capilaridade empresarial

A importância da capilaridade empresarial para o setor tecnológico

Já reparou que a água de um cano tende a vencer a gravidade e se expandir para outras áreas? Se sim, isso pode ajudar muito em seus negócios. Isso porque esse fenômeno, chamado de capilaridade, pode ser aplicado à sua empresa pela capilaridade empresarial.

No artigo a seguir, entenda melhor como isso funciona. Veja também os benefícios que essa estratégia pode oferecer para você. Por fim, saiba por que contar com o apoio da Aloo Telecom pode fazer diferença para a sua capilaridade. Boa leitura!

Afinal, o que é capilaridade empresarial?

Para definir o que é capilaridade empresarial, primeiro, é preciso entender o que é capilaridade em si. Segundo o dicionário Michaelis, o termo pode ter alguns significados diferentes. Por exemplo, pode estar ligado à ascensão de uma pessoa a uma classe social superior. Já na física, o conceito se relaciona a um fenômeno, que também pode ser de ascensão.

Basicamente, capilaridade seria o fenômeno de atração ou repulsão, que os líquidos sofrem, quando estão dentro de tubos muito finos (como os fios de cabelo, daí a palavra “capilar”). Ou seja, dado o contato com a superfície fina do tubo, o líquido é capaz de fluir por ele, mesmo indo contra a gravidade.

Assim, exemplos reais são o que acontece com as seivas nas plantas e com a água em tubulações. Nesse caso, o fenômeno permite que o fluido percorra diversos encanamentos, entrando em tubos cada vez mais finos, até chegar às casas das pessoas, como nas torneiras de pias de cozinha e chuveiros.

A capilaridade empresarial

Por fim, há o conceito empresarial. Nesse sentido, ele poderia ser aplicado como uma forma de ascensão da empresa; que busca crescer em seu mercado, tornar-se maior, ter mais clientes e vendas, além de expandir seu mercado de atuação.

Sendo assim, ele está muito interligado ao aspecto de distribuição de produtos e serviços. Afinal, independentemente da localização da sede da empresa, ela pode atuar em outros espaços, inclusive online, aproximando-se de mais clientes e ampliando seu alcance.

É o que acontece, por exemplo, com companhias que têm presença em grande parte do território nacional, atendendo a diferentes clientes e ocupando os espaços de seu segmento, sem exatamente ter uma instalação em cada um desses locais.

Capilaridade e tecnologia

Para empresas de tecnologia, incluindo as que trabalham com internet, a capilaridade é importante, pois pode guiar diferentes formas de atuação, a fim de que as organizações atuem em outros mercados. Afinal, a transformação digital pressupõe a quebra das barreiras físicas e o mesmo se aplica à própria forma de agir dessas empresas.

Além disso, é uma maneira de aumentar sua credibilidade quando se trata de outsourcing. Afinal, quanto maior a capilaridade, melhor ela consegue demonstrar que consegue atender os clientes, seja onde estiverem. Assim, poderá ser mais bem-vista por possíveis clientes.

Quais as vantagens de aplicar a capilaridade empresarial?

O conceito de capilaridade empresarial pode ser aplicado como estratégia para você obter diversas vantagens. Veja algumas delas a seguir!

Aumentar as vendas

Uma das grandes vantagens da capilaridade é o aumento de vendas. Isso ocorre por consequência de sua expansão. Por exemplo, se sua empresa oferece internet a uma cidade x, mas expandindo seus serviços, alcança a cidade y e z, a sua base de clientes tende a aumentar e, consequentemente, suas vendas.

Mas para ter sucesso nesse caso, não basta conseguir atender a nova região. Além disso, é importante também:

  • investir em estratégias de marketing para divulgar a sua empresa que está chegando;
  • abrir canais de atendimento para atender as altas demandas;
  • analisar a concorrência da cidade e verificar quais podem ser seus outros diferenciais;
  • investir no relacionamento com novos consumidores.

Alcançar áreas remotas

No caso de você trabalhar com o setor tecnológico, as oportunidades crescem cada vez mais. Afinal, todos os negócios querem estar online, pois é lá que estão os clientes. Sendo assim, para uma empresa provedora de internet, existem novos mercados, no qual ela pode ser pioneira.

