pontos de acesso

Gestão inteligente de banda para empresas com múltiplos pontos de acesso

Gerenciar a conectividade de empresas que possuem diversas unidades, como filiais, lojas, escritórios remotos, centros de distribuições, entre outros, é um desafio complexo que precisa ser encarado com seriedade. Manter todos os pontos de acesso operando com eficiência é vital para as atividades conseguirem fluir bem.

Quando a infraestrutura de conexão não é planejada de forma estratégica, é comum ocorrerem alocações desiguais. Porém, isso gera diversos desafios que, depois, são complexos de serem sanados.

Por isso, trazer uma gestão inteligente de banda para empresas com múltiplos pontos de acesso desde o começo pode contribuir para minimizar prejuízos e dores de cabeça futuras. Vem com a gente saber mais sobre esse assunto a seguir.

Os desafios da conectividade em empresas com múltiplos pontos de acesso

Ter um gerenciamento de conectividade com um ponto de acesso já exige atenção e planejamento impecáveis. Imagine, então, essa complexidade multiplicada por diversos locais, cada um com suas particularidades de uso e demanda.

Porém, esse é um desafio que não pode deixar de ser encarado. Afinal, com a necessidade de uso de soluções conectadas à rede para a realização das operações, se você não encarar essas questões, poderá enfrentar problemas na eficiência operacional e crescimento da empresa.

Os principais desafios incluem:

  • alocação desigual da banda: algumas unidades podem receber mais banda do que precisam, enquanto outras que possuem demandas críticas sofrem com lentidão e instabilidade, atrapalhando as operações;
  • desperdício de recursos: links subutilizados em alguns pontos de acesso podem gerar custos desnecessários. Isso acontece por uma falta de dados de consumo real em cada local, impedindo negociar os contratos para otimizar essas questões;
  • gargalos pontuais: algumas operações podem sofrer com horários de pico, atualizações de sistema, uso intensivo de aplicações de vídeo ou download de arquivos pesados, criando gargalos que afetam a produtividade de toda a equipe, caso o fornecimento de conexão não seja recalibrado para aquela unidade;
  • complexidade de gerenciamento: os gestores responsáveis podem se deparar com a necessidade de lidar com múltiplos contratos, diferentes tecnologias e diversos fornecedores em cada um dos pontos de acesso, desviando o foco de atividades mais estratégicas.
  • vulnerabilidades de segurança: aumentar o número de pontos de acesso também amplia a superfície de ataque para ameaças cibernéticas.

Como otimizar a banda com inteligência e análise de tráfego

Com boas práticas, estratégia e tecnologias, é possível encarar esses desafios com proatividade e eficiência. A chave está em adotar uma abordagem inteligente e proativa para a gestão da banda em todos os pontos.

Separamos a seguir algumas dicas que ajudarão você nisso. Confira!

Links dedicados para pontos estratégicos

Em alguns segmentos, é normal que algumas unidades exijam maior fluidez na conexão, pelo alto tráfego de dados, número de usuários ou por realizarem operações críticas da empresa.

Nesse caso, o ideal é contar com links dedicados. Eles são uma solução para garantir estabilidade, maior velocidade e, ainda, podem ter suporte prioritário do provedor em caso de problemas. E isso tudo sem dividir a conexão com outros usuários.

O acesso dedicado contribui para minimizar riscos de quedas de conexão e mantém a operação fluindo, mesmo em períodos de alta demanda. Assim, é possível preservar o desempenho de rede, especialmente nos pontos mais importantes.

VPNs gerenciadas para maior segurança e controle

A VPN (Virtual Private Network) corporativa conecta os pontos de acesso da sua empresa com segurança. Os dados trafegam nessa rede privada com criptografia de dados, permitindo que o fluxo de informações passe com menos risco de interceptações, mesmo com locais geograficamente distantes.

Além disso, quando esse serviço é bem gerenciado, é possível que os acessos sejam organizados segundo a criticidade do uso. Em outras palavras, você consegue estabelecer níveis de acesso, impedindo que usuários não autorizados acessem informações sensíveis.

Priorização de tráfego

Talvez seus colaboradores já tenham passado pela seguinte situação: uma videoconferência importante apresentou problemas porque outro setor estava baixando arquivos pesados ao mesmo tempo. Esse cenário é comum quando as redes não possuem priorização de tráfego.

Com o uso de Quality of Service (QoS), é possível gerenciar e otimizar o tráfego para sistemas que usam mais recursos, ou seja, priorizar os serviços mais críticos. Assim, as aplicações essenciais vão se manter funcionais, mesmo em momentos de maior demanda de tráfego.

Monitoramento em tempo real

O monitoramento em tempo real é estratégico até mesmo quando há somente um ponto de acesso. Nos casos em que há maior complexidade, essa visibilidade é fundamental.

Ao acompanhar os dados no dashboard, é possível identificar onde está o maior consumo de banda, as aplicações que estão usando mais recursos e onde é necessário fazer ajustes. Isso proporciona uma gestão proativa, antecipando problemas e otimizando o uso da rede em todos os locais.

Parceiros que oferecem suporte proativo

Quando há uma maior complexidade em uma situação, é preciso ter parceiros confiáveis e que consigam, em conjunto com a sua empresa, administrar a situação.

No caso de gestão de pontos de acesso, opte por aqueles que ofereçam um suporte proativo. O provedor fará o monitoramento dos dados de rede e, em caso de indisponibilidade em algum local, resolverá a situação antes mesmo da comunicação da empresa.

Além disso, os ajustes personalizados que falamos neste artigo, como a priorização de banda para serviços específicos, pode ser feita por esse parceiro. Assim, você poderá dedicar atenção a outras questões estratégicas do negócio.

Resultados obtidos com uma gestão proativa e estratégica

Não negligencie a importância de boas práticas de gestão inteligente de banda entre múltiplos pontos de acesso. Ao cuidar dessas questões, é possível conquistar resultados que contribuem para destacar seu negócio no mercado.

Entre os principais resultados, estão:

  • maior eficiência operacional: cada unidade recebe a banda que precisa na hora certa, evitando gargalos e mantendo os serviços funcionando adequadamente;
  • melhora da experiência do usuário: colaboradores e clientes têm mais estabilidade e velocidade nas interações digitais, seja acessando sistemas internos, realizando chamadas de vídeo ou navegando na internet, aumentando a satisfação geral;
  • redução de custos: tendo dados claros em mãos, é possível evitar investimentos desnecessários em banda não utilizada e renegociar contratos;
  • prevenção de falhas: a partir do monitoramento em tempo real, especialmente com parceiros proativos, é possível antecipar problemas, evitando interrupções e prejuízos;
  • segurança da informação: VPNs, criptografia, autenticação e outras soluções de segurança protegem os dados corporativos mesmo com unidades distribuídas. Isso diminui os riscos de ataques cibernéticos e, também, facilita contenção de danos, caso eles aconteçam; garantindo a conformidade com regulamentações;
  • escalabilidade e flexibilidade: uma rede bem gerenciada permite que a empresa cresça com tranquilidade, sabendo que a infraestrutura acompanhará essa expansão.

Como você viu, a gestão de múltiplos pontos de acesso pode ser desafiadora. Mas, com uma postura proativa e estratégica e, acima de tudo, com parceiros confiáveis, é possível reduzir dores de cabeça e potencializar o sucesso da sua empresa.

Um dos aliados para isso é o uso de links dedicados, que a Aloo Telecom oferece para seus parceiros. Entenda melhor o que são eles e como funcionam neste artigo e tire suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.