amplificação de dns

Confira o que são os ataques de amplificação de DNS e saiba como se proteger

Para dar conta de todas as demandas de acesso e troca de informação online hoje, é necessário haver uma série de ferramentas e infraestruturas. Muitas delas não são aparentes para quem utiliza essa tecnologia no dia a dia. Porém, quando se trata da comunicação entre empresas e público, é necessário ter cuidado redobrado para que essas ferramentas não se tornem portas para criminosos.

Uma das ameaças às quais todo negócio deve se atentar são os ataques de amplificação de DNS. Assim como muitos outros tipos de ataque, ele pode deixar as informações do seu negócio vulneráveis, causar a interrupção dos seus serviços online e custar bastante para a sua empresa. Conhecer essa ameaça e entender como se prevenir é fundamental para manter o seu desempenho.

Acompanhe e entenda melhor o que são os ataques de amplificação de DNS, quais são seus riscos e como lidar com eles.

O que são ataques de amplificação de DNS?

Esse é um tipo de ataque DDoS, ou um Ataque de Negação de Serviço. Esse tipo de ameaça consiste em enviar um número muito grande de solicitações para um determinado servidor ou rede, além de sua capacidade. Quando o número de solicitações atinge seu limite, não é possível receber novas solicitações e ocorre uma negação de serviço.

A amplificação de DNS é uma modalidade específica desses ataques. Nesses casos, o invasor utiliza um bot ou uma botnet que envia solicitações para servidores de DNS com uma solicitação que maximiza o número de respostas. O criminoso falsifica o IP do remetente, para que aponte para a vítima, que é bombardeada por todas as respostas.

Pense que alguém liga para várias lojas e pede para entregar todos os produtos disponíveis no seu endereço. Você não pediu nada, mas recebeu todos esses envios e agora tem que lidar com eles.

Redes com alta capacidade de tráfego podem dar conta de um volume alto de respostas. Mas isso é bem mais difícil quando há múltiplos bots enviando solicitações ao mesmo tempo.

Que tipo de perigos eles oferecem?

O ataque de amplificação de DNS é apenas um dos tipos de DDoS que um sistema pode sofrer. E, assim como as demais modalidades, ele vem com uma série de perigos para o servidor alvo. Veja aqui alguns dos principais.

Interrupção do serviço

O efeito mais direto desse tipo de ataque é o desligamento de todas as atividades do servidor alto. Ele continua funcionando, mas apresenta mais solicitações em fila do que seu limite. Toda a banda de conexão fica ocupada, sem espaço para novos pedidos nem respostas.

Como você deve imaginar, essa interrupção tem grande impacto no funcionamento de um negócio. Se você usa seu servidor para realizar vendas e atender clientes, por exemplo, o tempo em que ele fica impossibilitado de responder pode custar algumas vendas.

Criação de vulnerabilidades no sistema

Mesmo que o servidor esteja fechado para novas solicitações e envios, ele ainda pode ser alvo de ataques diretos. Enquanto o sistema como um todo fica incapacitado, um criminoso pode tentar acessar dados da empresa, aproveitando-se de portas deixadas abertas pelas solicitações ou encontrando vulnerabilidades.

Raramente o objetivo dos invasores é apenas interromper o serviço. Na maioria dos casos, o alvo real são os dados da empresa, senhas, dados de transferência bancária, entre outros itens que podem ser vendidos.

Distração da equipe de segurança digital

Quando ocorre qualquer tipo de ataque contra o sistema de um negócio, incluindo a amplificação de DNS, é normal que a equipe de TI responda imediatamente para minimizar perdas. Porém, também há casos em que esse ataque é apenas uma distração. Enquanto a equipe tenta impedir que os servidores caiam, o criminoso busca outro alvo.

Dependendo de como for realizada a invasão, alguns profissionais da equipe de TI precisam intervir diretamente para cortar sua conexão. Ou, em outros, só um ser humano vai notar alguma anomalia no sistema. Se todos estiverem ocupados, há maiores chances de que ele passe despercebido.

Como se prevenir contra ataques de amplificação de DNS?

Como os ataques não são direcionados diretamente para o alvo final, nem sempre é possível preveni-los. Os provedores de DNS é que recebem as solicitações falsas e a vítima tem que lidar com o resultado. Porém, existem algumas formas de mitigar esse problema. Veja aqui as nossas sugestões.

Faça a verificação do IP de origem

Uma forma de evitar que esses ataques quebrem o seu servidor é implementar uma verificação do IP do remetente. Assim, é possível detectar quando uma resposta não foi solicitada e o sistema pode ignorá-la. Isso ajuda a diminuir o número de contatos em aberto e permite a resolução mais rápida desse problema.

Restrinja os resolvedores de DNS

Outra forma de reduzir esse risco é bloquear o caminho entre os criminosos e o resolvedor de DNS, para que não possa disparar a solicitação inicial. Muitos desses resolvedores podem estar expostos e vulneráveis, abrindo uma porta para invasões. Para evitar um ataque de amplificação de DNS, eles devem restringir suas respostas apenas a IPs confiáveis.

Imponha uma filtragem de tráfego

Da mesma forma que é feita a restrição da origem da solicitação no resolvedor de DNS, você também pode impor algumas limitações na forma como o servidor responde a todos esses dados. Se for identificado um padrão característico de um ataque DDoS, é possível programar o servidor para recusar esses contatos, minimizando seu impacto em seu funcionamento.

Atualização regular do sistema e das ferramentas de segurança

No fim das contas, também vale a pena se ater ao básico. Ter a ajuda de bons profissionais de TI, investir em ferramentas de segurança e monitorar sua rede é fundamental para minimizar os problemas causados por esses ataques, tanto no curto quanto no longo prazo.

Os ataques de ampliação de DNS são uma grande ameaça para o funcionamento dos servidores de uma empresa. Além da queda do serviço do provedor, também há o risco de vazamento de informações sigilosas. Por isso, é fundamental continuar se atualizando e investindo em proteção digital.

Tem mais alguma dúvida sobre DNS, DDoS ou segurança nas telecomunicações? Então, deixe um comentário logo abaixo com sua pergunta.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.