Afinal, em 2019, o Brasil ainda contava com 40 milhões de pessoas sem acesso à internet. Entre as razões, há a falta de recursos para aderir a ela. Em outros lugares, especialmente em áreas remotas, é a falta de estrutura que não garante a conexão. Ainda há que considerar os serviços já prestados, mas que em determinadas regiões não são bons o suficiente.

Sendo assim, existem várias áreas de expansão no país, para as quais é possível levar o acesso e atender a novos mercados. Para isso, basta contar com uma empresa parceira, que garanta a estrutura certa, e você conseguirá atuar no local.

Ter possibilidade de parcerias

Quanto maior a capilaridade, mais oportunidades a sua empresa tem de fazer novas parcerias. Isso porque atuando em novos mercados, é possível entrar em contato com outras empresas e visualizar novas formas de atuação.

Com isso, sua marca pode se tornar mais forte em seu segmento e sua empresa pode agir de forma melhor, diferente do que seria se ficasse apenas em uma região local.

Tornar-se referência de mercado

O sonho de muitas empresas é se tornar uma referência em seus mercados. Para isso, a capilaridade também ajuda. Afinal, aumentando sua expansão e o número de clientes, a empresa se torna mais conhecida.

Somando-se a isso um serviço prestado com qualidade, sua marca pode ficar mais popular e tornar-se destaque naquele setor. Isso porque surge a familiaridade e pessoas que não conhecem o serviço passam a vê-la como uma empresa de confiança e referência. Assim, na hora de contratar, elas podem procurar você primeiro.

Vencer a concorrência

A concorrência é uma das maiores preocupações de uma empresa. Afinal, quando não se consegue acompanhá-la ou superá-la, a empresa corre grandes riscos de ter problemas. Sendo assim, em uma atuação regional, você se depara com um determinado grupo de concorrentes.

Já ao alcançar a capilaridade, geralmente, você terá outros grupos com que lidar. Mas nesse caso, o aporte que a expansão e o aumento de vendas oferecem pode lhe dar um suporte melhor para encará-las corretamente.

Além disso, ao ter uma visão de concorrentes de diferentes regiões, você pode desenvolver uma visão melhor do que é necessário para lidar com cada um, levando em conta as particularidades de cada local. Assim, é possível desenvolver melhores estratégias e tomar decisões mais acertadas, sem enxergar todos os concorrentes como um tipo de empresa só.

Desenvolver novos produtos

Outra vantagem que a capilaridade traz é a oportunidade de atuar em novos nichos. Como a questão regional importa bastante, nesse caso, você alcançará novos clientes. Com eles, podem surgir diferentes necessidades.

Sendo assim, é uma ótima oportunidade para que, pelos diferentes canais de atendimento, você possa conhecer outras dores e atuar na busca de novas soluções para atendê-los. Dessa forma, é possível impulsionar o seu time criativo a ter outras ideias, além de analisar melhor o que você já oferece, considerando melhorar ainda mais o seu serviço.

Fidelizar clientes

Geralmente, a fidelização de clientes acontece porque eles estão satisfeitos. Ou seja, significa que recebem um bom serviço, conseguem notar sua qualidade, bem como, reconhecer o valor da sua empresa.

Sendo assim, para quem procura aumentar a capilaridade empresarial, essa também é uma vantagem. Afinal, com uma atuação mais estruturada e rentável, você consegue solucionar as demandas dos consumidores, garantindo sua satisfação.

O que considerar para aplicar a capilaridade empresarial?

Antes de criar sua estratégia de capilaridade, é preciso considerar alguns aspectos importantes da empresa. Veja alguns deles a seguir!

Planejamento e recursos

Para expandir sua atuação, é necessário um bom planejamento. Afinal, junto a ele, você vai precisar levantar os recursos necessários para as ações de capilaridade. Sendo assim, precisa tomar decisões acertadas e saber onde implementá-los.

Marketing

Sabendo como atuar, você precisa adequar a sua estratégia de marketing para garantir que ela alcance os novos consumidores. Nesse caso, é preciso conhecê-los bem anteriormente, definindo quais são as formas que eles procuram pelo seu serviço e o que esperam.

Canais de venda

Sabendo o que esperar dos clientes e determinando as diretrizes do marketing, o próximo passo é adequar os canais de venda e considerar seus desafios. Para isso, é preciso ter em mente não só quem é o consumidor, mas como se dá o processo de compra.

Por exemplo, para um provedor de internet, uma rede de restaurantes pode esperar uma boa conexão pública, já que quer oferecer o Wi-Fi a seus clientes. Sendo assim, é esse tipo de produto que irá atendê-lo.

