conectado a cada IX. Assim, quando cria um AS e o torna parte de um IX, você também precisa solicitar um ASN.

Esse número é usado não apenas para o seu sistema, mas também para identificar quais são os IPs os quais você controla. Assim, caso algum usuário ou outro provedor de internet queira verificar o trajeto da comunicação, podem usar seu ASN como referência. É uma identificação obrigatória para quem deseja fazer parte de uma rede de maior escala.

Por que é importante conseguir o ASN?

Se você quer criar um Sistema Autônomo para uma região, então é sempre uma boa ideia ligar-se ao IX local e conseguir a sua identificação. Veja aqui alguns de seus principais benefícios.

Facilitar a identificação da rede

Como mencionamos acima, o ASN é uma identificação atribuída a cada AS que faz parte de um diferente IX. Com esse número também vem uma lista de todos os IPs que você controla. É um caminho de identificações que permite a conexão entre dois computadores e ajuda a rastrear a conexão, em caso de qualquer erro.

Essa identificação também contribui quando você monta projetos para expandir seu próprio AS, pois você pode associar as novas conexões ao mesmo número. Algo que poupa bastante tempo e recursos no crescimento da sua rede.

Otimizar a expansão das conexões

Como já mencionamos, utilizar um IX como base para conectar diferentes provedores de internet é mais eficiente do que fazer uma conexão individual entre cada Sistema Autônomo ou tentar fazer uma viagem mais longa pela rede, usando conexões P2P, por exemplo. Esse é um dos principais fatores que contribuíram com a otimização dessas redes e que permitem o investimento em telecomunicações hoje. Sem o ASN, seria bem mais difícil estabelecer uma conexão online direta entre locais isolados e outros provedores.

Melhor conexão para os usuários em curtas distâncias

Ao utilizar os IXs como base para estabelecer diferentes conexões, você tem muito mais flexibilidade e eficiência na montagem do seu Sistema Autônomo. Todo usuário em sua rede precisa de conexão de alta velocidade para aproveitar melhor os recursos disponíveis na internet, seja para uso pessoal ou para trabalho. E ter um ASN faz toda a diferença nesse ponto.

Com a conexão ao seu IX mais próximo, você também facilita o acesso dos usuários a outras redes próximas. Assim, pode agregar novos IPs mais facilmente, além de continuar expandindo sua rede e até criar um AS, caso ache que é algo necessário.

Como conseguir um ASN?

O Número de Sistema Autônomo é uma identificação básica e obrigatória para qualquer AS que faz parte de um IX. Porém, se tornar parte de um é o que oferece maior desafio. Primeiro, você precisa que sua rede seja considerada um Sistema Autônomo, que já possui algumas restrições.

A maior exigência é conter um número grande o suficiente de IPs como parte do seu sistema. Segundo, você deve passar por uma inspeção do Registro.br, para confirmar que o seu AS possui a infraestrutura necessária para fazer parte do IX. Qualquer que seja seu contexto ou objetivo, o ideal é contar com uma empresa especializada para facilitar sua integração e montar uma infraestrutura.

Agora que você entende melhor o ASN, é hora de buscar um para seu Sistema Autônomo. Em longo prazo, essa é a melhor opção para o crescimento da sua rede e a melhoria da qualidade do serviço.

Quer continuar recebendo mais das nossas dicas? Então, assine agora mesmo nossa newsletter agora mesmo!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.