 
        
    Como o VPN MPLS pode ajudar sua empresa?
Em um mundo quase totalmente conectado e de informações compartilhadas em tempo real, precisamos encontrar soluções viáveis e que não comprometam nossos negócios, de modo a nos adequar a esse mundo que se modifica de forma constante com o avanço da tecnologia.
É comum vermos empreendimentos mais antigos que, devido às suas instalações estarem em diferentes localidades, desenvolvem no decorrer da história um sistema de conexão interno à Internet independente e com servidores próprios — o que não é muito prático nem economicamente viável para a maioria dos negócios da atualidade, tendo em vista as últimas atualizações da área.
No caso desses empreendimentos, certamente a solução mais indicada seria a implantação de uma VPN para conectar as duas sedes/filiais e seus respectivos servidores. Existem, ainda, implementações mais robustas, aliadas ao uso de protocolos de segurança específicos dando ainda mais proteção aos usuários.
Uma dessas tecnologias é a VPN MPLS, muito utilizada para a conexão entre a mesma sede de uma empresa (ou escritório) instalados em diferentes locais ou em determinadas localidades separadas e dentro de uma mesma corporação. Ela permite o tráfego de dados de modo constante e é de fácil implementação, de alta flexibilidade e escalabilidade, compartilhamento de infraestrutura e centralização de custos.
Se você precisa saber mais sobre como a utilização desse protocolo nas redes privadas virtuais pode ajudar a proteger sua empresa de ataques e sequestro de dados de forma mais eficaz para os parâmetros de segurança digital atuais, continue a leitura de nosso conteúdo e surpreenda-se com as novidades!
O que é o VPN MPLS?
De forma simplificada, VPN MPLS é uma rede VPN (Virtual Private Network ou Redes Virtuais Privadas) implementada usando um protocolo MPLS. Os protocolos MPLS — Multiprotocol Label Switching, ou Conversor de Rótulos Multiprotocolo, em tradução livre para o português — são mecanismos de rede que permitem o encaminhamento de pacotes de dados por meio de rótulos (ou labelling).
Lembrando que convencionalmente o tráfego dos pacotes na rede é feito por endereçamento de IP (Internet Protocol). Com a aplicação do protocolo MPLS esse tráfego ocorre de maneira mais ágil, pois impede que o sistema da rede evite buscar os endereços em tabelas de roteamento.
O uso conjunto desse grupo de métodos de conexão de redes — no caso, o VPN MPLS — deixa a rede mais segura e com possibilidade de atingir uma maior velocidade de tráfego sem comprometer a conexão. Uma outra questão, também muito importante: a tecnologia MPLS é flexível ao ponto de ser capaz unir diversas rotas de tráfego e gerenciar diversos tipos de redes quando implementada em uma VPN.
Existem alguns tipos de VPNs MPLS e cada uma atua em um aspecto específico no gerenciamento de uma conexão e no tratamento do pacote de dados durante o tráfego. Confira a seguir uma pequena lista das principais delas e as mais utilizadas no momento — com um pequeno resumo sobre seu funcionamento.
Pseudo-wire
Uma forma de traduzir seria “fio falso”. É, basicamente, uma emulação de um fio de rede físico, que conecta dois dispositivos. Ela possibilita conectividade ponto-a-ponto entre dois sistemas.
Essa emulação é responsável por encapsular os pacotes de dados para serem transportados pela rede — uma das maiores vantagens desse tipo é que ela pode atuar em diversos tipos de conexão, seja MPLS ou por IP.
VPLS (Virtual LAN Private Server)
Virtual LAN Private Server (ou Rede de Área Local Virtual Privada) é um modelo de VPN MPLS que possibilita a criação de redes LAN (aquelas redes locais, geralmente utilizadas em casa com um roteador wifi, por exemplo) de maneira virtual.
De maneira geral, é um serviço oferecido para empresas e tem como um dos propósitos reduzir as chances de vazamento ou roubo de dados, atuando no controle do tráfego e no gerenciamento do acesso à Internet dos dispositivos internos por meio de controle dos IPs.
VPRN (Virtual Private Routed Network)
Virtual Private Routed Network (ou Rede Privada Virtual Roteada) é nosso último modelo que apresentamos e é atualmente o mais comum VPN MPLS utilizado. Atua na conexão de vários canais em apenas uma única lógica na arquitetura dos pacotes de dados, que por sua vez é roteada por meio do protocolo de IP ou MPLS de um provedor.
Para exemplificar, e deixar mais claro o seu entendimento, imagine um provedor de um serviço de VPN. Ele possui uma infraestrutura que possibilita o gerenciamento do tráfego e da conexão privada (intranet da empresa) e com a Internet pública (World Wide Web).
Todos os dispositivos da empresa contratante desses serviços estão conectados a um roteador que está sob responsabilidade da empresa provedora. Isso facilita muito no oferecimento de uma conexão VPN para múltiplos IPs, dando maior independência aos usuários e uma maior maleabilidade e gerenciamento da infraestrutura pelo provedor.
Como saber se minha empresa precisa de um VPN MPLS?
Esse tipo de serviço é indicado para empresas que precisam interligar filiais em diferentes localidades. Recomenda-se, também, para quem possui redes e servidores próprios e necessita de mais segurança contra-ataques cibernéticos, alta disponibilidade para os colaboradores e total transparência no uso de protocolos.
Uma sugestão para ajudar a análise sobre a necessidade de contratação dessas soluções para seu negócio é, primeiro, atentar como seus colaboradores conectam-se à rede corporativa e se a conexão está funcionando como deveria. Lembrando que uma das principais vantagens das VPNs MPLS é um melhor desempenho na conexão.
A implementação da solução não deve ser preocupante. Essas tecnologias já funcionarão assim que aplicadas pelo provedor dos serviços, evitando aborrecimentos como implementações complexas e demoradas. Saiba que por meio de circuitos exclusivamente dedicados, sua empresa pode formar redes ponto-a-ponto com cada uma de suas filiais.
Pensando na sua evolução contínua e para fazer com que tudo aconteça no seu tempo e conforme as necessidades de seu negócio, a solução da Aloo VPN é baseada na rede IP da Aloo Telecom, uma plataforma completa de integração de serviços locais preparada para atender você.
Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo que trouxemos ou quer saber mais como podemos ajudar o seu negócio a crescer ainda mais? Entre em contato com os especialistas da Aloo!
 
                            ![[Quiz] Você conhece os principais termos da TI corporativa?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Quiz-Voc%C3%AA-conhece-os-principais-termos-da-TI-corporativa-05.jpg)
![[RC] Post – Cloud Computing: o que é, quais as vantagens e como implementar?](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2021/04/CTA-Cloud-computing-02.jpg)

![[E-book] Guia completo: como otimizar serviços de um provedor de internet](https://blog.aloo.com.br/wp-content/uploads/2020/07/CTA_Como-otimizar-servi%C3%A7os_final.png)

 
         
         
         
         
         
         
        