Nesse caso, o público desse consumidor será o “termômetro”. Ou seja, se começarem a reclamar que não conseguem acessar o Wi-Fi e o serviço não é bom, o dono do restaurante pode reconsiderar. Afinal, ele quer agradar os seus próprios consumidores. Portanto, você deve considerar quem realmente está usando o seu produto.

Atendimento

Não adianta fazer uma boa estratégia de marketing, investir em atuação em outras regiões e preparar seu canal de vendas, se o atendimento não for suficiente. Portanto, você deve considerar que, ao expandir seu mercado, seus canais de atendimento também devem estar plenamente disponíveis, a fim de que a pessoa tenha um contato facilitado.

Estrutura de serviço

Além de tudo isso, é importante preparar a nova estrutura do seu serviço, a fim de alcançar verdadeiramente a capilaridade. Nesse caso, contar com bons fornecedores é uma forma de garantir a qualidade desde o início, sem a necessidade de fazer correções futuras ou lidar com problemas de insatisfação.

Como a Aloo pode ajudar você com a capilaridade empresarial?

Agora que você conhece os benefícios da capilaridade empresarial, chega a hora de aplicá-la à sua empresa. Para isso, você pode contar com a Aloo Telecom.

Criada em 2003, em Alagoas, a Aloo surgiu em uma época em que a internet não estava presente na realidade de muitas pessoas, inclusive empresas. Com os anos, evoluímos em tecnologia para oferecer soluções pautadas em compromisso, qualidade, ética e uma equipe especialista no que faz.

Hoje, atuamos com alta capacidade e temos conexão com os principais data centers do Brasil, marcando presença em grande parte do território nacional e formando parcerias internacionais.

Tendo nós mesmos passado pelo processo de capilaridade, buscando sempre expandir nossa atuação, contamos com diferentes soluções para que a sua empresa também aproveite os benefícios desse processo. Veja mais a seguir!

Alcance e qualidade

Se você tem uma empresa de tecnologia, atuando como provedor de internet, provavelmente seu objetivo é alcançar diferentes áreas, inclusive, locais remotos, certo? Afinal, a internet tem sido a chave para a transformação digital de grandes empresas e pequenos negócios, além de facilitar o dia a dia das pessoas.

Porém, para alcançar essa capilaridade, é preciso uma boa estrutura. E é aí que entra o trabalho da Aloo. Com nossa arquitetura de fibra óptica e redes DWDM, conseguimos garantir a qualidade e sustentar conexões de ultra banda larga, ao longo de toda nossa área de cobertura, o que, consequentemente, significa mais oportunidades de negócio para você.

Variedade de produtos

Outro ponto importante é que oferecemos uma grande variedade de produtos, para que você possa executar um gerenciamento de telecomunicações melhor e garantir sua atuação no mercado. Dessa forma, alguns dos nossos destaques são:

  • Hot Spot para garantir o funcionamento de redes públicas de Wi-Fi;
  • VPN IP MPLS com conexão ponto a ponto ou multiponto criptografada, garantindo segurança e transparência de protocolos;
  • Dark Fiber, para garantir a expansão de seus serviços sem a necessidade de altos custos;
  • BGP IP Trânsito para garantir maior escalabilidade;
  • LAN to LAN para a conexão de várias unidades da sua empresa;
  • PABX IP para uma comunicação integrada dentro de sua empresa e com todos os seus clientes.

Atendimento personalizado

Um de nossos objetivos é atender com agilidade e de forma personalizada. Por isso, oferecemos um suporte omnichannel, que esteja disponível para você a qualquer momento e, pelo qual, você consiga solucionar todas as suas demandas. Assim, a sua empresa não passa por entraves que atrapalhem as suas ações de expansão.

Capilaridade é um conceito físico, mas que pode ser aplicado em outros setores. Por isso, existe a capilaridade empresarial. Nesse sentido, ela pode significar as ações que uma empresa toma para expandir sua área de atuação, ascendendo no mercado e atendendo mais pessoas.

Aliás, ele se aplica corretamente às empresas provedoras de internet, cuja expansão faz com que alcancem, inclusive, cidades remotas. Mas para isso, é preciso uma boa estrutura tecnológica, como a oferecida pela Aloo Telecom, que garante todo o suporte que você precisa para crescer mais e melhor.

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