Pesquisa de mercado

Saiba agora como fazer uma boa pesquisa de mercado no supermercado

No dia a dia de uma gestão de supermercados, é essencial garantir um melhor atendimento e entender qual é a percepção de seu público em relação aos mais diversos aspectos de sua experiência com o seu negócio. Nesse sentido, a pesquisa de mercado se destaca. Trata-se de uma ferramenta que contribui para a coleta, análise e planejamento de ações de seu supermercado, permitindo adotar melhorias e conhecer os pontos positivos de seu empreendimento.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda quais são os principais benefícios de adotar esse método em seu negócio, além de dicas para aplicá-lo e poder adotar estratégias que melhorem seus resultados. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os principais benefícios de adotar a pesquisa de mercado?

Antes de entendermos práticas para aplicar a pesquisa de mercado em uma empresa, vamos apresentar alguns dos principais diferenciais de contar com essa estratégia. Confira!

Conhecer o seu público

Seja qual for a estratégia de marketing adotada em seu negócio, é preciso que ela seja direcionada especificamente para a sua persona — representação semifictícia de seu cliente ideal. Nesse sentido, há a possibilidade de entender o que ela espera de um negócio de seu nicho de atuação e quais são as ações que mais despertam a atenção para as compras.

Porém, uma dúvida comum entre as gestões é como aplicar questionários para verificar quem, de fato, é a sua persona. Por meio da pesquisa de mercado, a sua equipe coletará dados, entenderá comportamentos, saberá quais são os aspectos de sua experiência considerados primordiais para a escolha de uma marca, entre outros pontos que auxiliam nas tomadas de decisão do supermercado.

Entender as necessidades do consumidor

Não basta conhecer o seu público, é preciso entender quais são as principais necessidades do consumidor. Qual a principal diferença entre esses dois tópicos? Uma mesma persona pode ter transformações em seus hábitos em um curto espaço de tempo por interferências externas.

Exemplo: a pandemia da Covid-19 alterou a forma como as pessoas consomem seus produtos. Você só entenderá quais foram os aspectos modificados e quais são as estratégias de seu negócio que trabalham essas questões caso aplique uma pesquisa para o seu público, contribuindo para oferecer um atendimento personalizado de acordo com a realidade de seus clientes.

Saber sobre os seus concorrentes

O que os seus concorrentes vem trabalhando para se destacar no mercado? Quais são os canais investidos e por que eles consideram importante apostar nessas estratégias? Conhecer algumas características particulares de outras empresas de sua região permitirá que você analise quais delas podem ser aplicadas em seu empreendimento e veja se elas de fato trazem resultados para o supermercado.

Como elaborar uma pesquisa de mercado?

Agora que você já sabe quais são os principais ganhos de elaborar uma pesquisa de mercado, chegou o momento de conhecermos dicas de como aplicá-la. Confira!

Defina um problema de pesquisa

Antes de mais nada, seu negócio precisa definir um problema de pesquisa. Caso contrário, a equipe não terá entendimento sobre o que precisa avaliar nos resultados coletados e quais ações tomar a partir disso.

Exemplo: suponhamos que o seu supermercado teve uma queda de vendas no último ano. Por essa razão, o time deseja entender quais são os aspectos que devem ser aperfeiçoados para que os resultados atinjam o mesmo patamar do que o de dois anos atrás.

Nesse sentido, já temos um problema: queda nas vendas. A partir disso, o time vai elaborar perguntas para entender os motivos que levaram os clientes a adquirir produtos de outras redes, quais foram os pontos positivos e negativos de seu negócio que mais chamaram atenção, entre outros questionamentos que permitem trazer insights para as suas estratégias.

Crie o questionário

Por falar nos questionamentos, a criação das perguntas de uma pesquisa de mercado é um dos pontos mais importantes da metodologia. Afinal, é por meio delas que o seu time terá informações suficientes para a análise e para implementar melhorias para o negócio, de acordo com o problema preestabelecido.

Inicialmente, é preciso ter o entendimento de que o questionário deve ser claro e objetivo. Não há espaço para duplas interpretações, uma vez que isso refletirá no modo como as pessoas vão responder à sua pesquisa.

Além disso, tenha atenção quanto ao tamanho das perguntas feitas. Se elas forem muito longas, as pessoas tendem a não respondê-las — e esse é um fator que prejudica a interpretação por parte de sua equipe.

Analise os resultados

Os resultados, por si só, se referem apenas a um diagnóstico sobre o seu problema definido. O próximo passo é elaborar análises e entender quais são os planos de ação que devem ser criados para solucionar os pontos apresentados.

O segredo para obter insights mais relevantes, aqui, é fazer o cruzamento de dados. Voltando à situação em que houve queda de vendas: a percepção das pessoas entre 18 e 30 anos é a mesma daquelas acima de 60 anos? Homens e mulheres têm a mesma opinião? Quem deixou de comprar em seu supermercado: pessoas que moram próximas de sua região ou que trabalham nas proximidades?

Dessa forma, é o momento de a sua equipe conferir as variáveis e identificar o que poderia ter refletido naquele cenário.

Conheça as principais etapas de uma pesquisa de mercado

Recapitulando, essas são as principais etapas envolvidas em uma pesquisa de mercado:

  • definir o problema — ou o objetivo da pesquisa, conforme explicamos;
  • saber o público-alvo — uma pesquisa de mercado pode ter diferentes públicos, como clientes, fornecedores, concorrentes etc.;
  • definir a amostragem — é preciso que o time saiba para quantas pessoas aplicará a pesquisa;
  • elaborar o roteiro — definir o questionário, conforme apresentamos;
  • aplicação;
  • análise.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é uma pesquisa de mercado e quais são os diferenciais de aplicá-la, além de conferir dicas de como elaborá-la. Para que todos os benefícios apresentados sejam usufruídos pelo seu negócio, é importante contar com um planejamento e fazer uma análise posterior à coleta, além de realizar um cálculo exato do tamanho de amostra necessário. Caso cometa o erro de não fazer algumas dessas etapas, existem riscos de não alcançar o resultado pretendido com a estratégia.

Se você gostou deste material e quer entender um pouco mais sobre transformação digital no varejo, continue no blog e confira outro texto que elaboramos!

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