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Veja 6 desafios da comunicação empresarial e como superá-los

A comunicação empresarial também precisa se adaptar aos novos tempos. Ou seja, precisa ter uma conexão de alto nível com as transformações sociais e tecnológicas dos últimos anos. Caso não haja um esforço nesse sentido, não proporcionará resultados dentro das expectativas.

Sem dúvida, não é fácil acompanhar as novas tendências e manter o engajamento do público-alvo em momentos de crise. Por outro lado, é fundamental adotar uma postura assertiva para enfrentar cenários complexos e que exigem um grande esforço para manter a imagem institucional forte.

À medida que o setor de comunicação corporativa interage com os stakeholders de maneira inteligente e estratégica, maiores são as chances de conquistar mais credibilidade, fator primordial para aumentar as vendas e as receitas.

Neste artigo, vamos destacar 6 desafios enfrentados pela comunicação institucional, com o objetivo de te ajudar a superá-los. Confira!

1. Pouca participação estratégica

Um dos grandes problemas da comunicação empresarial é quando os gestores não valorizam a importância dela nas formas de entrar em contato com a audiência.

Por exemplo, uma empresa opta por fazer a manutenção em um sistema utilizado por muitos clientes. Nesse caso se esquece de fazer uma comunicação antecipada da medida. Ou seja, promove as mudanças na ferramenta e só explica o que aconteceu depois de executar a ação. Inegavelmente, houve um erro de estratégia que poderia ser facilmente evitado, caso a comunicação corporativa estivesse mais envolvida com o processo.

Para não haver esse problema, o ideal é contar com uma política de comunicação que seja exposta de forma clara para os gestores, independentemente do nível hierárquico.

2. Pouco alcance

Por mais que a comunicação empresarial se esforce para produzir conteúdos de alta qualidade, é complicado enfrentar a dificuldade de as iniciativas terem um maior alcance. Por exemplo, uma companhia faz um post em uma rede social, mas percebe que poucas pessoas visualizaram a publicação.

Nesse caso, é preciso ter um bom planejamento para investir em conteúdos estratégicos que possam ser impulsionados nas mídias sociais. Com certeza, esse procedimento vai contribuir para uma divulgação mais abrangente das ações institucionais.

Com relação à comunicação interna, é recomendado verificar qual meio de interação terá um maior alcance. Não adianta mandar uma infinidade de mensagens por e-mail, caso os colaboradores optem pelo WhatsApp como uma ferramenta vital para a troca de dados no ambiente de trabalho.

3. Ruídos de comunicação

A comunicação corporativa tem o dever de priorizar a clareza das informações repassadas ao público-alvo. Se um comunicado interno gerar dúvidas, é fundamental ter uma ação rápida para eliminar o ruído em curto prazo.

Deixar os funcionários inseguros com relação aos procedimentos de trabalho é uma situação que interfere negativamente na produtividade. E isso deve ser evitado ao máximo, para a organização se manter competitiva e capaz de suprir a demanda.

Para reduzir ao máximo a possibilidade de ruídos, a recomendação é que o setor de comunicação tenha um bom alinhamento com as demais áreas. Assim, torna-se mais fácil elaborar um conteúdo que seja didático e claro para todos.

Uma boa comunicação interna permite que os empregados tenham uma noção mais clara dos caminhos adotados para a melhoria dos processos. Sem dúvida, isso tem um efeito positivo nos resultados, algo que não pode ser ignorado pela alta direção.

4. Engajamento abaixo das expectativas

Um dos maiores desafios da comunicação empresarial envolve o baixo engajamento. Em outras palavras, os stakeholders estão insatisfeitos com a postura da empresa no cenário atual. Logicamente, é uma situação difícil de ser enfrentada e que requer uma excelente estratégia.

Em primeiro lugar, vale a pena constatar os motivos que estão gerando um engajamento abaixo das expectativas. Dessa maneira, a companhia pode avaliar o que deve ser feito para reverter a situação o mais rápido possível.

Também é importante que a área de comunicação empresarial esteja envolvida no processo de selecionar as ações para fortalecer a imagem. Assim, torna-se mais simples indicar quais são os meios de divulgação mais adequados para atingir os objetivos.

Ao investir em uma comunicação eficiente, uma companhia se mostra mais aberta ao diálogo. E isso contribui para a audiência estar mais disposta a interagir. Com um contato mais próximo, uma organização tem um ambiente mais favorável para engajar e fidelizar funcionários, clientes, fornecedores etc.

5. Falta de alinhamento

É muito complicado quando as áreas de uma corporação não estão devidamente alinhadas. Ou seja, os procedimentos não são feitos de maneira uniforme, em virtude de uma comunicação ruim entre os setores.

Esse problema é muito grave, principalmente, em uma conjuntura de alta competitividade, em que a eficiência e a agilidade têm um peso fundamental para atingir metas cada vez mais expressivas.

Por isso, a comunicação corporativa deve estar próxima dos gestores para identificar os motivos de o alinhamento estar ruim. Essa iniciativa é imprescindível para adotar campanhas de conscientização, com foco em uma execução mais uniforme dos trabalhos.

À proporção que uma empresa padroniza a qualidade do atendimento, maiores são as possibilidades de alcançar um elevado índice de satisfação pelos serviços prestados. Esse aspecto mostra como um bom alinhamento deve ser priorizado.

6. Dificuldade de acompanhar o avanço tecnológico

A comunicação deve ser ágil para, de fato, agregar valor à audiência. Se uma companhia não adotar essa mentalidade, terá muitos problemas para interagir com os stakeholders com qualidade.

Por mais que um jornal mural seja interessante, é necessário verificar se esse veículo realmente está chamando a atenção dos colaboradores. Na verdade, o ideal é verificar como o público-alvo prefere receber as mensagens institucionais.

Esse passo é muito relevante para constatar quais as tecnologias são necessárias para atingir as pessoas no momento ideal e de forma consistente. Se isso for ignorado pelos gestores, a empresa terá problemas com engajamento e baixa produtividade.

Para acompanhar as tendências da tecnologia e do comportamento da audiência, o setor de comunicação empresarial tem a obrigação de estar disposto a investir na melhoria contínua. Isso, com certeza, envolve a escolha de soluções tecnológicas de ponta.

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